terça-feira, 5 de maio de 2015

Evangelho de João 15, 9-17

Missa de 10 de maio de 2015

www.amiguinhosdedeus.com
"NINGUÉM TEM AMOR MAIOR DO QUE AQUELE QUE DÁ A VIDA POR PELOS AMIGOS"


Leituras
Primeira Leitura At 10, 25-26. 34-35.44-48
Salmo 97/98
Segunda Leitura 1Jo 4,7-10
Evangelho Jo 15, 9-17


Mensagem Principal

O fruto que a comunidade é chamada a produzir é o amor. Ora, Jesus não quer uma adesão de servos que obedeçam a um senhor, mas uma adesão livre, de amigos. E a amizade é dom: Jesus é o amigo que dá a vida pelos amigos. A missão da comunidade não nasce da obediência a uma lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que quer dar vida.
Jesus veio para estabelecer entre nós uma relação de amizade verdadeira. O medo, a autoridade foram substituídos, com a vinda de Jesus, pelo amor, pelo prazer de estar na presença de Deus. Jesus veio e nos convida a sermos amigos. Basta nosso sim!


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra com uma grande mochila e o Personagem B entra com ferramentas de plantação

Personagem A: Oi todo mundo!! Oi Personagem B!

Personagem B: Oie!!! Oi Personagem A!! Nossa mas você vai viajar??

Personagem A: Viajar? Não! Por que você está me perguntando?

Personagem B: Olha só o tamanho da sua mochila!!

Personagem A: Ah.... Então, esta mochila não é para viajar não!! Esta mochila é por causa do Evangelho de hoje!

Personagem B: Ai meu Deus!! Então você está errada!! Não precisa de mochila não! Precisa apenas dessas ferramentas aqui!!

Personagem A: Claro que não... como assim ferramentas?? Você está errado(a)! Vou explicar! No Evangelho de hoje, Jesus diz claramente que é para todos nós guardarmos os seus mandamentos! É por isso que eu trouxe essa mochila aqui!! Para guardar os mandamentos de Jesus!

Personagem B: Claro que não!!! Jesus nos escolheu para plantar e colher o fruto! É isso que ele quer de nós, que plantemos e colhemos o fruto! Só não sei que fruto é, porque ele não explica!!!

Personagem A: Meu Deus Personagem B! Claro que não!! Olha Só Jesus fala que quem guardar os mandamentos Dele será seu amigo e permanecerá no amor! Que lindo... ficarei  no amor!

Personagem B: Não não, Ele falou que o fruto permanecerá. E tudo o que pedir ao Seu Pai, Ele dará. Então já fiz até uma lista das coisas que vou pedir a Deus depois que eu descobrir qual fruto vou plantar para colher.

(Enquanto uma tenta convencer a outra, a Catequista chega)

Catequista: Oi alunas queridas! Vamos começar a catequese?

Personagem A: Que bom que você chegou! Imagina que Personagem B está falando que Jesus, no Evangelho da missa, está pedindo para plantar e colher um fruto que permanecerá. E que plantando e colhendo ela pode pedir o que ela quiser que Deus dará para ela!

Personagem B: Pior é Personagem A que trouxe essa grande mochila para guardar os mandamentos de Jesus para ficar no amor! Eu é que estou certa!! Agora, me explica uma coisa Catequista... qual é o fruto? É banana, maça, pera, mamão... ou posso escolher um?

Catequista: Meu Deus!! Que confusão vocês estão fazendo!!! Vou explicar!! Olha só Personagem A, é muito importante guardar os mandamentos. Mas não é para guardar em mochila não. É para guardar no coração. E não só guardar e sim viver os mandamentos, colocá-los em prática!

Personagem A: Deixa eu ver se entendi, eu preciso guardar no coração e colocar em prática?

Catequista: Isso mesmo! E personagem B, quando Jesus falou de plantar e colher o fruto, não significa que devemos sair plantando frutas não. Em primeiro lugar se vivermos os mandamentos, iremos produzir o fruto do amor. Por isso permaneceremos no amor.

Personagem B: Agora estou entendendo. Para produzir o fruto que Jesus nos fala é preciso ser obediente a Jesus e seus ensinamentos, rezar, ir a catequese, pedir para o papai ou a mamãe ler a Bíblia...

Catequista: Exatamente. Vocês entenderam direitinho! Agora, tem algo muito importante que Jesus nos fala. Ele nos chama de amigos, vocês sabem por quê?

Personagem A e B: Não?

Catequista: Porque o servo tem obrigação de obedecer. Então Jesus nos chama de amigo. Pois o que Ele espera que cada um de nós decida obedecer e viver seus ensinamentos. Ele não nos obriga, mas espera a nossa decisão, na liberdade que temos! Entenderam?

Personagem A: Eu entendi! Eu quero me decidir ser amigo de Jesus e viver seus ensinamentos!!

Personagem B: Eu também! Assim iremos produzir o fruto do amor!

Catequista: Que lindo! Vamos pedir que o Espirito Santo nos ajude a sempre escolher viver os ensinamentos, os mandamentos de Jesus e assim produzir o grande fruto do amor. Dessa forma, cada vez mais traremos mais e mais pessoas para serem amigas de Jesus!


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Resultado de imagem para atividade Jesus meu amigo

Para trabalhar este Evangelho, a sugestão é fazer um cartaz escrevendo em cima Jesus, o Meu melhor amigo.
Conversar com as crianças por que Jesus é o nosso melhor amigo. Ir   escrevendo em no cartaz.

Conduzir as crianças a aprenderem que precisamos imitar nosso melhor e maior amigo Jesus para produzir o fruto do Amor.
O Fruto do amor precisa ser produzido para todas as pessoas, principalmente aquelas que temos mais dificuldades de amar!





175736 Cartão Para Dia Das Mães 33 Modelos De Cartão Para Dia Das Mães
http://www.mundodastribos.com/
modelos-de-cartao-para-dia-das-maes.html

Como é dia das mães, podemos fazer um cartão para as crianças darem para suas mães.
Olha que ideia legal!
No cartão pode ser escrito pelas crianças que já sabem escrever. E as que não sabem, elas podem desenhar!





Aproveitando...






Nenhum comentário:

Postar um comentário