sábado, 23 de janeiro de 2016

Evangelho de Lucas 4, 21-30

Missa de 31 de Janeiro de 2016

4º DOMINGO DO TEMPO COMUM 
JESUS REJEITADO EM SUA PRÓPRIA TER

Leituras
Primeira Leitura Jr 1,4-5.17-19
Salmo 70 / 71
Segunda Leitura 1Cor 12,31-13,13
Evangelho Lc 4, 21-30

Mensagem Principal
A liturgia deste domingo continua a celebrar o mistério da epifania de Jesus como o Messias, o Salvador da humanidade. Nesta celebração recordamos o dia em que Jesus viveu a experiência de desprezo e rejeição de sua própria comunidade, consequência de sua prática e de sua missão profética. Hoje somos convidados a celebrar com todos os povos e culturas o louvor de nosso Deus, que nos fortalece e nos dá coragem para cumprir a nossa missão profética.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra muito triste e encontra com o Personagem B feliz

Personagem B: Oi Criançada!! Oi Personagem A!

Personagem A responde sem ânimo: Oi!

Personagem B: Nossa, mas o que foi que aconteceu??

Personagem A: Você não vai acreditar no que me aconteceu!!!

Personagem B: O que?

Personagem A: Lembra que aprendemos com a nossa Catequista que precisamos evangelizar a todos? Que devemos falar de Jesus em casa, na escola e tal?

Personagem B: Claro que eu lembro!!

Personagem A: Então, fui falar de Jesus para os meus colegas na escola. Eles deram risada de mim, não me escutaram e me deixaram falando sozinha!!!

Personagem B: Sério?? Comigo não foi assim não!! Estou muito empolgado, pois falei de Jesus para a minha avó e ela ficou muito muito feliz!!

Personagem A: Mas a sua avó precisa escutar de Deus?

Personagem B: Ah, minha vó é a pessoa que eu conheço mais de Deus que existe! Ela vai a missa, reza o terço todos os dias! Amo a minha avó!!

Personagem A: Mas ai não vale!! A Catequista falou que precisamos falar de Jesus para quem não o conhece! A sua avó conhece muito bem Ele!!

Personagem B: Sabe o que é, não quis correr o risco que acontecesse comigo o que aconteceu com você! Então escolhi alguém que eu sabia que ia acolher o que eu estava falando!

Personagem A: Mas não vale assim não!!!

Personagem B: Vale sim!

(Entra a Catequista)

Personagem A: Que bom que você chegou Catequista!! Olha só, o Personagem B escolheu falar de Jesus para a Vó dele que já o conhece do que falar Dele para alguém que está longe ou não o conhece!

Personagem B: Claro!! Eu não quis correr o risco de falar de Jesus e não ser escutado como aconteceu com a Personagem A!

Catequista: Oi Crianças!! Bom, uma coisa é certa, fico feliz que vocês tenham aprendido que é preciso falar de Jesus para preparar a vinda Dele.

Personagem A e B: Que bom!!

Catequista: Agora, precisamos aprender uma coisa com Jesus! Também ele foi rejeitado pelas pessoas da sua cidade e o mandaram embora.

Personagem B: Verdade?

Catequista: Sim, verdade! Jesus começou a ensinar e as pessoas o mandaram embora.

Personagem A: E o que Jesus fez?

Catequista: Jesus continuou caminhando! Isso precisamos aprender, continuar caminhando! Precisamos preparar a vinda de Jesus sem medo do que as pessoas vão dizer e pensar! Jesus nos ama tanto e quer cada vez mais e mais pessoas perto Dele. Por isso, nós que estamos aqui e escutamos seus ensinamentos, precisamos trazer mais e mais pessoas para perto Dele.

Personagem B: Mas e se as pessoas não quiserem ouvir, como aconteceu com os meus colegas?

Catequista: Se as pessoas não nos escutarem, devemos fazer como Jesus, continuar caminhando! A nossa missão é evangelizar, é preparar a vinda de Jesus. Agora se as pessoas não derem importância e não quiserem nos escutar, precisamos continuar caminhando como Jesus!

Personagem A: Agora entendi! Não podemos deixar que o medo nos impeça de falar. Precisamos ter coragem e continuar a nossa missão.

Catequista: Muito bem, vocês aprenderam direitinho!!

Personagem B: Mas como fazemos para não ter medo?

Catequista: Precisamos pedir ao Espirito Santo que nos dê força e coragem nessa missão! Vamos pedir assim: Espirito Santo, meu amigo e companheiro, me ajude a sempre ter força e coragem de preparar a vinda de Jesus! Amém!

Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Esse é um Evangelho muito bom para trabalhar na Criança a autenticidade! Precisamos ser autênticos e não nos importarmos com o que os outros vão pensar e falar de nós!! Pensando nisso, precisamos estar armados como verdadeiros soldados de Jesus!!

Para isso, precisamos trabalhar a Armadura do Cristão, que nos fortalece e nos dá poderes para imitarmos Jesus!
Então, para trabalhar a Armadura do Cristão, leia para as crianças Efésio 6, 10-17.


A sugestão para trabalhar a Armadura do Cristão, é confeccionar todas as partes da Armadura para vestir nas crianças. Então vai explicando todas as partes da Armadura: Capacete da Salvação, Couraça da Justiça, Escudo da Fé, Cinto da Verdade, Espada da Palavra de Deus e Espírito Santo e Bota da Anunciação.

Após a explicação de todos, perguntar às crianças quem quer receber a Armadura do Cristão. 
Então pode ser feito uma oração pedindo a Jesus que nos dê a Armadura do Cristão para termos força e coragem de preparar a vinda Dele.

A sugestão para confeccionar a Armadura para colocar nas crianção é a seguinte:
- Capacete da Salvação: Pode ser feito de Jornal;
- Couraça da Justiça: Pode ser feito de TNT;
- Escudo da Fé: Pode ser feito de EVA ou Prato descartável grande ou até mesmo de papel panamá;
- Cinto da Verdade: Pode ser feito de TNT com a letra V no meio;
- Espada da Palavra de Deus e do Espírito Santo: Pode ser feito de jornal;
- Bota da Anunciação: Pode fazer apenas o cano da bota de TNT preto para colocar por cima do sapato.

Tem uma música muito legal para cantar depois que as crianças estão armadas com a Armadura! Essa música é do grupo Pescadores Kids.


Ou pode cantar assim também: (Melodia/Música Marcha Soldado)
Marcha soldado com a armadura do Cristão;
A Couraça da Justiça e o chapéu da Salvação;
Com o cinto da verdade e o escudo da Fé;
A espada da Palavra e a prontidão no pé;
Marcha soldado contra o mal vamos lutar;

Cumprir o dever do Evangelho anunciar.

Oração

Querido Jesus,
Quero ser um soldado fiel e corajoso, que prepara muito bem a sua vinda!
Quero mostrar, com as minhas atitudes, que sou seu discípulo e espalhar o seu amor a todas as pessoas.
Por isso te peço, nos envie teu Espírito Santo, para tirar do meu coração todo medo do que as pessoas vão falar e pensar de mim. Também quero pedir os poderes da Armadura do Cristão para que eu possa cumprir a minha missão de Evangelizar!
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário