terça-feira, 25 de novembro de 2014

Evangelho de Marcos 13, 33-37

Missa de 30 de Novembro de 2014



VIGIAI, NÃO SABEMOS QUANDO O DONO DA CASA VIRÁ!

Primeiro Domingo do Advento



Leituras
Primeira Leitura Is 63,16b-17;19b;64,2b-7
Salmo Is 79
Segunda Leitura  1Cor 1,3-9
Evangelho Mc 13, 33-37





Mensagem Principal

Jesus nos pede que sejamos vigilantes. Expectadores da sua graça, mas não uma platéia sem ação! Nos pede atitude! Precisamos estar atentos aos sinais do Reino e além da nossa atenção, precisamos propagar estes sinais aos nossos irmãos. Jesus voltará, esta é a nossa maior esperança! Precisamos refletir sobre a nossa vigilância e o quão efetiva para o Reino e para a salvação ela está sendo,  digo não só a nossa salvação, mas a salvação de todos!
Ideia de roteiro para teatro

Ao caminhar pela rua a catequista avista o personagem A, em cima de uma árvore e usando um binóculo! 
Catequista: O que você está fazendo ai?
Personagem A: Estou vigiando, vi bem quando a senhora parou lá em casa, foi fazer fofoca de mim para minha mãe né? Que injustiça! Eu prometi me comportar...
Catequista: Não, não fui fazer fofoca. Não faço fofoca por que sei que isso é errado e você sabe também...
Personagem A: Ah não? então desculpe, mas me conte sou curioso (a).
Catequista: Fui entregar para sua mãe o convite para o encerramento da nossa novena de Natal. Ela ficou muito feliz!
Personagem A: Mas a Sra não vai me elogiar, dizer que esta orgulhosa de mim? eu estou aqui a horas praticando o evangelho, vigiando todo mundo que passa na rua... nossa vi cada coisa, minha oração hoje a noite vai ter que ser longa... 
Catequista: Você está falando do evangelho de domingo, que nos pede para ser vigilantes?
Personagem A: Sim, isso aí... este mesmo! Tá orgulhosa né... pode falar...
Catequista: Não, querido (a) não é isso que Jesus nos pede!
Personagem A: Como não? Mamãe leu pra mim... e logo eu peguei meu binóculo e vim praticar.
Catequista: A vigilância que Jesus nos pede não é esta! É a vigilância do Amor, vigiar para não sair do caminho que Jesus nos ensinou e mais que isso mostrar a todos o quanto é bom estar juntinho de Jesus e trazer mais pessoas para caminhar com Ele e aguardar que Ele venha, como diz a bíblia e nós cremos, certo?
Personagem A: Certo, é verdade... lá diz que Jesus pode voltar a qualquer momento... nossa que medo, já pensou se ele volta agora e me vê fazendo fofoca! Ai socorro, me ajude a descer...
Catequista: Acalme-se Jesus sabe que erramos, por isso, nos dá o grande presente do perdão... Mas precisamos mudar, porque ele realmente pode chegar e não gostar do que vê... e além disso estamos perdendo tempo... muitas pessoas ainda nem conhecem Jesus!
Personagem A: Tive uma ideia: Vou subir novamente e cada um que passar vou falar assim: Amigo, Jesus ama você. Fique vigilante, precisamos falar dele para todos que conhecemos! - que acha?
Catequista: Muito bem! agora sim, estou orgulhosa! você aprendeu a lição, vigiar é se manter no caminho, não apontar os erros dos outros, mas sim, olhar para os nossos erros e trazer mais amigos para esta linda espera: a vinda de Jesus!

Sugestão de Música

Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este vídeo ensina como fazer um binóculo e para alinhar com o nosso tema deste domingo você pode colar na "lente" uma imagem de Jesus.


Esta foto é dos pés, simbolizando o retorno dele, mas pode ser o rostinho também!
O importante é caprichar no ensino para que os nossos pequenos se tornem grandes vigilantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário