quarta-feira, 29 de junho de 2016

Evangelho de Lucas 10,25-37

Missa de 10 de Julho de 2016

15º DOMINGO DO TEMPO COMUM
 “O AMOR É PRÁTICA CONCRETA”

Leituras
Primeira Leitura Dt 30,10-14
Salmo 68/69
Segunda Leitura  Cl 1,15-20
Evangelho Lc 10,25-37

Mensagem Principal


Não basta conhecer os mandamentos; torna-se necessário vivenciá-los, assumindo as atitudes do bom samaritano. Somos chamados à misericórdia e à compaixão para com as pessoas caídas à beira do caminho, violentadas em sua dignidade.  (Fonte: folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Oi amigo, tudo bem? Que papel é esse na sua mão?

Personagem B:  É que eu copiei nesse papelzinho os 10 mandamentos e estou decorando!

Personagem A: Que legal! Posso ver?

Personagem B: Claro, depois vc copia pra decorar também!

Personagem A: Puxa, a nossa Catequista vai ficar muito orgulhosa de nós se tivermos decorado tudinho!

Personagem B: Com certeza! Mas eu tô pensando aqui, hoje na missa o Padre falou de um mandamento um só... não de 10 não....

Personagem A: Ah sim, eu também já fui a missa hoje, falou de amar o próximo e contou a historia do bom samaritano, eu gosto desta historia é bonita, você conhece?

Personagem B: Sim, que tinha um homem machucado na estrada, muita gente passa e não ajuda, só um, o bom samaritano!

Personagem A: É isso mesmo... eu sou bom samaritano já, eu já ajudo todo mundo... ajudei já minha mãe levando o lixo pra fora, guardei os brinquedos que o irmãozinho mais novo só deixa jogado... ai, ai... tô até cansado de ser bom samaritano lá de casa!

Vamos jogar bola? Para relaxar...Depois eu escrevo os mandamentos num papel para você.... Sou muito bom samaritano... hehehe

Personagem A: Amigo, quando eu estava vindo pra cá, encontrei sua vovó na praça e ela estava te procurando!

Personagem B: Ah, não deve ser nada... amanhã falo com ela! Estou muito ocupado agora!

Personagem A: Amigo, na verdade eu vim te chamar pra irmos à casa do Personagem C, ele disse está precisando da nossa ajuda, não consegue de jeito nenhum entender a tarefa de matemática e ai eu pensei: Você é tão bom em matemática!

Personagem B: Mais de novo isso? Não pode ser... não vai aprender nunquinha!? Vá lá você, eu não posso ir agora... quer saber, não vou jogar bola é nada, estou muito ocupado! Vou continuar decorando os 10 mandamentos!

Personagem A: Mas ele disse que precisa da nossa ajuda!!!... Então tá! Até mais tarde!

Entra a Catequista: Oi crianças! Tudo bem? O que vocês estão fazendo parados aí?

Personagem A: Eu já estou de saída...

Personagem C: Saída pra onde? Posso saber?

Personagem A: Vou na casa do Personagem C, ele está precisando da minha ajuda!

Personagem C: E você ‘personagem B’ não vai ajudar não são tão amigos?

Personagem B: Depois eu vou... Agora estou muito ocupado!!!

Personagem A: Ele está tão ocupado que deixou a vovó dele falando sozinha, nem foi ver o que ela queria, se precisava de alguma coisa....

Personagem C: Muito ocupado!?Como o que?

Personagem B: Estou decorando os 10 mandamentos!!!

Personagem C: Que legal! Já decorou algum?

Personagem B: Sim sim!!! Decorei 4! Não matar, não roubar, honrar pai e mãe e amar a Deus sobre todas as coisas! Mas ainda faltam 6... E sabe eu descobri que cumpro todos eles. 

Sou o bom Samaritano cumpridor dos 4 mandamentos...hehhe... 4 por enquanto, jaja decoro o resto!

Personagem C: Olha, vou ensinar uma coisa pra vocês e quero que vocês guardem no coração! É claro que Deus fica feliz quando guardamos Seus mandamentos na cabeça! Mas o mais importante é guarda-los no coração! 

Personagem A e B: Guardar no coração? Como faz isso? A gente guarda tudo é na cabeça, e um bom jeito é decorar! Repete, repete e decora!

Catequista: As coisas de Deus não são assim...Deus quer mais que tudo, que vivamos Seus mandamentos no nosso dia a dia, que os coloquemos em prática! E não apenas os tenhamos no papel ou na cabeça!

Personagem B: Sim, mas tendo todos decorados na cabeça ficará mais fácil de colocar em prática!

Personagem C: Sim, mas veja bem, você perdeu duas ótimas oportunidades de viver um mandamento de Deus...

Personagem B: Perdi? Qual? Como? Quando?

Personagem C: Amar a Deus sobre todas as coisas é amar a Deus no próximo, através do nosso irmão... E para isso temos que amar a todos, perdoar a todos, servir a todos e a ninguém excluir!

Personagem B: Estou entendendo...

Personagem A: Eu também... Ele,  querendo só decorar os 10 mandamentos de Deus, deixou de atender sua vozinha e não se preocupou em ajudar seu amigo que tá quase repetindo de ano por causa da matemática! Nossa Senhora, se ele repete vai ficar um ano todinho sem video game, a mãe do nosso amigo já disse... ela é muito brava!

Catequista: Exatamente! E muitas vezes temos que deixar o que estamos fazendo para servir nosso irmão! Isso é amar a Deus! E ai, vai ou não ajudar o seu amigo?

Personagem B: E não esqueça da sua vozinha que passou aqui te procurando também, coitada tava cheia de sacolas...

Personagem A: Sacolas, será que era de presentes? doces? ai vou lá primeiro!

Personagem B: Nada disso, vamos primeiro lá no nosso amigo que tá precisando da gente! Sua vovó tá bem, realmente queria te dar doces... mas agora você ainda não tá merecendo!

Personagem A: Verdade... tô envergonhado, Vamos lá ajudar nosso amigão!

Personagem B: Aí sim você vai ser parecido com o bom samaritano da historinha!

Catequista: Vamos então pedir a Deus que envie seu Espírito Santo para abrir nossos olhos para as necessidades das pessoas que cruzarem o nosso caminho e que a gente vá sempre buscar ajudar nosso irmão!

Personagem A e B: Isso ai!  Depois vamos lá na vovó comer doces!Ebaaa! e vamos levar nosso amigo... doce ajuda a lembrar a materia da prova, sabia?

Personagem B: hahaha... não acredito!

Personagem A: É brincadeira! Tchau, tia! Obrigada por ajudar a gente! Fique com Deus, até a próxima catequese! 


Para ajudar a entender o evangelho, um videozinho lindo:




Sugestão de Música

Amar como Jesus. Ser bom, atencioso e amoroso, sempre!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Ideia mega linda disponível no Livro coração vermelho


Ao final, as crianças foram desafiadas a identificar a cor dos corações de cada personagem com base no livro O Coração Vermelho:
Assaltantes – CINZA (coração frio, que tem prazer em provocar o mal)Sacerdote e Levita – BEGE (coração egoísta, que pensa só em seus próprios interesses)Samaritano – VERMELHO (coração que, movido pela compaixão, sempre explode em forma de ação!)E como atividade, tiveram que desenhar os seus próprios rostinhos num copinho plástico virado para cima, com um coração ao lado esquerdo:


Oração

Espírito Santo, meu amigão, abre meus olhos e meu coração para que eu enxergue as necessidades dos meus irmãos, até daqueles que eu nem conheço. Que eu me coloque a serviço de todos, e por amar a Deus, que eu ame a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário