sábado, 8 de fevereiro de 2020

Evangelho de Mateus 5, 17-37


 Resultado de imagem para Jesus e os mandamentos desenho

Missa de 16 de fevereiro de 2020


6o DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras
Primeira Leitura Eclo 15,16-21
Salmo 118/119
Segunda Leitura 1Cor 2,6-10
Evangelho Mt 5,17-37

Fonte: Liturgia Diaria CNBB

Mensagem Principal

Nesta liturgia somos convidados a refletir sobre os mandamentos de Deus, que não devem ser vividos apenas como o cumprimento de normas, mas como uma opção de vida daquele que assume o projeto de Deus. O cristão busca em seu cotidiano a prática da bondade e da justiça, pois aqueles que de fato amam a Deus e ao seu próximo participam da sabedoria divina. Devemos nos deixar guiar pelo Espírito Santo para vivermos a vontade de Deus e nos assemelharmos a Cristo.

Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


A liturgia de hoje garante-nos que Deus tem um projeto de salvação para que o homem possa chegar à vida plena e propõe-nos uma reflexão sobre a atitude que devemos assumir diante desse projeto.
Na segunda leitura, Paulo apresenta o projeto salvador de Deus (aquilo que ele chama "sabedoria de Deus" ou "o mistério"). É um projeto que Deus preparou desde sempre "para aqueles que o amam", que esteve oculto aos olhos dos homens, mas que Jesus Cristo revelou com a sua pessoa, as suas palavras, os seus gestos e, sobretudo, com a sua morte na cruz (pois aí, no dom total da vida, revelou-se aos homens a medida do amor de Deus e mostrou-se ao homem o caminho que leva à realização plena).
A primeira leitura recorda, no entanto, que o homem é livre de escolher entre a proposta de Deus (que conduz à vida e à felicidade) e a auto-suficiência do próprio homem (que conduz, quase sempre, à morte e à desgraça). Para ajudar o homem que escolhe a vida, Deus propõe "mandamentos": são os "sinais" com que Deus delimita o caminho que conduz à salvação.
O Evangelho completa a reflexão, propondo a atitude de base com que o homem deve abordar esse caminho balizado pelos "mandamentos": não se trata apenas de cumprir regras externas, no respeito estrito pela letra da lei; mas trata-se de assumir uma verdadeira atitude interior de adesão a Deus e às suas propostas, que tenha, depois, correspondência em todos os passos da vida.

Ideia de roteiro para teatro

PA entra com cara de bravo!

PB: Oi PA! Que cara é essa?

PA: Estou muito bravo hoje! É melhor você nem falar comigo!

PB: Nossa! Mas o que te deixou tão bravo assim?

PA: Briguei com meu irmão, aí fiquei com muita raiva e quebrei um brinquedo dele. Depois disso quem ficou brava foi minha mãe e então quando ela brigou comigo xinguei ela também!

PB: Nossa PA! Isso é muito sério! Coitado de você! Vai ficar queimando no fogo!

PA: Vou o que? Você está louco?

PB: Não! Ouvi no Evangelho que dizia que quem faz essas coisas ruins vai ficar queimando no fogo!

PA: É sério isso? Já estou condenado?

PB: Eu acho que sim! Mas vamos procurar a Catequista! Ela vai saber te ajudar!

PA: Ah vamos logo então por favor! Não quero ficar fora do Céu não!

Catequista: Oi crianças! Que caras são essas?

PB: Ai Catequista! O PA precisa da sua ajuda! Ele já está condenado! Vai ficar fora do céu!

Catequista: Que isso PB! De onde você tirou tudo isso?

PA: Ai Catequista pior que é verdade! Briguei com meu irmão, quebrei o brinquedo dele, xinguei a minha mãe! Já era! Já estou condenado!

Catequista: Olha PA! O que você fez não foi legal, mas não é assim que acontece!

PB: É sim Catequista! Ele não seguiu os mandamentos. Tem mandamento que fala que tem que respeitar os pais imagina o que acontece se xingar a Mãe!

Catequista: Calma crianças! Não façam confusão com o Evangelho!

PA: Ah Catequista o PB não tinha falado nada de mandamentos! Eu não segui mesmo não! Nem sei o que são mandamentos!

Catequista: Então PA! Os mandamentos são as Leis de Deus que orientam como seu povo deve caminhar. Se aderimos ao projeto de Deus, caminhamos com Ele da forma que Ele nos orienta. Algumas pessoas achavam que Jesus veio destruir a antiga Lei, mas não foi isso! Jesus veio para ser nosso modelo nessa caminhada.

PB: Então Catequista! A Lei continua valendo! Já era PA!

Catequista: PB para com isso! Jesus nos ensina a amar e perdoar! Por isso, Ele ensinou que as leis sem misericórdia perde sua força e se torna opressora. Deve agir seguindo a lei com o coração de Jesus. PA teve um comportamento que não foi legal, mas ele deve pedir desculpas à quem ele chateou e cultivar a misericórdia. Isso é agir com o coração Jesus!

PA: Ai Catequista que bom que tem jeito então! Ufa!

Catequista: Sim PA! Não podemos nos esquecer do exemplo de Jesus. Se somos seus discípulos, e fazemos como Ele, viveremos a misericórdia que Ele nos ensinou. Não rezamos no Pai nosso: perdoar as nossas ofensas assim como nós perdoamos aqueles que nos tem ofendidos. PA precisa pedir perdão a quem ele ofendeu. Se vivermos os seus mandamentos não vamos fazer coisas que machucam as pessoas e assim estaremos fazendo aquilo que Deus nos ensina na sua palavra.

PB: Nossa PA! Me desculpa por assustar ainda mais você!

PA: Tudo bem PB! Você também não sabia como era! O Importante é que agora podemos seguir o exemplo de Jesus e viver como Ele nos ensina. Vou pedir perdão para minha mãe e meu irmão.

Catequista: Isso mesmo crianças e isso é ser Cristão, viver conforme o Exemplo de Cristo. E nunca se esqueçam que os mandamentos são as luzes que iluminam nossa caminhada rumo ao Céu.

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho




Fonte: Tia Paula
Oração

Querido Jesus que possamos seguir as leis de Deus sem nunca deixar de ter um coração misericordioso e que leva seu amor. Amém



Nenhum comentário:

Postar um comentário