domingo, 21 de novembro de 2021

2º Domingo do Advento - Evangelho de Lucas 3,1-6

Leituras

1ª Leitura Br 5,1-9
Salmo Sl 125,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3)
2ª Leitura Fl 1,4-6.8-11
Evangelho Lc 3,1-6


Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro


PA: Oi PB!

PB: Oi PA tudo bem?

PA: Sim tudo ótimo! Você sabia que eu sou a voz?

PB: A voz? Como assim?

PA: Isso mesmo! Eu sou a voz! E isso é muito importante porque eu tenho que ser ouvida por todo mundo.

PB: Ouvida por todo mundo?

PA: Sim! Todo mundo tem que parar tudo o que está fazendo só para me ouvir porque sou muito importante, afinal sou a voz.

PB: Que voz é essa PA? Você fica aí repetindo que é a voz e essa voz fala o que?

PA: Hummm fala... Bem, essa voz, quer dizer, a minha voz fala que... É... Ah não sei ainda, só sei que é importante e se é importante vou fazer!

PB: Mas se você não sabe o que vai dizer como pode saber que é importante?

PA: Ué porque o padre falou dessa voz na missa, então se o padre falou é importante de verdade.

PB: Já estou até vendo onde isso vai chegar!

C: Olá crianças tudo bem?

PA: Oi Catequista, ainda bem que você chegou. Estava aqui contando para o PB que agora sou muito importante porque sou a voz! Ainda não sei bem o que vou dizer, só sei que tenho que dizer algumas coisas, ou melhor, gritar! É isso PB! Me lembrei! Além de gritar vou ter que viajar, porque o Padre falou que “a voz” grita no deserto e aqui não tem deserto!

PB: Agora que não entendo mais nada!

C: Ah PA! Você está falando sobre o evangelho que diz que João Batista é a voz que grita no deserto para que todos possam preparar o caminho do Senhor!

PB: Ah! Estou começando a entender! Isso eu ouvi! Mas PA chegou falando que era a voz, e que era importante, mas que não sabia exatamente o que tinha de tão importante pra dizer. Se eu soubesse que era a voz de João Batista eu saberia!

PA: Ah, esqueci de falar que era isso!

C: Então crianças, João Batista foi escolhido por Deus para preparar o caminho de Jesus, nosso salvador. Ele anunciava o reino de Deus e pedia que as pessoas mudassem de vida para receber Jesus em seus corações.

PB: E nós também podemos anunciar que Jesus está chegando?

C: Sim crianças! Para isso devemos aceitar percorrer o caminho do Senhor, nos deixar ser mudado por Ele e acolher a sua salvação. Assim, nós podemos ser a voz que grita no deserto e em todo lugar para que as pessoas preparem o coração para receber Jesus.

PA: Mas como podemos preparar nosso coração pra chagada de Jesus?

C: Podemos participar todos os domingos da missa, fazer coisas boas para as pessoas, ajudar quem precisa, ser bons em nossa casa, escola, com nossos amigos, dividir o que nós temos e espalhar a alegria do nascimento de Jesus.

PB: Eu quero me preparar e ajudar todos os meus amigos pra gente fazer uma grande festa pra Jesus!

PA: Ah então você também quer ser a voz junto comigo?

PB: Sim! Quero que todos possam esperar Jesus com a gente!

C: Isso mesmo crianças, temos todos que ser mensageiros da boa nova! Então vamos pedir ajuda para o nosso amigão, o Espírito Santo?
Coloque a mão no coração para fazer essa oração!

Oração

Querido Jesus, aprendi neste dia que devemos preparar o caminho para o Senhor. Esse caminho é o meu coração! Espírito Santo, me ajuda a seguir no caminho de Jesus, acolher a sua salvação, me deixar ser mudado pelo Senhor e ser a voz que ajuda as pessoas a se prepararem para a sua chegada!
Amém

Sugestão de Música





Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1

Confeccionar para crianças um coração de quebra cabeça GRANDE, para que possam juntos montar e ler as frases de ajuda.



Sugestão 2

Buscando uma figura para o tema deste domingo encontramos várias e todas lindas, mas esta nos chamou atenção, vejam:


O que podemos observar nela? João é este barbudo da direita e lá em cima descendo do céu, que é este bebezinho loirinho?
Sim, é Jesus!

E este pessoal ai com eles?
Somos todos nós que preocupados com mil outras coisas esquecemos da nossa real missão: Preparar o caminho para a segunda vinda de Jesus...

E como as pessoas vão querer parar e nos ouvir se nem ao menos sabem o porque da vinda de Jesus, sim da primeira vinda, de tudo que ele viveu, dos seus ensinamentos, do grande amor de Deus por nós, da cruz... e do Espirito Santo que habita no nosso coração...

Nossa quantas coisas para dizer, não é?

Também achamos... e por isso, é preciso entender que isto é urgente!
Vamos lá então para a nossa atividade com as crianças:

1 ) - Imprima ou projete no Datashow esta figura

2 ) - Conduza da mesma forma que fizemos acima, quem é cada personagem? Vá perguntando para as crianças e complementando as respostas delas, conduzindo para a missão: Preparar o caminho do Senhor!

3 ) - Diga quem foi João Batista, conte tudinho e em especial o quanto ele se dedicou a esta missão.

4 ) - Por fim, faça um crachá para cada um assim: NOME + BATISTA como sobrenome, exemplo Miguel Batista! Deixe um quadradinho para que eles desenhem o rostinho deles.
E diga que agora todos foram promovidos e serão responsáveis para preparar o caminho do Senhor, como fez João Batista, que são todos do time dele!
Dê também uma folha e cada um vai desenhar ou escrever seu "plano" como irão cumprir esta missão.

5 ) - Dê também um crachá adicional, este eles vão levar também, o nome vai estar branco, mas o sobrenome deve estar lá...  eles devem escolher alguém para dar, ai vão escrever o nome e dar a pessoa a mesma missão! Precisamos de muita ajuda para preparar o caminho de Jesus!

6 ) - Personalize o crachá... use a sua criatividade! Imagem de João Batista... uma frase da missão! Vale tudo para estimular os pequenos... depois mandem fotos para a gente! Vamos adorar receber!


Nenhum comentário:

Postar um comentário