sábado, 21 de março de 2020

Evangelho de João 11, 1 - 45

Resultado de imagem para jesus ressuscitou lázaro dese
Missa de 29 de março de 2020.

5o DOMINGO DA QUARESMA 


Leituras
Primeira Leitura Ez 37,12-14
Salmo 129,1-2.3-4ab.5-6.7-8 (R.7)
Segunda Leitura Rm 8, 8-11
Evangelho Jo 11,1-45
Fonte: Liturgia Diária CNBB

Mensagem Principal

Ao ressuscitar Lázaro Jesus se revela como aquele que veio para nos trazer vida plena. Na escuta e prática de sua Palavra encontramos a vida, isto é, aprendemos a servir. A boa notícia anunciada por Jesus nos faz perceber que para ter vida é preciso partilhar a vida, como Ele fez e nos ensina a fazer. O Espírito Santo que mora em nós faz-nos membros de Cristo e portadores dos seus gestos para espalhar no mundo a vida que traz alegria e manifesta o Reino de Deus no aqui e agora de nossa história.
Fonte: Folheto Nova Aliança 

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

Neste 5º Domingo da Quaresma, a liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.
Na primeira leitura, Jahwéh oferece ao seu Povo exilado, desesperado e sem futuro (condenado à morte) uma vida nova. Essa vida vem pelo Espírito, que irá recriar o coração do Povo e inseri-lo numa dinâmica de obediência a Deus e de amor aos irmãos.
O Evangelho garante-nos que Jesus veio realizar o desígnio de Deus e dar aos homens a vida definitiva. Ser "amigo" de Jesus e aderir à sua proposta (fazendo da vida uma entrega obediente ao Pai e um dom aos irmãos) é entrar na vida definitiva. Os crentes que vivem desse jeito experimentam a morte física; mas não estão mortos: vivem para sempre em Deus.
A segunda leitura lembra aos cristãos que, no dia do seu Batismo, optaram por Cristo e pela vida nova que Ele veio oferecer. Convida-os, portanto, a ser coerentes com essa escolha, a fazerem as obras de Deus e a viverem "segundo o Espírito".
Fonte: Dehonianos

Ideia de roteiro para o teatro

PA entra com a cara emburrada.

PA: Oi PB! Oi crianças!

PB: Oi PA! Porque você está com essa cara meio brava?

PA: PB, você não vai acreditar! Minha mãe ficou super brava comigo porque eu estava super atrasada pra catequese e queria tomar um café com calma antes de ir. Imagina só! Queria que eu fosse sem nem comer nada.

PB: Mas ela ficou brava só porque você queria tomar café?

PA: Não PA! Ela ficou brava porque eu disse que se Jesus é um atrasadinho eu também podia ser!

PB: PA! Você disse isso de Jesus?

PA: Eu disse ué! Você não sabia que ele atrasou tanto pra chegar na casa de Marta e Maria que o irmão delas que estava doente até morreu!

PB: PA! Você está falando que a culpa é de Jesus?

PA: Não PB. Mas que ele atrasou atrasou.

PB: Não PA! Aposto que tinha um motivo bem sério pra ele ter demorado pra ir.

PA: Então PB eu também tinha um motivo sério! Se eu fosse pra catequese de barriga vazia não ia prestar atenção em nada.

PB: Olha a catequista ali! Vamos perguntar pra ela porque Jesus chegou atrasado para ver Lázaro.

PA: Viu! Concordou comigo... Jesus era atrasadinho!

PB: Oi Catequista! PA estava falando que Jesus era atrasadinho! Que foi atrasado para ver Lázaro, mas eu falei que com certeza ele tinha um bom motivo!

Catequista: Olá crianças! Bom PB! É isso mesmo! Jesus aproveitou a situação de Lazaro para que mais pessoas acreditassem nele.

PA: Não entendi catequista!

Catequista: Lázaro estava muito doente! As irmãs dele, Marta e Maria mandaram chamar Jesus pois elas acreditavam que Ele era o Messias enviado por Deus. Muita gente não acredita e não tinha a fé como a dessas mulheres. Quando Jesus chegou lá, Marta e Maria disseram que se Ele tivesse vindo antes Lazaro não teria morrido.

PA: Então Jesus se atrasou mesmo!

Catequista: Não PA! Como Lázaro já tinha morrido ha 4 dias, quando Jesus fizesse o milagre as pessoas acreditariam Nele e saberiam que Ele era o enviado de Deus. E assim aconteceu!
Muitas pessoas ao verem Jesus orar ao Pai e depois chamar Lázaro para fora do seu túmulo e ele sair tiveram fé e acreditaram em Deus.

PB: As irmãs de Lázaro já acreditavam né Catequista?

Catequista: Sim PB! Elas amavam muito Jesus e acreditavam Nele e aquela era uma família que Jesus amava muito também. Jesus também chorou por Lázaro antes dele ressuscitar.

PA: Porque as irmãs de Lázaro pensaram que se Jesus tivesse lá, ele não teria morrido?

Catequista: Ah PA! Elas conheciam Jesus e acreditavam que Ele era o Messias enviado por Deus para trazer a Salvação, portanto Ele poderia impedir a morte. Mas Jesus quis mostrar que Ele pode vencer até mesmo a morte e que aqueles que acreditam Nele terão a vida eterna. Jesus é a ressurreição e a vida!

PA: Agora entendi! Ele não é nada atrasadinho, mas realiza os planos de Deus no momento certo!

Catequista: Isso mesmo PA! O gesto de Jesus fez com que muitas outras pessoas acreditassem Nele.

PB: E nós que somos amigos de Jesus temos a certeza da vida eterna dado por Ele.

Catequista: Isso mesmo crianças!  Jesus nunca nos abandona mesmo quando pensamos que Ele não vem. Mas percebam, temos que fazer a parte que nos cabe e deixar o impossível para Deus agir... E sempre lembrar que Ele sabe qual o melhor momento.




Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho


Material para a dinâmica: Vendas e guloseimas

Para esse evangelho podemos trabalhar a confiança em Deus! Trabalhar a ideia de que aquilo que não está sob nosso controle deve ser entregue nas mãos de Deus e devemos confiar... confiar cegamente!


Então, a ideia é vendar as crianças, explicando que muitas vezes não enxergamos saída para nossos problemas e dilemas; muitas vezes, após já termos feito tudo que estava ao nosso alcance não encontramos uma solução para resolver aquilo que nos preocupa!

E que devemos fazer quando já não há saída, quando já não há solução??? Desanimar? Desistir? Ou confiar? Acreditar? Ter fé e entregar tudo nas mãos de Deus???

Após essa reflexão pergunte para as crianças: Vocês confiam em Deus? Confiam cegamente? Então se confiam, abram a boca!!!

E então, mesmo que desconfiadas ou temerosas, as crianças abrindo a boca recebem a grata surpresa de ganharem uma guloseima em suas boquinhas!!!

Conclui-se a dinâmica refletindo sobre o quão maravilhoso Deus é conosco! Que quando confiamos e nos entregamos Ele sempre nos surpreende e nos dá muito mais do que precisamos! Basta fazermos a nossa parte!

Oração


Senhor Jesus que eu possa confiar em ti todos os dias e entender que na hora certa o Senhor age em nosso favor. Me ajude a confiar e aumenta minha fé para que eu possa viver contigo a vida eterna. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário