domingo, 28 de fevereiro de 2016

Evangelho de Lucas 15, 1-3.11-32

Missa de 06 Março de 2016

4º DOMINGO DA QUARESMA CFE 2016
“CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
SERVIR A DEUS, EM UNIÃO,
CUIDANDO DO PRESENTE E DO FUTURO

Leituras
Primeira Leitura Js 5,9a.10-12
Salmo 33 / 34
Segunda Leitura 2Cor 5,17-21
Evangelho Lc 15,1-3.11-32

Mensagem Principal

O mandamento do amor a Deus e ao próximo precisa ser compreendido em toda a sua amplitude, pois inclui, entre outras coisas: optar por levar em consideração que o planeta é nossa casa, e, se cuidarmos mal dele, estaremos prejudicando outros e a nós mesmos.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

A Igreja precisa se aproximar cada vez mais dos pecadores e pecadoras para dar-lhes oportunidades reais de conversão e meios concretos para que possam seguir o itinerário da fé e trilhar os caminhos da santidade. Isso só é possível quando seguimos o exemplo de Jesus e acolhemos todas as pessoas que vivem no pecado e que são marginalizadas por causa disso. Se não nos dispomos a criar espaço nas nossas comunidades para essas pessoas e não criamos mecanismos pastorais e evangelizadores eficazes, os pecadores e as pecadoras não terão as melhores condições para corresponder à graça divina e nós seremos responsáveis por isso.
(Fonte: CNBB)

Ideia de roteiro para teatro

Catequista propõe teatro do filho prodigo e ninguém quer ser esse filho pq ele fez o que fez com o pai... e tb não quer ser o pai pq ai tem que perdoar...

Entra a Catequista com as crianças.

Catequista: Olá Crianças! Tudo bem com vocês? Que bom que vocês chegaram! Hoje a catequese será uma catequese especial!!

Personagem A: Que legal!! O que vamos fazer??

Personagem B: Posso adivinhar? Vamos fazer uma festa?

Catequista: Não, não é isso não!! Nós vamos fazer um teatro para aprendermos sobre a história contada no Evangelho de hoje. Alguém sabe qual é?

Personagem A: Eu sei!! Hoje escutamos a história do filho prodígio!

Personagem B: Filho prodígio?

Catequista: Quase isso... é a história do Filho Pródigo!

Personagem A: Ah... pensei que era prodígio!! Mas Catequista o que significa filho pródigo?

Catequista: Filho pródigo significa um filho que volta para a família após um longo tempo afastado e que escolheu viver de forma errada, gasta tudo o que tem e vive longe do amor de Deus!

Personagem A: Ah agora eu entendi!!

Catequista: Bom, então vamos sortear os personagens. Cada um vai pegar um personagem!

(Nesse momento, precisamos dos seguintes personagens: Pai, Filho Pródigo e Filho mais velho)

Catequista: Todos pegaram os personagens? Então vou contar a história rapidinho para vocês entenderem: Havia um homem que tinha 2 filhos. O filho mais novo pediu ao pai a parte dele da herança que ele queria ir embora.

Personagem B: Herança? O que é isso?

Catequista: Nessa história, o Pai tem muitos bens. Ele tem uma fazenda, tem dinheiro... Então é normal que o Pai divida com os filhos tudo o que tem. Normalmente recebemos a herança, que é essa partilha, depois que o pai morra. Mas esse filho pediu essa herança com o Pai ainda vivo.

Personagem B: Agora estou entendendo.

Personagem A: Uma vez escutei uma coisa: Deus Pai é Pai de Jesus e Jesus é o nosso irmão. Então somos herdeiros do céu, como Jesus é, porque Deus é o nosso Pai.

Catequista: Isso mesmo!!! Vocês entenderam direitinho!! bom, voltando a história: O filho recebeu a herança, foi embora e gastou tudo, mas tudo o que o Pai havia dado para ele! Aí ele ficou sem nada, foi trabalhar em uma fazenda e tinha que comer o resto da comida dos porcos.

Personagem A: Credo!!!

Catequista: Então ele se lembrou como o pai tratava seus empregados e resolveu voltar. O Pai quando o viu chegando, ficou muito feliz e preparou uma grande festa. Mas o filho mais velho não gostou nada, nada, pois ele havia ficado fiel ao lado do pai e não achou justo o pai preparar festa para aquele filho que não deu valor ao pai que tinha! Então o pai disse: Fico feliz porque achei que tinha perdido esse filho e agora ele voltou! Tenho muito motivo para festejar!!
Agora nós vamos ensaiar!

Personagem A: Catequista, eu não gostei do meu personagem. Eu pequei o Filho Pródigo! Não concordo com a atitude dele... foi muito burro!!

Personagem B: E eu também não gostei do meu. Eu peguei o Pai. Nossa ele teve que perdoar o filho!!! Assim não dá!!

Catequista: Então vou contar uma coisa para vocês! Nessa história, Jesus está nos ensinando que somos um pouco de cada personagem.

Personagens A e B: Como assim??

Catequista: Vou explicar. Muitas vezes agimos como o filho pródigo, quando nos afastamos da nossa família, de Deus quando escolhemos viver atitudes ruins, quando queremos tudo para nós sem nos importar com as pessoas!!! Já tivemos atitudes assim?

Personagens A e B: Sim!

Catequista: E o que faremos?

Personagem A: Precisamos pensar, nos arrepender e voltar!

Catequista: Exatamente o que o filho pródigo fez!!! Agora, tem momentos que agimos como o filho mais velho, que julga o erro do outro, que não sabe perdoar... Já vivemos momentos assim?

Personagens A e B: Já sim!!

Personagem B: É que existe momentos que fica tão difícil fazer a coisa certa e perdoar!!

Catequista: Eu sei! Mas precisamos aprender com o Pai como aceitar e perdoar alguém que está arrependido. O Pai nessa história representa para nós Deus Pai, que nos acolhe, nos perdoar e nos dá força para continuar pertinho dele e de Jesus com o auxilio do nosso amigão Espirito Santo.

Personagem A: Caramba como essa história nos ensinou muitas coisas!!

Personagem B: Agora entendi a importância de fazermos um teatro muito legal!!

Catequista: Muito bem crianças!! Jesus contou essa Parábola para nos mostrar que precisamos estar sempre atentos as nossas atitudes. Precisamos pensar nas atitudes que temos conosco mesmo, com os outros e com Deus! Assim se errarmos, precisamos voltar para o caminho de Deus. E se erraram conosco, precisamos pedir força ao Espirito Santo para perdoarmos e mostrarmos o caminho para a pessoa perdoando e amando!! Na verdade se aprendemos a agir sempre com amor, estaremos obedecendo ao maior mandamento de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos!!!

Sugestão de Música

Essa música está no CD Pescadores Kids volume 2.


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este é um Evangelho muito rico a ser trabalhado!! A sugestão é fazer um livrinho com as crianças sobre essa linda Parábola de Jesus! Achamos esse formato de livrinho que possibilita às crianças entrar na história e pintar os personagens!!

 

Depois é muito importante entrar no mundo de cada personagem e fazer uma reflexão.

Filho Pródigo
Este é o Filho Pródigo 

-  Como ele agiu na história?

- Quando parecemos com ele?

- Algum dia, como ele fez, você já esteve no caminho errado, fez algo que te trouxe muita tristeza? Como foi?

- O pai do filho pródigo, simboliza Deus Pai, que nos ama e sempre nos perdoa. Você está perdoando o que precisa ser perdoado, assim como Deus faz com a gente? Como está?

- Devemos obediência ao papai e a mamãe, eles nos amam e foram os grandes guardiões da nossa vida, Deus nos confiou a eles. Como você pode fazer para melhorar algumas coisas que machucam o coração do papai e mamãe? O que você pode mudar?


DICA: Para ser mais interativo faça um palitoche da figura, vai facilitar a dinâmica. É só colar um espeto madeira atrás.

Oração

Jesus, que eu aprenda a lição do filho pródigo. Eu quero ser um bom filho (a) para os meus pais e para Deus também. Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário