domingo, 14 de junho de 2015

Evangelho de Marcos 4, 35-41

Missa de 21 de Junho de 2015

“DEUS ESTÁ PRESENTE”


Leituras
Primeira Leitura Jó 38,1.8-11
Salmo 106 / 107
Segunda Leitura 2Cor 5,14-17
Evangelho Mc 4,35-41

Mensagem Principal

Jamais podemos esquecer que em Cristo somos nova criatura, não fomos feitos para o erro, porque somos feitos à imagem e semelhança de Deus, assim, em nossa vida é Cristo que caminha conosco, independentemente das situações. Precisamos ter confiança de que Deus está conosco em todos os momentos, inclusive, nas dificuldades que se apresentam no decorrer da vida. Como comunidade de fé, reunida em torno do altar, vamos hoje renovar nossas forças e esperanças de que Deus cuida de nós e que nós também precisamos cuidar uns dos outros, precisamos cuidar daqueles que precisam de nós sendo sinais de Cristo, que acalma a tempestade e guia nossos passos.
Jesus atravessa com os discípulos para a terra dos pagãos. O mar agitado é símbolo das nações pagãs que ameaçam destruir a comunidade cristã. Mas Jesus é o Senhor da história e dos povos. O medo dos discípulos é sinal da falta de fé: eles não conseguem ver que a ação de Jesus transforma as situações.
(Fonte: Folheto Nova Aliança e Rodapé da Bíblia Edição Pastoral)


Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra com boia, roupa de mergulho, óculos, snorkel e encontra o personagem B)

Personagem A: Oi Gente!!

Personagem B: Oi todo mundo!! Oi Personagem A! Nossa, você vai mergulhar depois da missa?

Personagem A: Claro que não! Você não recebeu o convite de Jesus?

Personagem B: Convite de Jesus? Qual convite?

Personagem A: Então Jesus nos falou assim: Vamos para o outro lado do mar? Eu respondi para Jesus que sim, vamos sim.

Personagem B: Olha só, que legal!! Eu também quero ir. Posso?

Personagem A: Ah, acho que você não está preparado para ir.

Personagem B: Como assim?

Personagem A: Precisa se preparar. Olha só para mim! Estou bem preparado.

Personagem B: É estou vendo, você está usando tudo isso ai. Mas você está preparado para mergulhar. No barco não precisa de tudo isso não.

Personagem A: Nesse barco precisa sim. Afinal, o mar fica agitado e até entra água dentro do barco. Então estou bem preparado para a viagem com Jesus!

Personagem B: Nossa, mas eu quero tanto ir com Jesus também!

Personagem A: Mas não vai dar não!

(Personagem B fica bravo, encontra a Catequista e conta para ela tudo o que o Personagem A falou)

Catequista: Olha Personagem A, no barco de Jesus todos podem entrar! E não precisa de tudo isso não!

Personagem A: Ah não? Mas escutei no Evangelho que esse barco passa por muitos apuros e até água entra dentro dele...

Catequista: Mas olha, você está fazendo uma pequena confusão...

Personagem B: Como sempre...

Catequista: Prestem atenção que vou explicar! Jesus realmente nos convida para entrarmos no seu barco. Mas o seu barco é a nossa vida!

Personagem A: Nossa vida?

Catequista: Sim, a nossa vida. Se vivemos no caminho de Jesus, se escolhemos viver os ensinamentos Dele, estamos colocando o nosso barco, que é a nossa vida, nas mãos de Jesus. Ele se torna o nosso capitão.

Personagem B: Agora estou entendendo!! Se a nossa vida é o barco e Jesus é o nosso capitão, Ele mesmo que direciona, que nos conduz?

Catequista: Exatamente isso Personagem B! Jesus conduz a nossa vida quando permitimos. E com isso Ele está o tempo todo conosco! Não nos deixa nem um minuto sozinhos!!!

Personagem A: Tudo isso é realmente lindo!! Mas se Jesus está no barco, como você explica a tempestade e a água entrando no barco?

Catequista: Olha só Personagem A, a tempestade que aconteceu no Evangelho representa todos os momentos difíceis que enfrentamos na vida. Sabe quando ficamos preocupados com alguma coisa, quando achamos que tudo está errado... essas são as nossas tempestades!

Personagem A: Ah, quando minha avó ficou muito doente e foi morar com Deus lá no céu! Eu fiquei muito triste!!

Catequista: Isso mesmo, você entendeu!!

Personagem B: Ou quando meu papai perdeu o trabalho dele e passamos muitas dificuldades...

Catequista: Isso mesmo!!! O importante é saber que Jesus, sendo um maravilhoso capitão, não deixa o nosso barco nunca. Está sempre conosco, acalmando as tempestades que podem acontecer na nossa vida. O importante é confiar nessa grande promessa de que Jesus está sempre, sempre conosco!!

Personagem B: Que lindo!! Jesus é demais!! Viu Personagem A, posso entrar no barco de Jesus... ou melhor convido Jesus entrar no meu barco!

Catequista: Olha só Personagem A, tem uma coisa importante que você precisa aprender! Nós que estamos na caminhada com Jesus, que vamos a catequese e à missa, precisamos aprender a ser sinal de Jesus para o mundo!

Personagem A: Mas eu sou Catequista!

Catequista: Mas quando você falou não ao Personagem B, você não foi! Muitas vezes, Jesus usa das pessoas para acalmar a tempestade na vida dos outros. Lembra a história da sua vó? Quantas pessoas Jesus usou para acalmar seu coração?

Personagem A: Muitas pessoas!!

Catequista: Então você também pode se deixar usar por Jesus para acalmar a tempestade no coração dos outros e ser sinal do amor de Deus na vida de todos!!

Personagem A: Entendi! Desculpe Personagem B!!

Catequista: Quero propor um gesto de amor essa semana! O que vocês acham de fazermos um barquinho de papel, escrever Jesus aclama nossa tempestade e entregar para todos que sentirmos no coração?

Personagem B: Que legal!! Assim podemos explicar que Jesus é o capitão do barco que acalma nosso coração!

Catequista: Isso mesmo! Assim levaremos essa importante mensagem de que não precisamos ficar preocupados e com medo. Temos Jesus que nos ama caminhando ao nosso lado por todo sempre!

Personagem A: Vamos sim!! Eu tenho vários papéis em casa!!

Catequista: Então vamos pedir que o Espírito Santo venha nos fortalecer e nos conduzir a entregar o barquinho para as pessoas que mais precisam da calmaria de Jesus! E, principalmente, que Ele nos conduza sempre a ser sinal de Jesus para todos!!!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Para contar esse evangelho a sugestão é fazer um barquinho de EVA, os discípulos e Jesus podem ser feitos de pregador de roupa.













Conforme vai contando o Evangelho, vai colocando a nuvem com os raios, o mar mais agitado... e Jesus, que está dormindo, pode vir para o centro acalmar a tempestade!!!
E depois a nuvem pode ser trocada por uma nuvem de azul claro. De um lado do pregador, pode fazer a carinha dos discípulos preocupados e do outro a carinha deles com sorriso.

Após explicar o evangelho, partilhar com as crianças:
- Quais são as tempestades da nossa vida, que agitam o nosso barco?
- Quais sentimentos precisamos ter no barco e quais precisamos jogar no mar? Por exemplo: Dentro do barco precisamos ter confiança e precisamos jogar no mar o medo.

E para finalizar, a sugestão é fazer um barquinho de papel. As crianças podem decorar o barquinho e escrever o nome de Jesus. E pode ser dado também dois pregadores. Em um ela vai se desenhar e no outro ela vai desenhar Jesus. Esta será a lembrancinha que a criança levará para casa!

7 comentários:

  1. Bom dia!!Sei que ainda esta um pouco longe mas gostaria de saber se vcs tem uma historinha para contar na missa do dia 09/08 missa das crianças(nós aqui da comunidade gostamos muito da história de vcs,já usamos a do dia 21/06 e foi muito legal)gostaríamos de ir já se preparando,desde já agradeço.Um abraço fraterno e fiquem na PAZ!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Primeiramente queremos agradecer seu carinho em comentar no nosso blog! Comentários assim tem fortalecido muito a nossa missão!! Gostaríamos de saber de onde vocês são e qual é a paróquia que atuam??
      Bom, realmente é um pouco longe!! Estamos organizados para postar sempre um final de semana antes! Então a postagem para a missa do dia 9 de agosto será feita no final de semana do dia 01 de agosto!! É possível aguardar???
      Fique com Deus e que Ele venha fortalecer a linda missão de evangelizar às crianças!!! Forte Abraço,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir
  2. Boa tarde!!!Somos da cidade de Jacareí SP,fazemos parte da Paróquia Nossa Senhora da SantíssimaTrindade (comunidade Santo Antonio)diocese de São José dos campos.Vocês tem algum livro de historias??Bom é um tempo curto para ensaiar as crianças,mas se não tiver como enviar antes tudo bem!!Desde já obrigado pela atenção!!!Fiquem na PAZ fiquem com DEUS, um abraço fraterno a todos da Turminha Cantinho dos Anjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Olha que legal vcs estão pertinho de nós!! Então não temos o costume de enviar antes! E também não temos livro de histórias não! Quem sabe esta seja até uma sugestão para nós?!
      Estamos postando no sábado, pela manhã, que antecede o final de semana. Então para este roteiro iremos postar dia 01 de agosto!
      Fique com Deus!!
      Um grande abraço,
      Turminha do Cantinho dos Anjos!

      Excluir
  3. Muito legal e criativo, parabéns! Amei a ideia.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Meire!
      Que Deus continue te abençoando!!
      Um abraço fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir