domingo, 29 de janeiro de 2017

Evangelho de Mateus 5, 13-16

Missa de 05 de Fevereiro de 2017
Resultado de imagem para Evangelho de Mateus 5, 13-16

5º DOMINGO DO TEMPO COMUM:
    VOCÊ TAMBÉM É SAL E LUZ!

Leituras
Primeira Leitura Is 58,7-10
Salmo 111 / 112
Segunda Leitura 1Cor 2,1-5
Evangelho Mt 5,13-16

Mensagem Principal

Com alegria reunimo-nos para nosso encontro com Jesus, que neste domingo nos propõe algo muito especial: ser sal da terra e luz do mundo, na Igreja e na sociedade. Pelo batismo, cada um de nós recebeu esta missão tão bonita e importante: dar verdadeiro testemunho de fé nos diversos ambientes e momentos de nossa caminhada. Que o Espírito Santo nos fortaleça nesta missão para que, com nossas vidas, possamos iluminar as diversas realidades do mundo.

(Fonte: folheto Nova Aliança)


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Ser Sal e Luz do Mundo

No evangelho (Mt 5, 13-16) o Senhor fala-nos da nossa responsabilidade perante o mundo: Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo. E diz isso a cada um de nós, àqueles que queremos ser seus discípulos.
Jesus proclama-se luz do mundo (Jo 9, 5). Hoje Ele nos diz: “Vós sois a luz do mundo.” Só poderemos iluminar se tivermos sido iluminados por Cristo. Jesus acrescenta que não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de um alqueire, mas no candelabro para que brilhe para todos os que estão na casa. Jesus diz mais: “A vossa luz brilhe diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos céus.” Portanto, a maneira concreta de sermos luz do mundo é pelas boas obras.
O sal dá sabor aos alimentos, torna-os agradáveis, preserva da corrupção e era, no passado, um símbolo da sabedoria divina. No Antigo Testamento, prescrevia-se que tudo que se oferecesse a Deus devia estar condimentado com sal (cf. Lv 2, 13), para significar o desejo de que a oferenda fosse agradável. A luz é a primeira obra da criação (Gn 1, 15), e é o símbolo do Senhor, do Céu e da Vida. As trevas, pelo contrário, significam a morte, o inferno, a desordem e o mal. Os discípulos de Cristo são o sal da terra: dão um sentido mais alto a todos os valores humanos, evitam a corrupção, trazem com as suas palavras a sabedoria aos homens. São também luz do mundo, que orienta e indica o caminho no meio da escuridão. Quando os cristãos vivem segundo a sua fé e têm um comportamento irrepreensível e simples, brilham como astros no mundo (Fil 2, 15), no meio do trabalho e dos seus afazeres, na sua vida normal.
Cristo deixou-nos a sua doutrina e a sua vida para que os homens encontrassem o sentido da sua existência e achassem a felicidade e a salvação. “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens…” E para isso é necessário, em primeiro lugar, o exemplo de uma vida reta, a pureza de conduta, o exercício das virtudes humanas e cristãs na vida simples de todos os dias. A luz, o bom exemplo, deve abrir caminho.
Perante a onda de materialismo e de sensualidade que sufoca os homens, o Senhor “quer que das nossas almas saia outra onda – branca e poderosa, como a mão do Senhor –, que afogue com a sua pureza a podridão de todo o materialismo e neutralize a corrupção que inundou o mundo: é para isso que vêm – e para mais – os filhos de Deus”: para levar Cristo a tantos que convivem conosco, para que Deus não seja um estranho na sociedade.
Transformaremos verdadeiramente o mundo – a começar por esse pequeno mundo em que se desenvolve a nossa atividade – na medida em que o ensinamento começar com o testemunho da nossa própria vida.
O exemplo prepara a terra em que a palavra frutificará. Sem cairmos em atitudes grotescas, impróprias de um cristão corrente, podemos mostrar ao mundo o que significa seguir verdadeiramente o Senhor na tarefa cotidiana, tal como fizeram os primeiros cristãos. São Paulo dizia aos cristãos de Éfeso: “Eu vos exorto a que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados…” (Ef 4, 1).
Devemos ser conhecidos como homens e mulheres leais, simples, verazes, alegres, trabalhadores, otimistas; devemos comportar-nos como pessoas que cumprem retamente os seus deveres e que sabem atuar a todo o momento como filhos de Deus, que não se deixam arrastar por qualquer vento. A vida do cristão constituirá então um sinal claro da presença do espírito de Cristo na sociedade.
Por isso devemos refletir e perguntar-nos com freqüência se os nossos colegas de trabalho, os nossos familiares e amigos se vêem levados a glorificar a Deus quando presenciam as nossas ações, porque vêem nelas a luz de Cristo. Seria um bom sinal de que em nós há luz e não escuridão, amor a Deus e não tibieza.
Disse o Papa João Paulo II: “Ele tem necessidade de vós. De alguma forma vós lhe emprestais os vossos rostos, o vosso coração, toda a vossa pessoa, na medida em que vos entregais ao bem dos outros e vos tornais servidores fiéis do Evangelho. Então é o próprio Jesus a ficar bem; mas se fordes fracos e vis, obscureceis a sua autêntica identidade e não o honrareis”. Não percamos nunca de vista esta realidade: os outros devem ver Cristo no nosso comportamento diário simples e sereno.
As nossas boas obras! Não vamos fazer o bem para nos orgulhar, mas para a glória de Deus.
As boas ações, este colocar-se a serviço do próximo, passa pelo mistério da Cruz (1Cor 2, 1-5).
Mons. José Maria Pereira
Fonte: http://www.presbiteros.com.br/site/homilia-do-mons-jose-maria

Ideia de roteiro para teatro


Personagem A entra com muitos piscas piscas, lanternas, luzes, vela e encontra com Personagem B que está segurando um saco de sal.

Personagem A: Oi oi Personagem B!! Oi todo mundo!

Personagem B: Olá galerinha!!! Oi Personagem A!! Nossa o natal está muito longe, você sabia?!

Personagem A: Ai Claro que sabia!! Mas por que você está falando isso?

Personagem B: Ué, porque você está toda iluminada assim!!

Personagem A: Bom estou sendo é obediente a Jesus!! Portanto pode ficar tranquilo que estou aqui!

Personagem B: Mas se você está obedecendo a Jesus deveria vir com um saco de sal como eu!

Personagem A: Claro que não! Olha no Evangelho de hoje Jesus nos pede para ser luz na vida dos outros!! Por isso que estou toda iluminada!

Personagem B: Meu Deus!! O Mais importante que Jesus pede no Evangelho é para sermos sal no mundo!!

(Personagens começam a discutir e entra a Catequista)

Catequista: Calma crianças! Por que vocês estão discutindo assim??

Personagem A: Catequista, prestei tanto atenção no Evangelho que resolvi dessa vez obedecer direitinho a Jesus! Por isso me tornei luz para a vida de todos!!

Personagem B: Por isso ela trouxe esses piscas piscas... até parece que vai iluminar alguma coisa!! Eu é que estou certo e trouxe um saco de sal para dar sabor a vida de todos!!!

Personagem A: Pois é Catequista ele acha que deve distribuir para todos um pouquinho de sal!! Fala para ele que não é assim não.

Catequista: Que lindo ver que o desejo de vocês é serem obedientes a vontade de Deus!! E nós devemos ser sal na terra e luz no mundo!

Personagens: Nós dois estamos certos?

Catequista: Sim. Prestem atenção. O Sal serve para dar gosto as coisas e a luz serve para iluminar. Portanto como cristãos Jesus nos chama a fazer a diferença no mundo dando gosto e iluminando a todos!

Personagem A: Como podemos iluminar?

Catequista: Quando buscamos seguir Jesus, somos iluminados por Ele através dos seus ensinamentos!! Então quando praticamos seus ensinamentos, estamos iluminando com a luz de Jesus a todos!

Personagem B: É assim também que coloco gosto nas coisas?

Catequista: Isso mesmo! Quando vivemos o Evangelho e seguimos Jesus, mostramos para todos como é gostoso ser cristão de Deus! Assim colocamos tempero na vida de todos!

Personagem A: Então por isso que precisamos muito da catequese??

Personagem B: E da missa?

Catequista: Muito bem, vocês entenderam direitinho!! Precisamos de tudo que nos faz amigos de Jesus! Precisamos da missa, das orações, da leitura da Bíblia, da catequese... tudo isso nos faz amigos de Jesus, nos faz iluminar e dar gosto a vida de todos!! Vamos pedir que o Espirito Santo nos fortaleça nesta importante missão de ser sal na terra e luz no mundo!!!
Amém

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este é um Evangelho muito rico, onde Jesus nos motiva a fazer a diferença no mundo!!
Precisamos motivar às crianças a serem influenciadores de Jesus nesse mundo!!!

Para isso a sugestão é a seguinte: Se possível entrar com as crianças em uma sala bem escura. Se não for possível, coloque uma venda nos olhos das crianças e sentá-las em roda. Quando estiverem sentadas, ainda com as vendas, mostrar a elas o que você trouxe algo delicioso (saquinhos de batata frita sem sal). Pergunte para elas se querem. Como as crianças não estão vendo, ascenda as luzes ou tire as vendas. Entregar para cada uma um saquinho de batata frita sem sal.

Reflexão: O que vocês sentiram sem poder enxergar? E a batata frita está gostosa? O que está faltando? Agora fazer essa reflexão sobre a luz e o sal, comparando como o cristão deve ser no mundo!
Depois da reflexão, entregar para as crianças um desenho de saleiro e de lâmpada. As crianças podem escrever palavras de como elas podem ser sal e luz no mundo, como por exemplo: amar, perdoar...

Oração

Querido Jesus,
Queremos ser obedientes a sua Palavra e ser luz e sal no mundo.
Por isso pedimos que o Espirito Santo nos dê força e coragem para iluminar e colocar tempero na vida de todos ao nosso redor!

Amém

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!!
      Que Deus continue os abençoando!!!
      Abraço Fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir
  2. Lindo amei! Vou fazer com os meus catequisandos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho da sua mensagem!!
      Que Deus continue te abençoando!!
      Abraço fraterno,
      Turminha dos Cantinho dos Anjos

      Excluir