domingo, 25 de setembro de 2016

Evangelho de Lucas 17,5-10

Missa de 02 de outubro de 2016


27º DOMINGO DO TEMPO COMUM - OUTUBRO MÊS DAS MISSÕES MISSÃO: IGREJA MISSIONÁRIA TESTEMUNHA DE MISERICÓRDIA
                                               
Leituras
Primeira Leitura Hab 1,2-3;2,2-4
Salmo 94/95
Segunda Leitura  2Tm 1,6-8.13-14
Evangelho Lc 17,5-10 

Mensagem Principal
O ideal é divino e fascinante e vale a pena trabalhar pelo Reino dos Céus! Não há missão mais grandiosa do que, com Cristo e a exemplo d’Ele, investir corpo e espírito, alma e coração, na causa de Deus. E a causa de Deus é a salvação do homem.(Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!



Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Pai, já está quase na hora de ir para a Catequese, você vai me levar hoje ou a mamãe, eu não estou achando ela... cadê?

Papai: Oi Filho, sua mãe foi ajudar no almoço que vai ter lá na igreja para as famílias carentes... eu vou levar você para a Catequese, mas antes preciso consertar esta mesa aqui, vamos usar lá para servir...

Personagem A: Entendi. Papai, posso ver a caixa de ferramentas?

Papai: Pode, mas tenha cuidado.

Personagem A: Tá...sabe, quando eu crescer quero muito ter uma caixa de ferramentas!

Papai: Isto é bom... toda casa precisa de uma caixa de ferramentas!

Personagem A: Mas só os homens podem usar né, papai? as mulheres não sabem de nada... estes dias o vizinho veio aqui pedir o alicate emprestado e a mamãe nem sabia o que era o alicate... deu a caixa toda para ele... hahaha

Papai: É filho, sua mãe não tem muito jeito com estas coisas, mas tem mulheres que tem sim, por exemplo, sua tia, conserta tudo que precisa e também tem uma caixa de ferramentas, ela gosta, se interessou desde pequena e até estudou para isso....

Personagem A: É mesmo, papai... ela fez engenharia, eu já vi até ela consertando o carro dela... é verdade, me esqueci dela... então as mulheres podem também usar ferramentas.

Papai: Sim, elas podem. Para usar qualquer ferramenta é só conhece-la, aprender para que serve e como podemos usa-la.

Personagem A: Sabe, papai... eu confesso... tem coisas ai que eu não sei para que serve não...

Papai: O que você quer saber, qual? eu te ensino, filho...

.... então, ele foi tirando cada coisa da caixa de ferramentas e o papai ensinando para que servia cada uma das coisas... o menino prestava muita atenção.

... mas o tempo passou rápido e logo chegou a hora de sair para a Catequese.

Papai: Filho, vamos párar por aqui senão perdemos a hora da Catequese... Vamos sair agora mesmo, ai conseguimos passar lá na cozinha da Paróquia e dar um beijo na mamãe.

Personagem A: Nossa, Pai... é mesmo, está na hora... eu estou empolgado para ir hoje... hoje começa o mês missionário, eu vi isso na tarefinha da semana que a tia dá para levarmos no próximo encontro!

Papai: Que legal, filho! Então hoje vocês vão aprender a ser como as ferramentas da caixa de Jesus!

Personagem A: Ferramentas da caixa de Jesus!

Papai: Sim, Deus criou a todos nós para ser ferramentas...cada um do seu jeito, com a sua característica, sua utilidade e ajudar o irmão!

Personagem A: Nossa, pai... deixa eu ver se entendi: então, todos nós, somos para Deus como as coisas que você tem ai na sua caixa de ferramentas? cada uma serve para uma coisa e nós servimos para ajudar os outros?

Papai: Isso, filho... mas nós não somos qualquer ferramenta, Deus nós fez especiais... com dons muito especiais, com jeitinhos e inteligência que ninguém tem igual...por exemplo: Sua mãe está lá na cozinha, esta servindo, com o jeitinho especial que ela tem para cozinhar...

Personagem A: Verdade, papai... ela cozinha tão bem e com tanto amor...

Papai: Sim, e foi assim que ela viu que pode ajudar a Deus a servir os irmãos, ajudar a quem precisa.

Personagem A: Entendi... ela tem vergonha de fazer leituras na missa, ela me disse isso... ficou orgulhosa quando eu li, mas ela arrumou outro jeito de ajudar... que legal!

Papai: Sim, isso é muito legal...e sabe filho, tem muita gente que ainda não descobriu no que pode ajudar... preste muita atenção na catequese hoje e ajude-as a entender isso. Sempre há o que fazer e o serviço, o amor ao próximo começa na nossa casa sim, mas não pode ficar só lá... tem que ir a quem precisa... não importa onde esteja!

Personagem A:  Isso, papai... boa ideia... vou prestar muita atenção! Deus precisa de mim... eu vou aprender a ajudar muita gente a saber no que pode ajudar!

Sugestão de Música

Servir, servir.... Deus me deu 2 mãos para servir! O que é que eu posso fazer por você?



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Com base nesta linda musiquinha que aprendemos que tal fazer este exercício?

O que é que eu posso fazer por você?

O que é que eu posso fazer para servir você?

Muitas e muitas respostas virão, mas há quem ainda não tenha estas respostas e entre as crianças também.

O mundo de hoje, quer "ser servido", nada mais! Este exercício de saber como e onde ajudar é muito importante.

Contextualize para as crianças o que é servir:
Servir é de coração deixar o seu tempo ao dispor de quem precisa, se dedicar... amar naquele ato de estar em ação para ajudar.

Mostre figuras de pessoas em serviço para Deus!

Dê exemplos, como a nossa mais recente santinha: Madre Tereza de Calcutá, como as pastorais que temos na igreja...

Por fim, deixe que eles desenhem ou escrevam um "propósito de serviço": o que é que eu posso fazer para servir?


Oração

Jesus, me ajude a ter um coração pronto para ajudar sempre! Que eu não tenha preguiça, não tenha medo, não deixe nada para depois! Me ajude, Senhor! Eu sei que o Senhor precisa de mim e eu quero ajudar. Amém!



2 comentários:

  1. Lindo encontro! Parabéns, foi muito útil, pois não tinha uma ideia clara sobre o tema.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos seu carinho! Ficamos muito felizes com seu recadinho!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir