quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Evangelho de Mateus 16, 21-27

Missa de 31 de Agosto de 2014


QUEM DEIXA ALGO POR CAUSA DE JESUS, GANHA MUITO MAIS!

Leituras
Primeira Leitura Jr 20, 7-9
Salmo 62
Segunda Leitura Rm 12, 1-2
Evangelho Mt 16, 21-27

Mensagem Principal

Todos os dias temos que lutar para não nos desviarmos do caminho de Jesus. Ele quer nos ensinar neste evangelho que tudo que deixarmos por sua causa, tudo que nos desvia do caminho, se chutarmos para bem longe, seremos felizes!
O caminho não é fácil, mas caminhar com Jesus é o que nos faz crescer cada dia, aprender e encontrar a felicidade!


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A convida o B para ir para catequese
Personagem B: diz que está com preguiça de ir
Personagem A diz que tem que ir pois é um dia especial e leva um presente para catequista.
Os dois saem rumo a catequese, o personagem B se arrastando de tanta preguiça... mal consegue andar e resmunga que seria muito melhor ter ficado em casa assistindo seu desenho favorito!
Chegando na catequese:
Personagem C (catequista) - está a espera das crianças e fica feliz em vê-los...mas logo percebe a preguiça do personagem B. Então resolve começar o ensino!
Personagem C: Crianças, hoje vamos aprender uma brincadeira nova! Siga o mestre!
Personagem B: Ah nem é nova, eu já conheço e não quero brincar, hoje estou muito cansado!
Personagem A: É ele nem queria vir para a Catequese, veio porque eu insisti!
Personagem C: Mas que bom que vieram e você personagem B pode vencer a preguiça hoje e aprender algo muito legal... este mestre é diferente: é Jesus, o nosso amigão!
Personagem A e B: Oba eu quero seguir Jesus!
Personagem C: Legal, então a primeira coisa que temos que aprender é que não se pode seguir a Jesus só quando se quer, "só quando dá vontade"! Precisamos caminhar com ele todo dia, seguir seus ensinamentos, tudo que Ele nos pediu! 
Deixar de lado a nossa preguiça, nossas vontades muitas vezes!
Personagem B: Ah eu estou envergonhado, me esqueci que a Catequese é uma maneira de seguir Jesus também... e ele me chama toda semana pra vir aqui... eu tenho que vir aprender né!? Estou arrependido! Me desculpe Catequista, desculpe personagem A e obrigada por me ajudar!
Eu quero seguir Jesus!
Personagem A: Ebaa! estou feliz e queria aproveitar para dar este presente pra você Catequista, você que sempre ajuda a gente e deixar de lado a preguiça e seguir Jesus! Muito Obrigada! 
E a gente quer rezar pelo seu dia que foi esta semana (dia 26) e agradecer a Deus!
Personagem B: Muito obrigada, Jesus! 
Personagem C: Obrigada crianças, me emocionei! Que bom saber que vocês aprenderam esta importante lição! Quem deixa alguma coisa por causa de Jesus, ganha muito, muito mais!


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Fazer o jogo da amarelinha. Em cada quadradinho colocar papéis escritos com coisas que é:

Difícil deixar para seguir Jesus: brincar, assistir o desenho favorito, dormir... etc

E coisas fáceis de deixar: assistir jornal, comer alface, fazer tarefa... etc

Toda vez que cair no quadradinho, pega um papel e responde:


Você deixaria isto para: ir a missa? ir a catequese? rezar em família? 

Vai escolhendo e variando as perguntas...
Ao longo da brincadeira deixamos as respostas e depois refletimos.

Mestre mandou


Podemos também brincar de o mestre mandou, como sugere a música:


abraçar meu irmão, dividir o brinquedo, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário