sábado, 12 de dezembro de 2015

Evangelho de Lucas 1, 30-45

Missa de 20 de Dezembro de 2015

4o DOMINGO DO ADVENTO
“BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES 
E BENDITO É O FRUTO DE TEU VENTRE!”


Leituras
Primeira Leitura Mq 5,1-4a
Salmo 79 / 80
Segunda Leitura Hb 10,5-10
Evangelho Lc 1,39-45

Mensagem Principal

Graças ao sim de Maria estamos reunidos para celebrar a Eucaristia, memorial da paixão, morte e ressurreição do Senhor. De modo muito especial nesta liturgia, acompanhemos os passos da Mãe de Jesus: Ela, a bendita entre as mulheres, se dirige solidária e apressadamente a Isabel para saudá-la e auxiliá-la.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Oi amiguinhos!! Tudo bem??

Personagem B: Oi galerinha!! Oi Personagem A!!!

Personagem A: Oi Personagem B!! Tudo bem? Está precisando de alguma coisa?

(Personagem B faz cara de surpreso)

Personagem B: Oi? O que você perguntou?

Personagem A: Perguntei se está precisando de alguma coisa! Está?

Personagem B: Você está doente?

Personagem A: Não! Por que?

Personagem B: Ué?! Você me perguntando se quero alguma coisa!!! Só pode estar doente!!

Personagem A: Claro que não!!!

Personagem B: Ah!! Bom, se é assim... estou precisando que você faça a minha tarefa da escola!!

Personagem A: Claro! Faço com maior prazer!!

Personagem B: Faz com prazer?? Estou realmente surpreso!! Bom, preciso de muito mais coisas... Preciso que você arrume meu quarto, meu guarda roupa...

Personagem A: Acho que você está abusando agora!!

Personagem B: Não estou não!!!

(Entra Catequista)

Catequista: Oi Crianças!!!

Personagem A: Que bom que você chegou, Catequista!! O Personagem B está abusando...

Catequista: Abusando?

Personagem B: Catequista, presta atenção que eu vou explicar!! Cheguei aqui e a personagem A veio perguntando se preciso de ajuda!!

Personagem A: Perguntei mesmo!! Mas ai ele começou a falar que queria que eu fizesse a tarefa, arrumasse o guarda roupa e o quarto!! Vê se não é abuso!!

Catequista: Mas por que você ofereceu ajuda para ele?

Personagem A: Então, eu prestei muito atenção no Evangelho hoje!! E aprendi com Maria que devemos estar prontos a servir como ela fez a Isabel!!

Personagem B: Agora entendi!! Você está falando da visita de Maria a sua prima Isabel!!

Catequista: Olha que lindo!! Nossa Senhora, quando soube que Isabel estava grávida, foi correndo ajudá-la!

Personagem B: Mas por que ela fez isso?

Catequista: Ela fez isso porque Isabel já tinha mais idade quando engravidou!! Então Maria foi oferecer ajuda!

Personagem A: Exatamente o que eu quero fazer, quero imitar Maria e oferecer ajuda para quem precisar!!

Catequista: Muito bem!! Devemos aprender com Maria a sempre estar prontos a oferecer a nossa ajuda a quem precisa! E Jesus aprendeu muito bem com Ela... afinal Ele veio nos ensinar que é preciso servir!

Personagem B: Agora estou entendendo e também quero imitar Maria!!

Catequista: E tem mais uma coisinha... Maria, Nossa Mãezinha, nos fortalece sempre através da oração! Ela intercede, ela ora pelas nossas necessidades! Então vamos pedir que ela venha nos ensinar como servir sempre!!!

Personagens A e B: Amém!

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este é um lindo Evangelho que podemos trabalhar muitas coisas!! Então, depois da explicação, colocar as crianças sentadas para a reflexão.

Em primeiro lugar podemos refletir com eles sobre esta prontidão que Maria teve. Ela nem pensou em nada, apenas foi ajudar Isabel no que ela precisava. Precisamos ensinar às crianças que devemos estar prontos a servir. Pedir que eles partilhem como eles podem ajudar os pais, a professora da escola, na catequese....

E depois pode contar para as crianças o que Nossa Senhora faz com a nossa oração, com os nossos pedidos!!! Quando pedimos que interceda por nós, Maria recolhe a nossa oração e os nossos pedidos. Então Ela coloca em uma caixa bonita, com um laço bonito e entrega para Jesus pedindo a Ele por nós! Jesus fica muito feliz com o presente que a nossa oração, o nosso pedido se tornou e olha com carinho para a nossa necessidade! Jesus fará tudo para que sejamos felizes!!

Depois pode ser trabalhado a oração Ave Maria.
Este desenho tem as partes da oração!
Depois de motivados, pode deixar as crianças pintarem.

Oração

Querido Jesus,
Que eu possa aprender com a Sua Mãe a sempre servir a todos que precisam da minha ajuda!
Que assim como Ela, eu aprenda a falar sim a todo chamado que o Senhor me faça!!
E que Nossa Senhora leve esses meus pedidos como presentes a Ti Jesus!!
Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário