segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Evangelho de Lucas 19, 1-10

Missa de  30 de Outubro de 2016


Resultado de imagem para zaqueu cobrador de impostos
Fonte: www.amiguinhosdedeus.com
31º DOMINGO DO TEMPO COMUM 
OUTUBRO MÊS DAS MISSÕES MISSÃO 
IGREJA MISSIONÁRIA TESTEMUNHA DE MISERICÓRDIA
                                               
Leituras
Primeira Leitura Sb 11,22-12,2
Salmo 144 / 145
Segunda Leitura 2Ts 1,11-2,2  
Evangelho Lc 19,1-10

Mensagem Principal

A fé bíblica, no ponto que é objeto de nossa reflexão de hoje, é límpida e não deixa dúvidas: Deus ama o pecador, fecha seus olhos diante de seus pecados, para que se arrependa e chega mesmo a ajoelhar-se para lavar-lhe os pés, mas não suporta o homem que se faz deus, que tem um coração ensoberbecido e um espírito inchado, que enche seus celeiros, acreditando apenas em suas riquezas. (Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

Homilia Diária
JESUS E ZAQUEU

Zaqueu era um homem rico. Mas Jesus despertou algo diferente em Zaqueu, e vemos logo à frente que devido à pouca estatura de Zaqueu ele subiu em uma figueira brava ou seja, uma árvore de sicômoros. Mas como podemos imaginar um homem rico simplesmente subindo numa árvore só para ver alguém? Com tanto dinheiro ele subiria numa árvore só para ver um homem que aglomerava uma multidão onde chegava? Por que tudo isso se ele nem conhecia Jesus?
A diferença é justamente essa, porque ele já ouvira falar de um Cristo que fazia sinais, prodígios e maravilhas. E as maravilhas que ele ouvia a respeito de Cristo eram tão grandes e verdadeiras que fez com que um homem da alta sociedade tivesse uma atitude de criança levada: subir numa árvore.
Mas esse Cristo já conhecia Zaqueu, veja no versículo 5. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa.
Imagine você chegar em um lugar para ver alguém que muitos comentam a respeito e essa pessoa que você nunca viu olha para você e te chama pelo nome. Deve ser algo sem explicação. Aí Zaqueu ficou maravilhado! Agora vamos analisar o versículo 6: E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo.
Agora percebe-se um homem com prestígio na sociedade obedecendo a uma ordem (com educação, claro!) e ainda feliz da vida. Resumindo: é assim que acontece quando Cristo quer algo com alguém, ele não olha para classe social, cor, se têm nível fundamental, médio, superior ou se é analfabeto. Porque na verdade Cristo está procurando verdadeiros adoradores que o adorem em Espírito e em verdade!
Não importa a sua condição de vida, se você está até o pescoço no pecado, o que importa mesmo é que existe um homem que chamou a atenção de Zaqueu e que se importa com você. Esse mesmo homem, hoje mesmo, quer mudar a história da sua vida, acabar com essa vida de pecado e te dar uma vida digna! Uma vida em que você tenha orgulho de viver, e que todos vão olhar para você e dizer: Como essa pessoa mudou! E que a sua vida venha ser um espelho para muitos.
Se você quer hoje realmente ser uma pessoa diferente aos olhos humanos, faça como Zaqueu: chame a atenção de Cristo para você! E verás que Ele vai querer pousar em tua casa, mas não só na área de tua casa, mas em toda ela, ou seja, em toda sua vida , pois CRISTO se importa com você.
Decida-se por Cristo enquanto é tempo, busque a Cristo enquanto se pode achar. Que Deus te abençoe e te guarde. Lembre-se: Hoje mesmo Cristo te chama: APOCALIPSE 3:20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo.
Pai, faça-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres.
(Fonte: http://homilia.cancaonova.com/homilia/jesus-e-zaqueu-lc-191-10/)

Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra com luzes de pisca pisca enrolado no pescoço para chamar a atenção e Personagem B entra com vassouras, baldes para limpeza)

Personagem A: Olá Crianças!! Olá Personagem B!!

Personagem B: Oi Todo Mundo!!! Nossa Personagem A você sabia que ainda estamos no mês de outubro!!

Personagem A: Claro que o que eu sabia!!

Personagem B: E que nos mês de outubro comemoramos o dia das crianças?

Personagem A: Claro!! E o dia de Nossa Senhora Aparecida!! Mas por que está me perguntando tudo isso?

Personagem B: É que está longe ainda para o Natal!!

Personagem A: Desculpe Personagem B! Mas você está bem?

Personagem B: Estou bem sim!! Acho que você que não está muito bem!!

Personagem A: Mas por que está falando isso para mim?

Personagem B: É que você já está pensando na decoração da árvore de natal??

Personagem A: Claro que não! Estou pensando no Evangelho de hoje!!

Personagem B: No Evangelho de hoje?? Não está não!! Eu é que estou!

Personagem A: Mas você está com material de limpeza!! Não estou entendendo mais nada!!!

Personagem B: Claro!! Preciso de tudo bem limpinho!!!

Personagem A: Mas você está errado!!! Eu é que estou certo!!

Personagem B: Ah é?! Então me explica como você está certo??

Personagem A: Olha só, escutei o Padre falar que Jesus vai passar por aqui!! Tem gente até subindo em árvores para chamar a atenção de Jesus!! Então resolvi vir toda piscante para chamar a atenção mais fácil de Jesus!!

Personagem B: Agora estou entendendo!! Mas você entendeu as coisas tudo errado!! Eu trouxe tudo isso para limpar a minha casa! Assim quando Jesus escolher a minha casa, ela estará limpinha!

Personagem A: Ah, mas para isso Jesus precisa te ver primeiro!! E você não tem nada chamando a sua atenção!!!

Personagem B: Nossa, é verdade!! Que pena... queria tanto que Jesus escolhesse a minha casa para ficar!! E por acaso sua casa está limpinha? Porque certamente Jesus vai te ver e te escolher para ficar na sua casa!!

Personagem A: Pior que não está não!!

(As crianças ficam com cara de triste e a entra a catequista)

Catequista: Olá crianças!!! Mas que carinhas mais tristes! O que está acontecendo??

Personagem A: Então Catequista, queria tanto que Jesus me visse quando Ele passar por aqui!! Mas a minha casa está suja!!

Personagem B: E a minha casa está limpinha, um brinco!! Eu mesmo fiz a faxina! Mas quando Jesus passar Ele não vai me ver!!

Catequista: Ah... já sei do que vocês estão falando!! Vocês estão falando de Zaqueu não é?

Personagens A e B: Zaqueu??

Catequista: No Evangelho de hoje conta a história de Zaqueu! Zaqueu era um homem rico. Mas Jesus despertou algo diferente em Zaqueu.

Personagem A: Como assim, Zaqueu estava dormindo?

Catequista: Zaqueu não estava dormindo não! Mas estava vivendo uma vida de pecado. Então quando falei que Jesus o despertou, é que Jesus o fez acordar para uma vida nova! Afinal, Zaqueu nunca tinha visto Jesus. Apenas tinha ouvido falar que esse homem já tinha realizado maravilhas.

Personagem B: Nossa, então ele quis subir em uma árvore para ver um homem que ele não conhecia mas que ele já tinha ouvido falar que fazia maravilhas?

Catequista: Isso mesmo! As maravilhas que ele ouvia a respeito de Jesus eram tão grandes e verdadeiras que fez com que um homem rico subisse em uma árvore.

Personagem A: Mas Catequista, Zaqueu não era um grande pecador?

Catequista: Era sim!! Naquela época os cobradores de impostos eram considerados pecadores. Zaqueu era o chefe dos cobradores de impostos!

Personagem B: Mas como Jesus teve coragem de entrar e dormir na casa de um grande pecador como Zaqueu?

Catequista: É assim que acontece quando Jesus quer algo com alguém, ele não olha para os pecados ou coisas que a pessoa tem ou é. Porque na verdade Jesus quer o coração dessa pessoa. Jesus bateu na porta de Zaqueu e ele o deixou entrar! É assim conosco também! Jesus bate na nossa porta e espera que abrirmos a porta para Ele.

Personagem A: Preciso correr para limpar a minha casa!!! Quero abrir a porta para Jesus!

Catequista: Calma Personagem A! Jesus não quer entrar na porta da sua casa não!

Personagem A: Ah não?

Catequista: Não! Jesus quer entrar na porta do seu coração!! É onde Jesus quer morar, no seu coração!! E precisamos deixar o nosso coração preparado para Jesus morar!

Personagem B: Mas como fazemos isso?

Catequista: Precisamos limpar o nosso coração através da oração, da missa, da catequese, o arrependimento dos pecados... E fazemos tudo isso quando estamos cheios da ação do Espirito Santo! Quem aqui quer que Jesus venha fazer morada em seu coração? 
Então vamos colocar a mão no nosso coração e repetir comigo: Espirito Santo prepare o meu coração para Jesus morar. Me ajude a ter força para lutar contra o pecado e para amar o meu próximo. Amém!

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

A sugestão para esse Evangelho é trabalhar a morada do Senhor em nossos corações! Ele está batendo na porta do nosso coração! Precisamos ensinar para as nossas crianças como abrir as portas para Jesus.

Então podemos usar esse molde de casa para fazermos uma reflexão muito importante: ZAQUEU FEZ UM GRANDE ESFORÇO PARA VER E RECEBER JESUS EM SUA CASA. NÓS TAMBÉM QUEREMOS NOS ESFORÇAR PARA QUE O SENHOR VENHA FAZER MORADA EM NÓS. ENTÃO COMO PODEMOS PREPARAR A NOSSA CASA PARA JESUS MORAR?
Nesse momento, sentar às crianças em roda, entregar este molde para cada criança e conduzir a reflexão:
- Esta casa representa a casa do nosso coração onde Jesus quer morar. Então pra prepararmos o nosso coração, precisamos entrar em cada lugarzinho da casa e organizarmos.
- Sala: onde fico com a minha família, como está meu relacionamento com os meus pais e irmãos? Eu tenho obedecido meus pais e amado os meus irmãos?
- Cozinha: tenho agradecido pelas refeições que faço? Agradeço o alimento?
- Quarto: tenho estudado como devo? Sou um amigo(a) bom para os meus colegas? Empresto minhas coisas?? tenho rezado antes de dormir?
Estas são exemplos de perguntas que podem ser feitas nesta reflexão. O importante é conduzir para que cada área da nossa vida seja organizada e preparada para Jesus!


Após a reflexão, é possível dar esta caixinha fechada!

Oração

Querido Jesus,
Fico muito feliz que queira morar em meu coração. Então eu abro as portas do meu coração para o Senhor.
Peço que o Espirito Santo meu ajude a manter meu coração como uma casa bem limpa, cheirosa e organizada!
Assim, com o Senhor morando no meu coração, eu possa ser cada vez mais parecido com o Senhor.

Amém

Então deixar que as crianças abram a caixinha e vejam quem está feliz dentro dela!!

Um comentário: