segunda-feira, 20 de abril de 2015

Evangelho de João 10, 11-18

Missa de 26 de Abril de 2015

“O BOM PASTOR DÁ A VIDA POR SUAS OVELHAS”


Leituras
Primeira Leitura At 4,8-12
Salmo 117 / 118
Segunda Leitura 1Jo 3,1-2
Evangelho Jo 10,11-18




Mensagem Principal

A Liturgia de hoje nos apresenta o Senhor como o Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas suas ovelhas. Jesus é o modelo de pastor: ele não busca seus próprios interesses; ao contrário, ele dá a sua própria vida a todos aqueles que aceitam sua proposta. Nossas atitudes devem espelhar as atitudes do Mestre. Reflitamos hoje de que maneira cuidamos das necessidades de nossos irmãos, como cuidamos de nosso planeta. Abramos nossos corações para as mudanças necessárias em nossa vida. 


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra com orelha de ovelha e falando apenas em Beeee. Encontra o personagem B.

Personagem B: Olá Personagem A! Que bom que nos encontramos!

Personagem A: Beeee, Be Beee Beeeeeee Bee!

Personagem B: O que é isso Personagem A?

Personagem A: Be, Beeee Bee Beeee Bee Beeeeeeeeeeeeee!

Personagem B: Não estou entendendo nada! Por favor me explique!

Personagem A: Tudo bem! Te explico! Pelo visto você não entendeu nada do Evangelho de hoje!

Personagem B: Acho que não mesmo?! Me ajude!

Personagem A: O Evangelho de hoje começa assim: Jesus disse: Eu sou o bom pastor! Eu conheço minhas ovelhas e elas me conhecem!

Personagem B: Isso eu aprendi sim!

Personagem A: Então, quem são as ovelhas de Jesus? (Pergunta olhando para as crianças)

Personagem B levanta a mão, mas se assusta por que só as crianças levantam a mão!

Personagem B: Nossa, só as crianças são as ovelhas de Jesus?

Personagem A: Vou perguntar novamente! Espero que os papais e mamães também levantem as mãos! Então, quem são as ovelhas de Jesus?

Personagem B: Que lindo!! Todos são as ovelhas de Jesus!

Personagem A: Por isso agora vamos aprender a lição mais importante desse Evangelho! Quem é ovelha de Jesus precisa falar ovelhês! Só Assim Jesus reconhecerá suas ovelhas!

Personagem B: Ovelhês?

Personagem A: Isso mesmo! Quem é ovelha de Jesus precisa falar ovelhês! Se não falar, será ovelha do Marceneiro!

Personagem B: Marceneiro? Como assim? Marceneiro não são as pessoas que trabalham com madeira?

Personagem A: Exatamente! Por isso é que os Marceneiros não comprometidos com as ovelhas! Quando o lobo aparece eles vão embora!

Personagem B: Que confusão você está fazendo!! Eu vou chamar nossa catequista para nos explicar!

(Personagem B sai e Personagem A fica falando)

Personagem A: Isso, vai mesmo! Eu sei que estou certo! Então, todo mundo, vamos todos aprender comigo o Ovelhês!! Repetem comigo! Bee... significa Oi!

Catequista: Oi Personagem A! O Personagem B me explicou tudo!! Realmente você está fazendo uma enorme confusão!!

Personagem A: Sério? Como assim? Não preciso falar ovelhês?

Personagem B: Falei que não era isso!!!

Catequista: Vou explicar! Jesus é o nosso bom pastor e nós somos suas ovelhas! Ele que conduz o rebanho, que mostra o caminho! Por isso precisamos estar perto do nosso pastor, para aprendermos o caminho!

Personagem A: Entendi! Mas como assim somos as ovelhas de Jesus?

Catequista: O verdadeiro pastor conduz, cuida, orienta as ovelhas pelo caminho. Por isso é que as ovelhas olham apenas para o pastor, seguem direitinho o caminho que o pastor mostra. Quando uma ovelha fica doente, o pastor a pega no colo e cuida para que ela melhore. Quando uma ovelha está perdida, o pastor chama sua atenção e mostra o caminho. Jesus se compara a este verdadeiro pastor e nós somos suas ovelhas. Por isso precisamos ter os nossos olhos em Jesus que nos mostra o caminho!

Personagem B: Agora estou entendendo. Então não precisamos aprender nada de ovelhês?

Catequista: Não precisam. Mas precisam falar a língua de Jesus!

Personagem B: A língua de Jesus??

Catequista: Isso mesmo! A língua de Jesus é o Amor! Jesus, como bom pastor que é, nos ama e nos ensina que devemos amar a todos.

Personagem A: Catequista, e o marceneiro, onde entra nessa história? Jesus também não era marceneiro?

Personagem B: Não, Jesus aprender com José a ser carpinteiro.

Personagem A: Mas é a mesma coisa!

Catequista: Não meus amores, vocês estão fazendo uma confusão. O Evangelho fala do mercenário e não do marceneiro.

Personagem A: Ah! Mercenário!! E o que é o mercenário?

Catequista: Mercenário é a pessoa que trabalha apenas por dinheiro. Por exemplo, se o mercenário é contratado para cuidar das ovelhas como o pastor, se vem o lobo ele vai embora. Ele não é comprometido com as ovelhas. Ele se preocupa apenas com o dinheiro. Por isso é que Jesus se compara ao pastor, que dá a vida por suas ovelhas.

Personagem B: Isso Jesus fez por nós, Ele morreu na Cruz para salvar cada um de nós.

Catequista: Isso mesmo Personagem B. Jesus deu a vida por nós e o Pai devolveu a vida a ele na Ressurreição. Por isso é que Jesus é o nosso verdadeiro pastor. Vamos pedir que o Espirito Santo nos mostre como ser ovelhas de Jesus nosso pastor?

Personagem A e B: Vamos!

Catequista: Repete comigo, Espirito Santo me ajude a escutar sempre a voz de Jesus, o meu bom pastor. Me ajude também a falar a língua de Jesus que é o amor. Que eu saiba seguir imitando Jesus. Amém!

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho


Jesus é o nosso verdadeiro Bom Pastor!!
A sugestão para trabalhar esse Evangelho é olhar para Jesus e reconhecer quais características fazem com que Jesus seja nosso Pastor. Essas características também nós, como ovelhas de Jesus, precisamos ter!


Para isso, escolha uma linda figura de Jesus, o Bom Pastor. Mostrar essa figura e conversar com as crianças, perguntando:

- O que Jesus está fazendo nesta foto? E as ovelhas?
- Tem ovelhas longe de Jesus? Conhecemos pessoas, que também são ovelhas, que estão longe de Jesus?
- O que faz com que Jesus seja o verdadeiro pastor?













Depois conduzir as crianças a pensarem nas ovelhas. O que as ovelhas de Jesus precisam fazer? As ovelhas precisam imitar o verdadeiro Pastor.
Pegar imagens de diferentes ovelhas e escrever nelas o que as ovelhinhas precisam fazer, como por exemplo: Ouvir a voz do Pastor, ser obediente.... E pode dizer, as ovelhas são diferentes, por que também nós somos diferentes! Mas todos nós precisamos Seguir Jesus, falar sua língua que é a língua do amor e o imitar!


















Pode ser dado esta figura para que as crianças pintem, levem para casa e expliquem para seus pais o que é ser ovelha do verdadeiro pastor!















E por fim, para que as crianças assumem que são ovelhas de Jesus, pode ser feito mascarás de ovelhas para cada criança!!











3 comentários: