sábado, 18 de fevereiro de 2017

Evangelho de Mateus 6,24-34

Missa de 26 de fevereiro de 2017
        

8º DOMINGO DO TEMPO COMUM “DEUS JAMAIS SE ESQUECE DE NÓS!”

Leituras
Primeira Leitura Is 49,14-15
Salmo 61/62
Segunda Leitura 1Cor 4,1-5
Evangelho Mt 6,24-34

Mensagem Principal: Alegremo-nos todos no Senhor, que nos reúne em seu amor para esta celebração eucarística. Na liturgia de hoje, somos convidados a renovar nossa confiança na providência de Deus que, em sua infinita sabedoria, conhece bem as nossas necessidades e sabe perfeitamente do que precisamos. Especialmente nos momentos de preocupação e angústia, é preciso que coloquemos nosso coração em Deus, na certeza de que Ele nos ama, é rico em bondade e caminha sempre conosco. (Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Eu tomei uma grande decisão, amigo!

Personagem B: É mesmo que decisão?

Personagem A: Uma decisão sobre a minha vida profissional!

Personagem B: Ah é, já decidiu o que vai ser quando crescer então?

Personagem A: Já!

Personagem B: Então, me conta... nossa, eu sou tão indeciso com isso! Conta, conta!

Personagem A: Eu vou ser rico!

Personagem B: Ah amigo... isso não é profissão... e isso já sabia que vc queria.... como vai ser rico!

Personagem A: Fácil... como você sabe eu tenho já 5 porquinhos das minhas econômias, eles vão aumentar quando eu colocar no banco, vão render muito dinheiro, eu também sou o mais inteligente da nossa turma, tiro as melhores notas e sou o melhor nos esportes, também sou o mais bonitão... e as meninas vivem querendo que eu dance com elas nas festinhas... Em resumo... tenho muito sucesso... por isso já sei... Vou ser rico!

Personagem B: Sucesso?

Personagem A: É, eu tenho tudo que preciso para ser rico e muito feliz!

Personagem B: É, eu não consegui ainda pensar isso da minha vida... acho até que sou bem azarado... quem sabe um dia...

Personagem A: Ah amigo... isso não é para qualquer um, mas pense assim, ter um amigo rico e de sucesso já é uma grande coisa e você sabe que é de verdade meu amigo do coração!

Personagem B: É sei sim...

Personagem A: Pois então, bom eu vou para casa, tenho muito a me preocupar com o meu brilhante futuro! estou anotando no cardeninho tudo que vou precisar fazer para atingir a minha meta! Quer ir comigo, amigo? posso te ensinar muitas coisas!

Personagem B: Não, eu ainda não fui a missa... vou indo para casa tomar um banho e me arrumar, hoje tem a quermesse para ajudar o asilo também, mamãe vai ficar na cozinha depois e eu vou ajudar o papai com a venda das fichinhas...

Personagem A: Entendi... hoje não vou a missa não... não terei tempo... ah e avisa por favor o padre que eu dei meu nome para ajudar, mas não vou poder... ah... pode falar para ele que é dor de barriga...rs

Personagem B: Eu não vou mentir para o Padre não!

Personagem A: Ai que invejoso...eu aqui todo preocupado e você não vai poder me fazer este favor?

Personagem B: Não vou mesmo!

A Catequista observa a discussão e se aproxima a caminho da Quermesse.

Catequista: Meninos, que gritaria é essa? estão brigando?

Personagem A: É este invejoso!

Personagem B: É este egoista mentiroso!

Catequista: Meninos, não façam isso vocês bem sabem que brigas não é a vontade de Deus para a nossa vida e vocês são tão amigos... o que aconteceu?

Personagem B: Não quero ser amigo de alguém assim, tô muito chateado!

Personagem A: Ai, ai... só porque estou fazendo meu planejamento de ser rico! e estou no caminho certo!

Personagem B: Caminho certo? deixando de ir a missa e no seu compromisso da quermesse para ficar com estes planinhos bobos?

Catequista: Planinhos?

Personagem A: Sim, planinhos e não são bobos... eu agora preciso me preocupar com tantas coisas: como me visto, como farei render o meus porquinhos, em que boa escola vou estudar, qual das meninas vou namorar e casar.... tantas coisas... não tenho tempo hoje...talvez no próximo fim de semana...

Catequista: Pena você não poder ir a missa hoje... vai perder uma bela historia que iria ajudar muito nos seus planos...

Personagem A: Ah é... nossa, então eu vou... será que tem problema ir assim mesmo sem tomar banho? acho que não né... Jesus não se importa...

Personagem B: Ai, ai... além de tudo será porquinho agora!

Personagem A: Não é nada disso, é que moro longe... você sabe... ai vou perder a missa não posso!

Personagem B: Ah... agora não pode né...

Durante a missa o personagem A e B prestam muita atenção nas palavras do Padre... e ao sair a celebração.

Personagem A: Amigo, espere ai...

Personagem B: Estou atrasado... preciso ir ajudar lá na barraca!

Personagem A: Calma, eu vou também... só quero te falar uma coisa antes...

Personagem B: Vai também?

Personagem A: Sim... estou envergonhado... na missa de hoje eu aprendi que estou totalmente errado nos meus planos. Eu não vou mais me preocupar assim com estas coisas... aliás, nem quero mais isso!

Personagem B: Não?

Personagem A: Não, eu entendi que Deus já me dá tudo que eu preciso e cuida de mim todo dia... não faz sentido ficar me preocupando em querer mais e mais... e nem ter tempo para ele!

Personagem B: Que bom que você entendeu isso, amigo... eu também pensei muito nas minhas preocupações,  o desemprego do papai, que não vou ter a minha festa de aniversário e talvez nem presente e ouvir a mamãe preocupada que as coisas do supermercado estão muito caras... TUDO isso Deus está cuidando...

Personagem A: Sim, sim... ele nos ama MUITO!

Personagem B: Sim, sempre cuida de nós... de tudo que trazemos no coração... e você vai desistir de ser rico, amigo?

Personagem A: Não, eu já sou rico! e você também amigo! Temos Jesus como nosso, amigão... Deus sempre cuida de nós e de tudo! Vamos lá ajudar na barraca!

Personagem B: Vamos, vamos cuidar das coisas Dele, das coisas de Deus e Ele cuidará das nossas!

Sugestão de Música

Para confiar, precisamos entender este amor tão GRANDE.



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos instigar nas crianças esta reflexão:


Deixe fluir as respostas e depois introduza os "porquês" e "pra que" e "como será"... abordando o trabalho, a família, o $, enfim as preocupações...

E depois pergunte: "Nossa com tantas ocupações e coisas para fazer será que vocês conseguirão vir a missa? será que terão tempo para Jesus? Será que vão lembrar de conversar com ele num dia assim tão corrido?

Finalize a reflexão falando da importancia de não se esquecer que Deus cuida de todas as nossas necessidades, Ele vai nos ajudar a trilhar os melhores caminhos, mesmo que de cara não seja aquele que pensamos que seria o nosso caminho, Deus sabe mais, sabe TUDO. Temos que confiar

Temos que lembrar também que o que sobra na nossa mesa, no nossos armários de roupas e brinquedos, falta na vida do meu irmão... e isso não é vontade de Deus.

Precisamos confiar que este grande amor é para nós e para TODOS, E é nossa missão fazer isso acontecer... esta é a vontade maior de Deus.
Oração

Amigo Jesus, que em confie no amor de Deus mais que tudo! Que não me esqueça disso e mostre para todo mundo também. Amém!







2 comentários:

  1. lindo, amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho da sua mensagem!
      Que Deus continue te abençoando!
      Abraço Fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir