domingo, 6 de março de 2016

Evangelho de João 8,1-11

Missa de 13 de Março de 2016

5º DOMINGO DA QUARESMA
 CFE 2016 - “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” 

Leituras
Primeira Leitura Is 43,16-21
Salmo 125/126
Segunda Leitura Fl 3,8-14
Evangelho Jo 8,1-11

Mensagem Principal

Durante esta Quaresma, buscamos a graça da felicidade e da santidade: fazer parte do povo “criado por Deus e para Deus”. A Campanha da Fraternidade Ecumênica, dentro do espírito de conversão da Quaresma e da Páscoa, convocou-nos a deixar-se interpelar pela profecia de Amós “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24), chamando-nos a assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo para todos. 
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Sabe hoje eu participei de uma coisa muito legal e importante no meu bairro.

Personagem B: É mesmo, me conta?

Personagem A: Conto, foi um mutirão para combater o mosquito malvado Aedes Aepyt! Nos achamos vários lugares que tinham larvas e logo, logo iam virar mosquitos!

Personagem B: Nossa que legal... e como faço para fazer isso no meu bairro? Sabe, lá eu acho que precisaria muito, pois tem muitos terrenos baldios, alguns lugares com muito lixo... uma tristeza...

Personagem A: Entendi. Ah eu posso ver com o meu tio que organizou lá no nosso bairro. E te ajudar. Mas já vou logo dizendo se não mudar e párar de juntar lixo nada adianta... tem que ter educação!

Personagem B: Sim, eu sei na minha casa tomamos todo cuidado. Mas nem todos os vizinhos são assim... minha mãe está muito preocupada e eu também.

Personagem A: Amigo, lá no seu bairro não é onde mora o "Personagem C"?

Personagem B: É sim, mora na minha rua...

Personagem A: Nossa... deve ser dele então que você ta falando, porque ele não é nada educado...além de chato e briguento... a família deve ser assim também, eles devem ser um sujões e deve ter muitos focos de mosquito lá! Eu aposto!

Personagem B: Olha eu nunca fui na casa dele, não posso dizer...

Personagem A: Ah você é muito bonzinho mesmo...

Personagem B: Não é isso, amigo... na verdade eu até já pensei nisso... mas não posso acusar ele sem saber, até porque de vez em quando na minha casa a gente também esquece alguma coisa que pode causar problemas com o mosquito malvado, é tanto cuidado que temos que ter... as vezes terminamos  uma festinha e não juntamos logo todas as garrafas... ai chove... o mosquito é muito rápido... lá em casa temos muito que melhorar também...

Personagem A: É verdade, pensando assim... você tem razão...E não adianta ficar competindo quem faz melhor né? temos que estar unidos nessa luta!

Personagem B: Isso aí... com essa nossa conversa me lembrei do evangelho de hoje... dizia: "quem não tiver pecado que atire a primeira pedra".

Personagem A: Sim, foi isso mesmo... e ninguém atirou nada... todos tinham pecado também...

Personagem B: Sim, todos tinham... e Jesus disse vá e não peques mais!

Personagem A: É isso ai... eu to arrependido de ficar apontando o seu vizinho... temos ajudar ele e até quem sabe podemos ser bons amigos!

Personagem B: É sim, eu já brinquei com ele na rua de casa... ele não é chato não... na escola acho que ele é só tímido... podemos ajuda-lo. Todos nós temos que cuidar da nossa "casa comum" nosso mundo que Deus criou com tanto amor e se estivermos unidos... como amigos, um ajudando o outro sem acusar ninguém... vai ser mais fácil!

Personagem A: É verdade... vamos lá comigo na casa do meu tio para ele explicar para a gente como faz o mutirão?

Personagem B: Eba... vamos sim... vamos correndo!


Sugestão de Música

A luta contra o pecado é difícil, mas temos que vencer! Por hoje não vou pecar! Quero imitar Jesus!


Ideia para trabalhar esse Evangelho

O pecado nos afasta de Deus e muitas vezes, nos afasta dos irmãos, por nossa vontade de acusa-los, apontar o dedo para eles: "Ah que feio isso que você fez"

Fazemos isso e não lembramos que Deus é amor e que perdoa todos os nossos pecados, esquecemos mais que tudo que somos pecadores e que devemos unir forçar para juntos lutar contra o pecado, é uma luta difícil e juntos podemos muito mais.

Para esta atividade vamos precisar de papel pedra, este aqui:

Amasse e faça pedras de vários tamanhos. Cada criança faz alguns colocamos todos no meio da roda e depois vamos pegando



Vamos então nestas pedras escrever os nossos pecados. E vamos escrever os outros pecados que conhecemos também, pecados de outras pessoas. Vamos colar etiquetas com o nome dos pecados, só dos pecados, não das pessoas.

Depois vamos para perto de uma imagem o figura de Jesus, se possível a de Jesus Misericordioso.
Então vamos colocando uma pedra de pecado acima da outra, formando uma grande muralha. Veja:
Esta muralha, onde estão todas as pedras dos pecados, não deixam que a gente veja bem Jesus, nos atrapalha... vamos refletir sobre cada um deles e pedir a Jesus que com a sua força derrube esta muralha?

Vamos lá em oração vamos pedir e depois vamos juntos derrubar esta muralha!

As pedrinhas de pecados devem ser destruídas, deixem as crianças usar a criatividade, até que nada sobre.

Oração

Senhor, que eu possa vencer o pecado! Lutar contra ele todos os dias e ajudar a todos que eu encontrar em situação de perigo, sem acusar, mas com o seu amor mostrar o caminho! Amém.





4 comentários: