Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

domingo, 28 de agosto de 2016

Evangelho de Lucas 14, 25-33

Missa de 04 de setembro de 2016



23º DOMINGO DO TEMPO COMUM SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA 
                                               
Leituras
Primeira Leitura Sb 9,13-18
Salmo 89/90
Segunda Leitura  Fm 9b-10.12-17
Evangelho Lc, 14, 25-33

Mensagem Principal
Sejam todos bem-vindos irmãos e irmãs em Cristo Jesus para esta Celebração Eucarística. É com muita alegria que, hoje, iniciamos com toda a Igreja no Brasil o mês dedicado à Palavra de Deus. Que possamos todos nós, mergulhados no desejo de nos aprofundarmos cada vez mais na Sagrada Escritura, abrir o coração e a mente para tudo aquilo que Deus tem a nos dizer. A liturgia deste domingo é um convite para que sejamos seus discípulos. No entanto, a opção pelo Reino de Deus é um caminho de renúncias e sofrimentos. Tudo isso é fruto de um amor doação da própria vida em prol do Reino de Deus na terra.(Fonte: folheto Nova Aliança)

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!




Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Olá amigo! Olha o que eu trouxe para a gente brincar hoje!

Personagem B: Você trouxe a bíblia? mas isso não é brincadeira não...

Personagem A: É verdade, você está certo... na verdade eu trouxe porque queria te mostrar uma coisa que aprendi esta semana com a minha vovó.

Personagem B: Hum, que interessante... ela te contou uma historinha da bíblia, amigo... eu adoro!

Personagem A: Não, não ela me contou a historinha da Bíblia...

Personagem B: Foi o que eu disse...e de que personagem é?

Personagem A: Não, amigo, o que vou te dizer é a historinha dela mesmo... da Bíblia!

Personagem B: Nossa e como a sua vovó sabe isso, quantos anos ela tem? deve estar mesmo muito velhinha... ela tava lá quando escreveram tudo? conheceu os moços que escreveram? ai agora to curioso. Conta logo!

Personagem A: hahaha... não, amigo... minha vovó é velhinha sim, mas não conheceu os que escreveram a Bíblia não... e nem tava lá... é que ela gosta muito de estudar, já leu a bíblia toda, vai muito na missa, faz cursinhos de leitura da bíblia e ela ama rezar... é muito rezadeira a vovó!

Personagem B: Nossa, minha vovó também é muito rezadeira... acredita que ela reza todo dia... mas não lê mais a bíblia, tá ceguinha...

Personagem A: Bom, mas então a minha vovó me disse que foi Deus pai que inspirou, que a ideia, que contou no coração das pessoas que escreveram a bíblia cada historinha. Cada palavra da Bíblia....

Personagem B: Nossa, tinha que ser Deus mesmo né... porque a bíblia é muito grossa, gigante, tem  muita história lá... só Deus mesmo pra lembrar de tudo!

Personagem A: Vovó me disse que lá encontramos tudo para ser feliz!

Personagem B: Tudo para ser feliz?

Personagem A: Sim, por exemplo ela contou que logo que casou com o vovô, eles passaram por uma grande dificuldade, vovô perdeu o emprego e ela já tinha 5 filhos.


Personagem B: Nossa, 5 filhos logo que casou! Caramba!

Personagem A: Sim, inclusive o meu papai... ai ela já tinha o hábito de ler a bíblia toda a noite e ela disse que rezava e depois lia e que lá os 2 encontraram forças para continuar lutando, disse que lá tinha um texto bonito que dizia assim: "o Senhor é meu pastor e nada me faltará".

Personagem B: Que bonito! Como os pastores que cuidam das ovelhinhas, Deus cuida da gente! como aprendemos na Catequese.

Personagem A: Isso mesmo, ai eles liam sempre aquela passagem, foram tempos dificeis, vovó contou, disse que as vezes não tinham dinheiro nem para a comida, mas sempre aparecia alguém para ajudar... um vizinho levava  um saco de feijão, outro ovos e até uma amiga que sempre mandava bolo para as crianças. Ela fica até emocionada de contar.

Personagem B: Nossa, amigo eu imagino. E ai... seu vovô conseguiu emprego logo?

Personagem A: Não, muito logo... 1 ano depois... e foi em outra cidade... não dava para vir para casa todo dia, só de 15 em 15 dias....

Personagem B: Nossa... eu ia morrer de saudades...

Personagem A: Sim, eles ficavam com saudades do vovô mais acreditavam que ele precisava ir, afinal precisava sustentar a família e acreditavam que aquele emprego novo era um presente de Deus. Minha vó conta que o patrão do vovô era muito bondoso, um homem de Deus e os ajudaram muito.

Personagem B: Na bíblia fala mesmo que o homem deve cuidar da sua família...

Personagem A: E vovô, foi transferido depois de 6 meses para a cidade onde moravam, a empresa abriu nova sede lá e o dono colocou ele como chefe, pois ele era dedicado e fazia um ótimo trabalho.

Personagem B: Que ótimo...

Personagem A: Vovô sempre trabalhou muito, mas vovó conta que nunca deixou as coisas de Deus de lado, contou que liam a bíblia todas as noites juntinhos, quando colocavam os 10 filhos para dormir...

Personagem B: 10 filhos... seu pai tem 9 irmãos?

Personagem A: Ele tem... ela conta também que eles rezavam juntos, sempre íam a missa com a criançada, e vovô era o homem mais generoso que conheceu, ele não acumulou riquezas, ao contrário cuidou de sua família com amor e ajudou todo mundo que precisava, todo mundo mesmo. Era um homem bom...

Personagem B: É minha vovó também conheceu sua família e disse mesmo que seu avô era assim, falou que ele ajudou muito um Sr. doente, que pagou os remédios, a cirurgia e ajudava a família enquanto o o Sr se tratava em outra cidade. Que bonito.

Personagem A: É amigo, vovó disse que a Bíblia tem as melhores lições de vida. Mas que o que ela melhor nos ensina é amar como Deus nos ama.

E que só dando amor que seremos felizes! Temos que colocar Deus em primeiro lugar, que nada deixe a gente deixar ele de lado... em nossos brinquedos, nem as brincadeiras, nem a TV e nem o vídeo game.

E que temos que partilhar tudo, como o vovô fez...

Personagem B: Verdade... seu avô foi um cara legal... eu não conheci o meu.. ele morreu jovem, vovó conta... mas acho que seriam bons amigos, como nós somos!

Personagem A: Ah eu tenho certeza que sim!

Personagem B: Amigo, aprendi na catequese que este mês, o mês de setembro é o mês da bíblia... Vamos aproveitar e conhecer mais dela, ler mais, quem não sabe ler, pode pedir para a mamãe e o papai ou irmão mais velho!

Personagem A: Claro, vamos sim... E não pode ficar só neste mês... tem que ser sempre! A Bíblia é nosso tesouro! Ela nos ensina TUDO!


Sugestão de Música

Na bíblia tem TUDO. Vamos aprender esta musiquinha e saber o que Deus nos reserva?
Lá temos os melhores ensinamentos.


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Sua família tem bíblia em casa?

Vocês lêem?

Onde ele fica?

Você conhece uma história da bíblia? Aqui temos algumas, que tal pinta ou reproduzir o desenho e contar lá em casa?

Sabe, amiguinhos, a bíblia é uma importante ajuda no nosso caminhar com Jesus. Aqui aprendemos lições preciosas, aqui encontramos todo o ensinamento de Deus... todas as respostas.

É bonito ver, que mesmo sendo um escrito muito, muito antigo, nos serve até hoje. É muito atual...
É importante estudar a Palavra de Deus, escutar as homilias que o padre diz na missa nos ajuda em um entendimento melhor, nos teatrinhos também quando é missa das crianças.

Mas não podemos resumir nosso estudo apenas à participar da Missa. Deus quer mais de nós...
Vamos nos esforçar para ler mais a nossa bíblia? em família, com os amigos e sozinho também...

Vamos lá?

Faça esta introdução e leve figuras das passagens bíblicas, uma por criança, deixem que eles escolham ou faça um sorteio. Deixe que pintem ou reproduzam em desenho, incentivem a contar na família e também buscar a passagem na bíblia. Por isso deixe marcada no papel que eles levarão a passagem.

Escreva assim no verso dos desenhos:

Está na bíblia em:  

Mensagem principal:

Personagem principal:

Lição para a nossa família:



Oração

Senhor Jesus, me ajude a buscar cada dia mais te conhecer... que eu não tenha preguiça de ler a bíblia, de fazer a minha oração de todo dia. Este é o melhor caminho para o céu e eu quero também ajudar mais pessoas a conhecer o Senhor. Me ajuda, Senhor! Que nada, nada me atrapalhe! Amém.





2 comentários:

  1. Amei o seu blog. Essas peças de teatro são maravilhosas. Parabéns para todos que cuidam tão bem da evangelização das crianças. Sou catequista na Paróquia Sagrado Coração de Jesus- Matriz de Casa Forte. Recife/PE Nosso blog é catequesecasaforte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho Tereza!!
      Mensagens assim fortalecem nossa missão!!
      Que Deus continue os abençoando para esta linda missão de evangelizar!
      Um abraço fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir