sábado, 20 de novembro de 2021

1º Domingo do Advento - Evangelho de Lucas 21, 25-28.34-36

Leituras


Mensagem Principal



Vídeo da História do Evangelho





Ideia de roteiro para teatro


PA: Oi PB, tudo bem? Estou muito preocupado hoje!

PB: Tudo bem! Nossa você está mesmo com cara de preocupado! Me conta o que está te deixando assim!

PA: É que eu tenho um amigo da escola, que está muito triste porque o pai dele está desempregado já faz um bom tempo e ele não sabe como pode ajudar o pai.

PB: Nossa! Tadinho? Mas PA, não adianta você ficar preocupado junto com seu amiguinho, você é só uma criança e não pode ajudar mesmo. E outra coisa, nem é seu pai, por que você vai ficar se preocupando desse jeito?

PA: Olha PB, nem parece que você conhece Jesus falando desse jeito!

PB: Como assim?

PA: Claro! Nós já aprendemos na catequese que Deus ama todos os seus filhos e não abandona aqueles que seguem seus ensinamentos. O que me preocupa é que meu amiguinho e a família dele se afastaram de Jesus por causa das dificuldades. Eles deixaram o medo vencer a fé que eles tinham. Eles não estão mais participando da missa, nem da catequese! Preciso pensar num jeito de mostrar o amor de Jesus pra eles e assim eles voltarão a ter esperança de que tudo vai melhorar.

PB: Ah... já sei um jeito? Mas primeiro precisamos pedir a ajuda da nossa catequista.

PA: Então vamos! Preciso muito ajudar meu amigo!

C: Oi PA e PB, estavam me procurando?

PA: Sim, catequista! É que tem um amiguinho meu que não está nada bem. O pai dele está desempregado e toda a família já perdeu a esperança de que as coisas podem melhorar!

C: Nossa, é triste mesmo perder a esperança!

PB: Então PB, sabe a ideia que te falei? Podemos aproveitar o Natal que está chegando para levar o amor de Deus para a família do seu amigo. O que acha?

PA: Puxa! Acho uma linda ideia!

C: Linda ideia mesmo PB. O Natal é a uma grande prova do amor de Deus por nós, afinal é o sinal de que Deus é fiel ás suas promessas. Seu filho amado foi enviado para nos dar a salvação e para isso Jesus foi capaz de morrer por nós. Então não podemos desanimar nunca. Devemos sempre estar atentos a seguir os ensinamentos de Jesus. E qual é o seu principal ensinamento?

PB: Amar o próximo?!

C: Isso! Amar e cuidar dos irmãos que estão sofrendo e precisando de ajuda. Nós somos sinais de Deus aqui na Terra, por isso não podemos ficar parados diante do sofrimento dos outros.

PA: Mas como podemos ajudar então?

C: Você pode levar uma ajuda para seu amiguinho, como alimentos, brinquedos que você não usa mais e o principal... o carinho, que será sinal de que Deus os ama e enviou você para ajudar. Tenho certeza que com esse gestos eles voltarão a acreditar que são amados por Deus e que nunca podem perder as esperanças.

PB: Catequista, podemos ajudar outras pessoas também não é? Quantas famílias estão tristes porque podem passar o Natal sem ter nada o que comer!

C: Claro! Que tal fazermos uma campanha entre as crianças da nossa igreja? Podemos arrecadar muitas coisas para doar às famílias que estão precisando nesse momento.

PA: Imagina quanta gente vai ficar feliz!

PB: E com isso muita gente vai poder sentir o amor de Deus através dos irmãos. E aqueles que já tinham perdido a fé vão voltar a ter a esperança. Esperança que o próprio Deus nos deu quando enviou seu filho no meio de nós.

C: Estamos iniciando o tempo do advento que é o tempo de restaurar a nossa fé no Menino Deus que veio para nos salvar! E seguir os ensinamentos de Jesus é nos preparar também para sua volta.

PA: Olha catequista, eu me lembrei de um ensinamento que tivemos lá na catequese.

C: E qual é PA?

PA: Jesus veio nos mostrar o caminho para salvação não foi? Mas Ele não ensinou que devemos só ficar ouvindo e guardando no coração os ensinamentos Dele. Ele nos mostrou que devemos sempre agir. Amar o próximo não é só dizer eu te amo, mas fazer coisas que deixem nossos irmãos felizes. Isso é o que estamos fazendo não é?

C: Parabéns crianças! Isso mesmo! O evangelho de hoje nos fala para ficar atentos e orar a todo o momento, para termos força de permanecer em pé diante do Filho do Homem que está voltando. Assim não deixaremos que nada desvie o nosso olhar de Jesus.
Vamos colocar a mão no coração para pedir ajuda ao nosso amigão, o Espírito Santo.

Oração

Espirito Santo, ajudai-me a estar sempre atento, com os olhos fixos em Jesus e a ter um coração sempre pronto a levar seu amor para todos aqueles que estão necessitados e que sofrem. Que minha atitude mostre a todas as pessoas o sinal do amor de Deus e do seu cuidado com todos os seus filhos amados.
Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Sugestão 1

Muitas pessoas estão deixando o medo diante das dificuldades as afastarem do amor de Deus!

Converse com as crianças que Deus nos ama tanto que enviou seu filho amado para nos salvar. O povo está vivendo com medo, no meio de tanto pecado. Por isso Jesus foi enviado, para nos mostrar como deveríamos viver o amor e assim sermos muito felizes.

Muitas vezes Jesus envia outras pessoas para nos ajudar como um sinal de que Ele nunca nos abandona.

Faça uma roda com as crianças onde cada uma vai colocar um medo que tem. As crianças que já sabem escrever, poderão escrever sobre esse medo e as outras menores poderão desenhar.

Depois da roda de conversa, cada criança vai pegar o papel de um amigo. Antes de escrever uma ideia que possa ajudar o amigo a vencer e lutar contra esse medo, todos farão uma pequena oração pedindo ao Espirito Santo que as ilumine nas ideias que darão aos colegas.

Cada criança ficará responsável de rezar, durante a semana, pelo amigo que ajudou.


Sugestão 2

Antes de iniciar as atividades é importante explicar sobre a vinda gloriosa de Jesus! Motivar as crianças a imitarem Jesus para que Ele as reconheça como ovelhas suas!

Explicar também o que significa Advento. E pode ser feito esta caixinha do Advento. As crianças podem escrever um propósito para se viver nesta semana do Advento e colocar dentro da caixinha. Pode ser dado este modelo com as velas, ou pode ser um modelo sem a vela. Se for sem a vela, pode ser dado a vela separado para que ela pinte e cole em um lado da caixinha!! Então cada semana do Advento a crianças pintará e colocará uma vela na caixinha.


Sugestão 3




Uma outra sugestão também é trabalhar as principais pessoas do Natal! A sugestão é trabalhar neste primeiro final de semana do Advento o Anjo Gabriel! Então contar a história do Anjo, que Ele apareceu para Maria e para José, obedecendo uma ordem de Deus!!! Então pode dar um desenho para que Eles levem para casa!!
No Segundo final de semana do Advento, pode trabalhar sobre Maria. No terceiro pode ser José. E no quarto Jesus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário