quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Evangelho de João 1, 35-42


Missa de 18 de Janeiro de 2015

JESUS NOS CONVIDA
A SERMOS SEUS TESTEMUNHOS



Leituras
Primeira Leitura 1Sm 3,3b-10.19
Salmo 39 / 40
Segunda Leitura 1Cor 6,13c-15a.17-20 
Evangelho Jo 1,35-42





Mensagem Principal

João Batista, João, André, Simão, Filipe e Natanael descobrem a Jesus. É sempre uma testemunha que aponta Jesus para outra. O que vocês estão procurando? São estas as primeiras palavras de Jesus neste evangelho. Essa pergunta, ele a faz a todos os homens. Nós queremos saber quem é Jesus, e ele nos pergunta sobre o que buscamos na vida.
Os homens que encontraram Jesus começaram a conviver com ele. E no decorrer do tempo vão descobrindo que ele é o Mestre, o Messias, o Filho de Deus. O mesmo acontece conosco: enquanto caminhamos com Cristo, vamos progredindo no conhecimento a respeito dele.
João Batista era apenas testemunha de Jesus, a quem tudo se deve dirigir. João sabia disso; por isso convida seus próprios discípulos para que se dirijam a Jesus. E os dois primeiros vão buscar outros. É desse mesmo modo que nós encontramos a Jesus: porque outra pessoa nos falou dele ou nos comprometeu numa tarefa apostólica.
Jesus sempre reconhece aqueles que o Pai coloca em seu caminho. Ele reconhece Natanael debaixo da figueira e também Simão, escolhido para ser a primeira Pedra da Igreja.
Jesus é o Filho do Homem, a nova ligação entre Deus e os homens.

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra com um mapa na mão.
Personagem B: Olá personagem A! O que você está fazendo?
Personagem A: Estou com um mapa não mão procurando um lugar! (procurando a casa de Jesus)
Personagem B: Como assim?
Personagem A: No evangelho, quando os discípulos encontraram Jesus queriam ir na casa dele... eu acho até que queriam um lancinho, a Mamãe dele deve fazer bolos maravilhosos, né... afinal é a Mamãe do Céu, deve ter as melhores receitas... e Jesus disse, vem ver... Mas ele não fala onde é...
então vim na igreja... porque tenho certeza que é aqui que Jesus mora, você não acha?
Personagem B: Ah eu sei que Jesus mora aqui, mas num sei bem explicar onde...
Personagem A: Precisamos achar! Ih, para quem podemos perguntar?
(entra personagem C)
Personagem A e B: Olha, lá vem o personagem C. Vamos perguntar para ele! Olá personagem C, por acaso você sabe onde Jesus mora? Queremos ser discípulos dele, morar na casa dele.
Personagem C: Mas para ser discípulo dele não precisamos morar na casa dele.
Personagem A e B: Não?
Personagem C: Não! Jesus nos pede que a gente fique no caminho, buscando mais e mais amigos para conhece-lo e mostrando como ele nos ama...
Personagem A: Que legal, então eu posso continuar morando com a minha mãe e meu pai! Eba!
Personagem B: Ufa, que bom, eu amo muito Jesus, mas acho que ficaria com saudades dos meus pais e do meu cachorrinho!
Personagem C: Sim, Jesus quer que a gente fale para todo mundo do quanto é bom ser amigão dele, a começar pela nossa família... mas temos que ir sempre buscando, até quem nem conhecemos. Esta pessoa pode não conhecer Jesus!
Personagem B: Nossa, que perigo! Vai que ela encontre ele no caminho, num vai nem saber que é ele, muito menos vai querer saber onde ele mora... e nem querer ser amigo dele talvez!
Personagem A: É verdade, temos que correr... Vamos lá!


Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho


Esse é um encontro muito importante!

É preciso mostrar para as crianças que ao seguimos Jesus, muitas pessoas virão atrás. É sempre alguém que conheceu Jesus e o segue que apontará o próprio Jesus e seu caminho.



Quem descobre Jesus não fica parado. As nossas atitudes pode ou não levar as pessoas para perto de Jesus.
Para trabalhar esta questão, a sugestão é levar gravuras de atitudes que levam para perto de Jesus e atitudes que afastam de Jesus.

Depois da explicação das gravuras, faça a brincadeira "Siga o mestre".

E termine reforçando a importância de seguir Jesus e que o maior e melhor convite é o testemunho! Temos que transbordar o amor de Deus!


2 comentários:

  1. Mto bom, entrono blog todos os dias para tirar umas ideias para a missa das crianças na minha paróquia! Podia atualizar toda semana, é mto bom,principalmente as musiquinhas! :D

    ResponderExcluir
  2. Ficamos felizes com esta notícia! O blog é atualizado semalmente, postamos a idéia para o evangelho de domingo.

    ResponderExcluir