Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Evangelho de Mateus 25, 31-46

Missa de 15 de Novembro de 2015

CELEBRAÇÃO DA PARTILHA
DÍZIMO É GRATIDÃO

Leituras
Primeira Leitura Is 58,7-10
Salmo 118 / 119
Segunda Leitura 2Cor 9,6-10
Evangelho Mt 25,31-46

Mensagem Principal

Estamos celebrando a importância do Dízimo em nossa vida de comunidade. O Dízimo não acontece por acaso em nossa vida, ele representa aquilo que devolvemos a Deus com fidelidade, uma parte de tudo aquilo que recebemos. É fruto de nossa fé do reconhecimento para com Deus através de nossa generosidade que vem de nosso coração. Queremos assumir com fé e amor, pelo Dízimo que ofertamos, o nosso compromisso para com Deus, e como comunidade reunida fazer essa experiência e colocar nas mãos de Deus o que recebemos para que seja transformado em serviço aos irmãos.
Somos convidados a viver a fraternidade e a partilha com generosidade, pois do que temos seremos reconhecidos por Deus o quanto partilhamos. A Palavra de Deus hoje nos orienta como devemos ser dizimistas e as graças que receberemos através da nossa fidelidade.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra com uma lista nas mãos e encontra o Personagem B.

Personagem B: Olá Crianças!! Oi Personagem A!

Personagem A: Oi Criançada! Oi!!! (Bem preocupada)

Personagem B: Nossa, Está tudo bem? Oque você está fazendo com esta folha na mão?

Personagem A: Ah, está sim, mas estou muito preocupada!! Eu anotei tudo que escutei no evangelho de hoje, e estou aqui para colocar em prática.

Personagem B: Mas como assim?

Personagem A: Eu vou ajudar o Rei Jesus. Ele pediu para cuidar dos famintos, dos que tem sede, dos doentes, vestir os que estão nu, dos estrangeiros e dos que estão presos.

Personagem B: Mas como você vai fazer isso? Aqui não tem ninguém faminto nem estão com sede, ainda mais todos estão vestidos, e outra coisa você é uma criança, você não pode ir ao hospital, nem no presidio para visitar os presos.

Personagem A: Claro que não, eu posso ajudar sim!

Personagem B: Não pode não, nos somos crianças e temos que ajudar os pequeninos, esse foi o pedido do Rei. Ajudando os pequeninos, seremos as ovelhas de Jesus e ficaremos à sua direita!!

Personagem A: Você não entendeu nada Personagem B.

Personagem B: Você que não entendeu.

(Catequista entra e encontra os personagens discutindo)

Catequista: Mas o que está acontecendo? Por que vocês estão discutindo?

Personagem B: Imagina Catequista que o Personagem A quer ir na cadeia, no hospital...

Personagem A: Quero mesmo!! Quero obedecer a Jesus!!! Porque se eu fizer isso, é a Jesus mesmo que estou fazendo!!

Personagem B: Claro que não! Já expliquei para ela que o pedido para fazermos tudo isso é para os pequeninos, ou seja, para as crianças!!!

Catequista: Meu Deus!! Preciso explicar melhor para vocês o que Jesus quer nos ensinar no Evangelho! O grande pedido de Jesus para nós é que tenhamos olhos para as necessidades dos outros!!

Personagem A: Como assim Catequista?

Catequista: Prestem atenção... Jesus não mora no nosso coração?

Personagens A e B: Mora sim!!!

Catequista: Então, todas as vezes que olhamos para as necessidades dos outros e os ajudamos, estamos fazendo para Jesus que mora no coração do outro!!

Personagem A: Agora estou entendendo... por exemplo eu posso pegar os brinquedos que eu não brinco mais e dar para alguma criança que o papai dela não pode comprar???

Personagem B: Ou podemos separar as roupas que não servem e que não usamos para dar para alguém que está com frio e não tem roupa??

Catequista: Agora vocês estão entendendo direitinho!!

Personagem A: Mas como faço para ajudar os presos, doentes?!?!?

Catequistas: Olha, os presos não são apenas as pessoas que estão nas cadeias!!

Personagem B: Não?

Catequista: Não!! Podemos conhecer algum amiguinho, por exemplo da escola, que está preso no pecado, que faz maldade... Esse amiguinho precisamos amar e mostrar o caminho de Jesus!!

Personagem A: Nossa eu conheço um monte de amiguinho assim!!

Catequista: E o doente... pode ser alguém que não sabe perdoar e nem pedir perdão por exemplo!!!

Personagem B: Eu também conheço um monte de gente assim!!

Catequista: Precisamos mostrar sempre Jesus, seu caminho e amar Jesus que mora no coração do outro!!

Personagem B: Catequista, não entendi uma coisa... Jesus quando voltar vai separar as pessoas?

Catequista: No Evangelho diz exatamente isso!! Jesus vai colocar à sua direita todas as pessoas que o seguem, que obedecem seus mandamentos e à sua esquerda todos que não o seguem!! E para quem o seguem Ele lhes dará a herança do reino!!

Personagem A: Nossa, é muito sério isso!! Eu quero ficar à direita de Jesus!!

Personagem B: Eu também!!! E vou avisar a todos!!

Catequista: Muito bem!! Isso se chama evangelizar!! Vamos pedir ao Espirito Santo que nos dê força, coragem e sabedoria para ter olhos para as necessidades dos outros e para evangelizar sobre a volta do Rei Jesus!!!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Esse Evangelho tem alguns pontos importantes a trabalhar com as crianças!! O primeiro ponto é a volta de Jesus!! Jesus está voltando e nos quer do lado direito dele!
Precisamos aprender com Jesus como agir. Ele veio para nos ensinar a ter olhos para as necessidades do nosso próximo!


Então será preciso fazer uma reflexão sobre: Como podemos aprender com Jesus a ter olhos para as necessidades dos outros?



As ovelhas escutam a voz do pastor e o obedecem! De que forma podemos ser ovelha de Jesus e obedecer seus ensinamentos??
A sugestão é fazer essa caixinha com a ovelhinha para que as crianças coloquem em pequenos papeis tudo o que precisamos fazer e ser para nos tornamos ovelhinhas de Jesus.



Para finalizar, pode ser feito essa carinha de Jesus para colocar nos corações de cada um. As crianças saíram com Jesus grudado no coração!!
Esta carinha foi retirada do site www.amiguinhosdedeus.com

Nesse momento, pode ser falado que para termos olhos iguais aos de Jesus, precisamos ter Jesus grudado no nosso coração! E também vendo Jesus no nosso coração, lembramos que Jesus também está no coração do outro!! Assim ficará mais fácil de ter olhos para o nosso próximo!

Oração

Querido Jesus,
Mais uma vez o Senhor vem nos ensinar a ser ovelhas e a ter olhos para o nosso próximo!
Peço que o Espirito Santo abra os nossos olhos para enxergarmos Jesus no coração dos outros!
E assim, quando Jesus voltar, queremos ficar do lado direito Dele, para ganharmos o Reino!
Te amo Jesus e quero ser cada vez mais parecido com o Senhor!

Amém!!

2 comentários:

  1. Gosto muito desse blog, estão de parabéns com a evangelização com os companheiros de caminhada, como tem me ajudado esse blog. Uma observação essa sugestão para o dia 15 está com o evangelho, leituras e salmos errados, para o dia 15 de novembro primeira leitura Dn 12, 1-3 / Salmo 15 / Segunda leitura Hb 10, 11-14.18 / evangelho Mc 13, 24-32. Será que tem uma sugestão para essa missa? Um grande abraço a todos e que Deus os abençoe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!
      Queremos nos desculpar pela demora em responder!!
      Aconteceu o seguinte: Foi decidido pelo Bispo da nossa Diocese de São José dos Campos que no segundo final de semana do mês de novembro, seria mudado as leituras para uma sensibilização sobre o dízimo. É apenas uma vez no ano que isso acontece.
      Como costumamos pegar sempre a orientação da nossa diocese para a escrita do blog, acabamos escrevendo sobre essas leituras!
      Nos comprometemos agora escrever a direção da CNBB.
      Obrigada pelo carinho e por sua mensagem!!
      Fique com Deus!
      Um abraço Fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir