quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Evangelho de Mateus 18, 15-20

Missa de 07 de Setembro de 2014

 "CADA UM DE NÓS É UM PRESENTE PAR AO MUNDO, PARA A PESSOA QUE CONVIVE CONOSCO"

Leituras
Primeira Leitura Ez 33, 7-9
Salmo 94 / 95
Segunda Leitura Rm 13, 8-10  
Evangelho Mt 18, 15-20
Mensagem Principal

Jesus é o Mestre da Justiça, que nos ensina a viver a justiça do Reino na comunidade.
A correção fraterna é o tema desta liturgia. Não é muito fácil corrigir alguém e não é fácil aceitar a correção. É preciso muito jeito para falar algo que achamos que deve ser mudado na vida de alguém. Da mesma forma, a nossa abertura de coração deve ser grande para ouvir algo que precisa ser transformado na nossa vida.
Dom Bosco dizia: "Cada um de nós é um presente para o mundo, para a pessoa que convive conosco". Eu tenho de me abrir como um pacote para que o outro possa usufruir desse presente. Cada um de nós tem de ser presente para a família, para os amigos, no trabalho... Temos de ser presentes de Deus uns para os outros, começando em casa, depois na comunidade. Um presente que causa surpresa, que causa transformação, um presente valioso.
Para ser esse presente, precisamos imitar Aquele que foi o maior e o melhor presente para cada um de nós, Jesus Cristo. Jesus soube ser presente na nossa vida e vem nos ensinar a ser presente na vida dos outros.
Fonte: "Momentos" do Autor Padre Rinaldo Roberto de Rezende


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A entra com uma lista quilométrica nas mãos.
- Personagem B pergunta: que lista é essa?
- Personagem A: Olha só, prestei muita atenção no Evangelho de hoje e resolvi seguir a risca o que Jesus está nos ensinando.
- Personagem B: Nossa que maravilhoso! É assim mesmo que devemos fazer, devemos seguir a risca os ensinamentos de Jesus. Então o que você vai fazer?
- Personagem A: Vou começar. (Começa a falar para a assembléia) Queridos irmãos e irmãs em Cristo. Estou aqui, como diz a palavra de hoje, para contar para a igreja tudo o que o Personagem B fez de errado. Estou cansado de chamar sua atenção. Então estou aqui para contar! (e começa a ler a lista de pecados do personagem B para todos).
- Personagem B: O que você está fazendo? O que é isso?
- Personagem A: Estou fazendo a vontade de Jesus e contando para a Igreja.
- Personagem B: Não é assim!!! E eu vou chamar o Personagem C para te explicar!!
- Personagem C entra com uma caixa de presente nas mãos.
- Personagem B conta tudo para o C. E Personagem A pergunta para quem é o presente.
- Personagem C diz: Personagem A, não é assim que Jesus nos ensina a fazer com os nossos irmãos não!
- Personagem A: Não?? E como é que devemos fazer então?
- Personagem C: Tem um santo maravilhoso, chamado São João Bosco, que diz o seguinte: "Cada um de nós é um presente para o mundo, para a pessoa que convive conosco". Temos de ser presentes de Deus uns para os outros, começando em casa, depois na comunidade, na escola, na catequese... Um presente que causa surpresa, que causa mudança na vida do outro, um presente valioso.
- Personagem A: Agora estou entendendo. Me desculpe Personagem B.
- Personagem B: Claro. E podemos conversar sobre essa lista.
- Personagem C: E para sermos presente na vida do outro, devemos imitar Aquele que foi o maior e o melhor presente na nossa vida. Sabem quem é???
- Personagens A, B, C: JESUS CRISTO.


Sugestão de Música


Quero ser bom

Cantinho da Criança


Quero ser bom, tão bom como é Jesus! (2x)
Eu quero ser bom e saber perdoar,
e a cada novo dia eu não quero mais brigar.
E na minha casa, com quem eu encontrar
eu serei feliz, vivendo a vida com amor.
É porque no Céu não entra o mal.
Só a bondade que há no seu coração.
E lá não existe tristeza e dor, só alegria e amor pra valer.
Ah, eu quero ter, eu quero pra valer,
ter um coração tão bom como é o de Jesus.
Pra isso, eu vou rezar e vou me esforçar
e, a cada novo dia, mais legal eu vou ficar.


Ideia para trabalhar esse Evangelho


O tema de hoje é Ser presente na vida do outro. Depois de contar o Evangelho, é preciso levar as crianças a entenderem que Deus nos dá a vida de presente e que devemos ser presente na vida de todos ao nosso redor.

Para trabalhar esse tema, leve uma caixa de presente bem bonita. Coloque uma etiqueta com o nome de Jesus Cristo!
Então converse com as crianças o porque que Jesus é o melhor e o maior presente nas nossas vidas. Conduza para que eles percebam tudo o que Jesus fez e faz por nós. E vai colocando dentro da caixa de presente.





Para finalizar, agora que aprendemos que somos presentes na vida do outro e que devemos imitar Aquele que foi o maior e o melhor presente para nós, Jesus, entregue esta imagem para cada criança.


Dentro do coração ela vai escrever o que ela precisa para ser esse presente na vida de todos. E depois vai decorar o presente.

Oração:
SENHOR, ENVIA-NOS O TEU ESPÍRITO SANTO, PARA QUE POSSAMOS IMITAR JESUS A SER PRESENTE NA VIDA DE TODOS AO NOSSO REDOR.
AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário