sábado, 5 de setembro de 2015

Evangelho de Mateus 8,27-35

Missa de 13 de Setembro de 2015

 "A FÉ E A DOAÇÃO DA VIDA!"
"QUEM É JESUS PRA VOCÊ?" 

Leituras
Primeira Leitura Is 50,5-9a
Salmo 114/115
Segunda Leitura Tg 2,14-18
Evangelho Mateus 8, 27-35

Mensagem Principal
Hoje, nós somos convidados a responder a seguinte questão: “Quem é Jesus para nós?”. Essa resposta é pessoal e intransferível. Somos chamados nesta Eucaristia a tomarmos consciência de que é necessário buscar Jesus por aquilo que ele é, e não simplesmente por aquilo que ele pode fazer. Somente assim vamos entender o significado da cruz em nossa vida.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Esta noite, eu sonhei com Jesus!

Personagem B: E mesmo, que legal... e como foi seu sonho?

Personagem A: Ah foi muito legal... ele foi lá em casa me entregar a minha bicicleta...

Personagem B: Você perdeu sua bicicleta?

Personagem A: Não aquela velha, não! A nova que eu pedi pra ele de dia das Crianças!

Personagem B: Hum entendi... eu ainda não pedi nada para Jesus de dia das Crianças...na verdade eu queria mesmo que lá em casa, papai e mamãe parassem de brigar... e o papai conseguisse emprego!

Personagem A: Ah mas pode pedir uma bicicleta também, amigo... Jesus é muito legal! Ah, já sei... você quer a minha bicicleta... mas tá velha... mas você não tem nenhuma né... que acha?

Personagem B: Obrigada... se você ganhar outra mesmo e sua mãe deixar você me dar eu quero sim... porque não sei quando meu pai vai poder comprar uma pra mim, também queria uma...

Personagem A: Então, combinado... bom, vou indo... hoje vou na piscina na casa do meu tio...

Personagem B: Você não vai na catequese hoje?

Personagem A: Não hoje não posso...

Personagem B: Mas hoje vai ser tão legal... a catequista disse no ultimo encontro lembra?

Personagem A: Lembro, ela disse que vamos falar de Jesus... de quem é ele para nós e como ajudar Ele a construir um mundo melhor... Aaah mais eu já sei tudo isso!
- Jesus é meu amigão que me dá todas as coisas e vai te ajudar também ai com os seus pedidos para ele... Eu sou muito próximo de Jesus... imito ele em tudo até vou te dar a minha Bicicleta velha... Jesus pediu: Ajude seu próximo... eu ajudo muito!

Personagem B: Eu acho que a gente sempre pode aprender mais... e acho que ir na catequese ajuda a gente, sim... aprender como Jesus viveu ajuda a gente a saber como a gente tem que viver...

Personagem A: Sim, foi isso que eu disse...

Personagem B: Mas você acha que Jesus faltava na Catequese para ir na piscina?

Personagem A: Ai amigo, claro que não... ele faltava para ir nadar no rio Jordão com o primo João! Olha que coincidência: este meu primo que vou na casa dele, também se chama João! Sou mesmo muito igual a Jesus!

Personagem B: Eu acho que você tá enganado, Jesus nunca faria isso! Ele só é assim tão especial porque foi muito dedicado nas coisas do papai Dele, Deus! Foi obediente! Sabe amigo, eu fiz estes pedidos para Jesus: parar a briga em casa e dar um emprego para o papai... e sei que ele vai atender...

Personagem A: Claro que vai... ele é muito legal e você muito bonzinho e certinho... ai até demais de certinho!

Personagem B: Eu queria muito que você fosse na catequese hoje... acho que você pode aprender uma coisa importante e especial!

Personagem A: Ah é? o que? tô curioso? Não é o que eu disse? tem novidade?

Personagem B: Tem... Você vai aprender que Jesus não é um realizador de pedidos!

Personagem A: Nossa, mas eu não disse isso!

Personagem B: Sei que você não acha só isso dele, sei que são amigões... Mas vou te contar uma coisa que aprendi, nestes dias ruins lá em casa... Jesus sempre está com a gente... nos momentos mais difíceis, e nos da toda a força para passar estes dias ruins... lembra, foi assim quando seu cachorrinho fugiu e depois corremos o bairro todo e Jesus nos ajudou a acha-lo!

Personagem A: Verdade, amigo... eu lembro! Nossa, to envergonhado! Acho que não estou fazendo a minha parte... só quero os presentes...

Personagem B: Mas não fique triste... Jesus sempre nos perdoa e quer sempre a nossa ajuda, precisamos ajuda-lo a trazer mais amigos para Deus... lembra?

Personagem A: Lembro sim, amigão! Desculpe... é que eu queria muito nadar, tá tão calor!

Personagem B: Tá mesmo... mas depois da catequese, podemos ir lá em casa tomar um suco bem geladinho, que você acha?

Personagem A: Ótima ideia... outro dia vou na casa do meu tio... um dia que não tem catequese... Hoje, eu vou na sua casa! Ajudar você a ajudar os seus pais a não brigarem mais e depois podemos ir na missa das crianças... Orar e pedir a Deus o novo emprego do seu pai... e se ele puder, achar que eu já to merecendo, a minha bike... aaah e uma para você também! rs

Personagem B: hahaha

Personagem A: Brincadeirinha... não vou pedir a bicicleta nada... a minha nem tá tão velhinha... e mais, vou dividir com você, um dia fica comigo e outro com você, moramos tão pertinho, podemos dividir!

Personagem B: Ebaaa! Nossa, muito obrigada, amigão... Vamos nessa? a catequese já vai começar!

Personagem A: Vamos lá!


Sugestão de Música

Esta musiquinha é perfeita para aguçar a intimidade das crianças com Jesus! Se vc puder, faça uma pequena adoração ao Santíssimo Sacramento, senão, faça no coração apenas... Mas cante com eles...
Não achamos o vídeo com ela cantada, mas quem tem um violeiro bom já resolve isto!
Quem quiser o CD eles estão pertinho da gente...são de Taubaté, a Turminha do Coração de Criança: http://turminhadocoracaodecrianca.blogspot.com.br/



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Neste dia falamos da Fé da doação da Vida! Jesus, se doou por todos nós na cruz, por amor! Assim, ela é o maior símbolo do amor de Deus por nós!

Amanhã, 14/09, é dia de Santa Cruz... pensamos que não tem figura melhor para trabalhar com as crianças quem é Jesus, qual é o tamanhão do amor dele por nós e em especial, como foco do evangelho de hoje: O que nós, todos nós, pensamos quando respondemos a pergunta? Quem é Jesus para você?

Mostre este coração... é o símbolo de amor de Deus, ele nos salvou. Jesus fez TUDO por nós!




E o símbolo do seu amor por Ele, qual é ? O que me faz lembrar Jesus, lembrar o seu sentimento por ele? Como ele entrou na sua vida... e hoje? Como tá você e ele? a sua relação? Vocês são amigões? O que conversam?

Mostre este coração: Como Jesus entrou na sua vida? E onde ele tá hoje?


E agora é a sua vez de fazer um lindo coração. O seu coração, a casinha de Jesus! E o que você pode fazer para ter ele sempre com você, dentro do seu coração?

E os outros amiguinhos? Como você pode trazer Jesus pertinho dele? Vamos desenhar?
Este será nosso plano: Eu quero ter Jesus no meu coração! e quero que meus amigos tenham também!
Esta é nossa maior missão!

Desenhe neste coração suas ideias, as que vão te ajudar a cumprir a grande missão!


Oração
Jesus, eu ainda sou pequeno. Mas já vivemos muitas coisas juntos!
Eu te agradeço porque sempre esta comigo. Obrigada!
Quero muito fazer mais... muitos que eu conheço ainda não são tão amigos teus como eu sou!
Me ajuda, Jesus! Eu quero trazer mais amigos pra ser seu amigão...e a minha família também!
Amém"

Nenhum comentário:

Postar um comentário