sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Evangelho de João 1, 29-34

Missa de 15 de janeiro de 2017

2o Domingo do Tempo Comum
"Com prazer faço a vossa vontade"
                                               
Leituras
Primeira Leitura Is 49, 3.5-6 
Salmo 39-40
Segunda Leitura  1 Cor, 1, 1-3
Evangelho Jo, 1, 29-34

Mensagem Principal
A liturgia de hoje nos apresenta a questão da vocação e nos convida a situá-la no contexto do projeto de Deus para a humanidade e para o mundo. Deus tem um projeto de vida plena para oferecer aos que criou e ama; e elege pessoas para serem testemunhas desse projeto para a história e no tempo. Esses eleitos somos nós, se aderirmos ao seu convite. Neste domingo junto com João Batista, testemunhamos que Jesus é o verdadeiro filho de Deus, que elimina o pecado do mundo com a dia morte na cruz e batiza com o Espirito Santo por causa da ressurreição. Celebremos a Páscoa de Jesus Cristo que se revela em todas as pessoas que testemunham sua fé a favor do irmão. (Fonte: folheto Nova Aliança)
 

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

 
(Fonte: folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: béee, béee... que bom que você está aqui amigooo... béee, béee

Personagem  B: Nossa, por que você está vestido assim de ovelha...

Personagem A: Não sou ovelha ainda, sou cordeirinho...

Personagem B: Tá... e por que tá vestido assim? tá muito calor... você vai passar mal...

Personagem A: Ai, na verdade já estou passando... é quente mesmo esta roupinha... eu peguei emprestada do teatrinho de Natal... mas ninguém viu... é um empréstimo secreto!

Personagem B: Você roubou a roupa da sala da catequese... que absurdo!

Personagem A: Não, que é isso... cordeirinhos não fazem isso... eu fiz um empréstimo secreto, já vou devolver... só queria entender melhor como é ser cordeiro... você sabe que Jesus já se vestiu de cordeirinho também?

Personagem B: Nossa, você tá delirando de calor... tira já esta roupa!

Personagem A: Não, para... você não prestou atenção no evangelho? Lá diz: Jesus, o cordeiro de Deus!

Personagem B: Sim, mas não quis dizer que Jesus se vestiu de cordeiro!

Personagem A: Ah não? pensei que sim, pensei que fosse até uma ideia que ele teve para não matarem ele... mas depois foi obediente, tirou a roupa de cordeiro, vestiu a roupa de Jesus mesmo e se entregou... coitadinho!

Personagem B: Meu Deus, como você faz confusão... Jesus nunca se vestiu de cordeiro!

Personagem A: Ah perai... nunca é muito forte dizer... nem no teatrinho de Natal lá da igreja do bairro dele? toda criança começa assim, primeiro é cordeirinho, depois que a tia dá mais responsabilidade...

Personagem B: Amigo, Jesus é o personagem principal do teatro de Natal, lembra, o Natal acontece por que ele nasceu... ele nunca fez teatrinho de Natal...

Personagem A: Ai meu Deus, então porque o João do evangelho falou isso? e pior toda missa o padre fala, "eis o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo"! Nossa, tô muito confuso agora...

Personagem B: Eu sei a resposta, já pesquisei sobre isso!

Personagem A: Pesquisou? ah então você também teve dúvidas...

Personagem B: É tive, não taaaantaaaas assim nem tão confusas mas tive... ai pesquisei e depois fui falar com a nossa catequista...

Personagem A: Ah então me conte por favor...

Personagem B: Jesus é chamado cordeiro de Deus porque foi obediente e se entregou ao que Deus quis para ele, morrer para nos salvar... não foi fácil, ele teve medo, ficou com muito medo mesmo, mas confiou que Deus tinha um porque em tudo isso, e fez tudo como tinha que ser. Ele acreditou que era para o bem maior e que Deus nunca iria abandona-lo, como um pai maravilhoso um pastor.

Personagem A: Ah eu sei o que é Pastor, é aquele que cuida dos cordeirinhos... de guia eles... como Deus faz mesmo com a gente... faz sentido!

Personagem B: É faz todo sentido! E João continuou falando assim para que a gente aprenda esta lição com Jesus, de ser obediente a vontade de Deus e confiar no que Ele tem para nós, e mais que tudo que a nossa vida seja um exemplo para trazer mais amigos para conhecer Jesus!

Personagem A: Nossa amigo, que legal... você aprendeu mesmo uma coisa bem legal e já tá fazendo o que João nos ensinou no evangelho, já me contou e eu já entendi tudo! Obrigada!

Personagem B: De nada, amigo... Que possamos todos os dias aprender mais com Jesus e ensinar mais pessoas, mostrar o amor dele... essa é nossa missão... temos que fazer um grandeee rebanho que vai direto para o céu!

Personagem A: Nossa, preciso devolver logo esta roupa... senão não vou poder fazer parte do rebanho do céu!

Personagem B: Corre lá, amigo!


Sugestão de Música

É tempo de anunciar! Vamos lá? Peça força ao Espirito Santo, nosso amigão!

 
Ideia para trabalhar esse Evangelho


Afinal quem é o cordeiro, este animalzinho simpático? e por que Jesus é chamado cordeiro de Deus?
 
 
O cordeiro é um animalzinho dócil, criado em campos e guiado por pastores em grandes rebanhos, um animalzinho que gosta de viver em família e é muito obediente, sempre obedece o seu pastor.
 
Ele também tem uma característica que muito nos ajuda... ele fornece lã para fazer roupinhas no frio é de lá que saem nossos agasalhos quentinhos!
 
Jesus é chamado cordeiro de Deus pois foi dócil, obediente ao plano de Deus para nós, Ele deveria vir ao mundo, sofrer como homem comum, ter morte dolorosa para nos redimir dos nossos pecados.
Jesus, aceitou a ordem de Deus, teve medo sim, mas foi obediente e tinha certeza que Deus cuidaria Dele, como um bom pai, um bom pastor... Ele se entregou.
 
Jesus foi muito corajoso!
 
O que temos para aprender com este ensinamento? o que eu preciso mudar em mim para que eu também possa ser dócil e obediente?
 
No que isso vai me ajudar a trazer mais amigos para Jesus?
 
 
 
Oração
Jesus querido, que cada dia mais cresça no meu coração a vontade de te servir, de trazer mais amigos para pertinho do seu coração, de mostrar o seu amor para todos que não te conhecem. Amém.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário