sábado, 11 de junho de 2016

Evangelho de Lucas 9,18-24

Missa de 19 de junho de 2016


12º DOMINGO DO TEMPO COMUM
                                               
Leituras
Primeira Leitura Zc 12,10-11;13,1
Salmo 62/63
Segunda Leitura  Gl 3,26-29
Evangelho Lc 9,18-24

Mensagem Principal
Querido povo de Deus. É bom estarmos juntos novamente, como comunidade, para alimentar nossa vida e fé com a Palavra e o Pão Eucarístico. Hoje, a liturgia quer nos mostrar que para compreender a novidade do Reino anunciado por Jesus é preciso se desvincular do modelo de vida que o mundo oferece, ou seja, “perder esta vida” para viver uma vida nova em Cristo.. (Fonte: folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Oi amigo, tudo bem? Eu estou procurando madeira, quer me ajudar?

Personagem B: Oi tudo bem sim... mas madeira? Para que você quer madeira? Fazer uma fogueira de Festa Junina, esquentar do frio?

Personagem A: Não, não nada disso! Eu quero fazer uma cruz... opa, uma não 2 uma para mim e outra para você!

Personagem B: Cruz? eu não quero cruz não.... Cruz igual de Jesus? Que a gente vai fazer com isso?

Personagem A: É, isso mesmo... cruz igual de Jesus... vamos carregar ué... como ele falou no evangelho...

Personagem B: Amigo, mas isso não é para gente, não é para as crianças... antes temos que crescer, ir na academia para ficar fortões e depois a gente faz uma cruz, senão a gente não aguenta, pensa bem!

Personagem A: Será? mas e agora, não vamos conseguir seguir Jesus... ele foi claro que tem que ter uma cruz...

Personagem B: Ah mas somos crianças, temos muito tempo ainda... jaja a gente cresce... quer procurar madeira e fazer uma cruz para o papai e a mamãe, que acha?

Personagem A: Nossa que boa ideia?

Chega a catequista que estava ali pertinho ouvindo a conversa deles...

Catequista: Olá crianças... tudo bem?

Personagem A: Tudo bem, mas agora não podemos conversar temos muito trabalho a fazer...

Personagem B: É, isso ai... a senhora sabe onde tem madeira? aaah quer ajudar a gente a fazer as cruzes?

Catequista: Cruzes, crianças?

Personagem A: É, mas não é para a gente... porque ainda somos pequenos, é para os nossos pais... você quer uma?

Personagem B: Ai, ela já deve ter né, amigo... a catequista, o padre, todos já devem ter cruz, porque eles leem muito a bíblia e já deviam conhecer este evangelho de hoje e este pedido de Jesus, não é tia?

Catequista: Sim, eu já tenho a minha cruz sim... mas ela não é de madeira!

Personagem A: Não é de madeira? é de que então?

Personagem B: Deve ser mais leve porque ela é mulher... é de bambu?

Catequista: Também não... a minha cruz só eu e Jesus vemos, e eu guardo ela no coração!

Personagem A: Aaah uma cruz invisivel e pequena, que espertinha! hahaha

Personagem B: Eu não tô entendendo nada...

Catequista: Crianças, a cruz que Jesus fala no evangelho de hoje não é uma cruz de madeira e nem de nada que se pensa em carregar como ele carregou a dele, com dor física e muito esforço de todo corpo!

Personagem A: Ah não?

Personagem B: Ufa!

Catequista: Não, a nossa cruz é algo que para nós é difícil fazer é muito, muito difícil, a gente tenta, tenta, consegue... desiste, tenta denovo... pede a ajuda dele: Senhor, isso eu não aguento!

Personagem A: Ah já sei qual é a minha!

Catequista: Qual é?

Personagem A: Arrumar a minha cama todo dia!

Personagem B: A minha é ter que fazer a tarefa da escola!

Catequista: E vocês tem se esforçado para carregar esta cruz?

Personagem A e B: é assim... não todo dia né...

Catequista: Mas precisa ser todo dia, este é o pedido de Jesus... Ele sabe que é difícil e está pronto para nos ajudar!

Personagem A: É com a ajuda dele fica bem mais fácil!

Catequista: É crianças, precisamos desde pequenos aprender que este é um pedido MUITO especial de Jesus, Ele é o primeiro que devemos obedecer não é?

Personagem A: Sim, depois o papai e a mamãe...a catequista, a professora...

Catequista: Isso... Sendo obedientes a Jesus e de coração querendo carregar a cruz que temos todos os dias sempre vamos ter a ajuda Dele... e vou contar para vocês, quanto mais a gente cresce mais a cruz fica pesada, elas vão mudando, sabe... vai ficando mais e mais difícil... por isso precisamos MUITO da ajuda Dele!

Personagem A: Fica difícil igual passar a fase do video-game né?

Catequista: Isso, igual passar a fase do vídeo game...

Personagem B: Nossa agora eu entendi... meu pai sempre fala assim  para a mamãe... ai meu amor, você é minha cruz!

Personagem A: hahahha... conta lá para ele, pedir a ajuda de Jesus!

Personagem B: Vou contar, ...mas acho que a mamãe vai ficar brava... hehehe... mas vou ajudar ele, coitado né...

Catequista: Isso, queridos... precisamos também ajudar os outros a pedir a ajuda de Jesus para carregar sua cruz.... Este é o único caminho para o céu!

Personagem A e B: Vamos lá então! Tchau catequista!

Catequista: Tchau, crianças...Fiquem com Deus e força na caminhada!

Sugestão de Música

E para seguir Jesus, você pode ir de trem sabia? Mas não esqueça da sua cruz!
Pega ela ai e vamos lá!!!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

É carregando a nossa cruz que vamos para o céu!

Vamos primeira assistir a este videozinho com os pequenos. Se você não tem este recurso, não tem problema, pode imprimir as imagens, desenha-las, fazer um teatrinho com eles ou mesmo contar a história, o que vale é passar a mensagem com amor!


Depois, entregue às crianças uma cruz de EVA com um pedacinho de sulfite colocado nela para escrever, ali ela vai escrever o que é mais difícil para ela na caminhada com Jesus...

Vamos juntar duas mesas ou cadeiras e deixar um vão, como no vídeo e faremos a ponte, como se mostra no vídeo também.

Depois pode unir com fita crepe todas as cruzinhas e fazer uma grande ponte.

A mensagem é que precisamos suportar firmes a nossa cruz, nossa missão, Deus tem um porquê para todas as coisas e a razão final é sempre o amor Dele por nós, o nosso bem...

Todos temos nossa cruz e juntos, em comunidade, podemos suporta-la com mais facilidade!

Oração

Jesus, minha cruz pode até ser pesada, mas o Senhor me faz forte todo dia, cada dia mais... me ajuda Jesus e chegar firme com ela ai no céu...

E que eu possa ajudar quem eu encontrar a carregar a dele também!

Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário