domingo, 3 de abril de 2016

Evangelho de João 21,1-19

Missa de 10 de Abril de 2016

3º DOMINGO DA PÁSCOA - SÃO DIMAS, TITULAR DA CATEDRAL DE NOSSA DIOCESE “SENHOR, TU SABES QUE TE AMO”

Leituras
Primeira Leitura At 5,27b-32.40b-41)
Salmo Sl 29 (30)
Segunda Leitura Ap 5,11-14
Evangelho Jo 21,1-19

Mensagem Principal
É com grande alegria que nos reunimos em torno do Ressuscitado na certeza de que Ele está vivo e presente no meio de nós! A liturgia de hoje nos mostra uma nova aparição de Jesus Ressuscitado aos discípulos, que, a princípio, não o reconhecem. Também nós muitas vezes encontramos dificuldade em reconhecer Cristo ao longo de nossa caminhada. Que o Espírito Santo nos ilumine para que possamos estar atentos à presença de Jesus em nosso meio, especialmente na pessoa do irmão.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

O personagem A entra e diz para a assembleia que vai reproduzir a cena do evangelho e vai precisar da ajuda de todos, ele quer que Jesus saiba que ele é um grande seguidor dele, um imitador mesmo! E quer dar a sua resposta na cena de Jesus com Pedro!

Personagem A: Gente, hoje vou precisar da ajuda de todos! quero fazer aqui a cena do evangelho, vamos lá... este povo do lado direito é o mar, vamos lá... façam ondinhas com as mãos! Isso...
Muito bem!

Agora vocês aqui na esquerda serão o barco... assim que faz o barco, oh! (mostra fazendo o casco com o braço arqueado e mãos entrelaçadas)

Vocês coroinhas e diáconos e o Padre serão os discípulos com fome, aqueles que estavam na beira da praia...

Ótimo! agora só falta o personagem B chegar, vou deixar ele ser Jesus hoje no teatrinho... e eu vou ser Pedro!

Chega o personagem B que logo é abordado pelo personagem A, que explica a ele como será a cena e a divisão dos papéis...

Personagem B: Nossa que legal sua ideia... e eu vou ser Jesus! tem certeza, você que sempre quer ser... aí tem, hein...

Personagem A: Não tem nada não, amigo! É que eu quero mostrar que Pedro não foi bom na resposta para Jesus...

Personagem B: Não foi bom? Mas falou que amava ele... respondeu certo sim!

Personagem A: Ai, vamos logo para a cena que você vai entender...

Personagem B: Eu posso ajudar bem hoje, na catequese da minha prima que eu fui visitar ontem, a catequista falou disso!

Personagem A: Ótimo tá no papel certo então...porque Jesus que sabe tudo! hehehe

Personagem B: Ai, ai, engraçadinho... eu posso ir contando a historia enquanto você vai organizando os personagens?

Personagem A: Pode, ótima ideia porque eles tem que fazer os gestinhos que eu ensinei... faremos assim, porque eu só entro no final mesmo com você então dá certinho, conte ai!

Personagem B: Naquele tempo Jesus apareceu para os discípulos no mar de Tiberíades (guardei este nome porque tenho um tio chamado Tibério)

Personagem A: Ai tá bom... continua com a historinha

Personagem B: Personagem, ai mas não vou lembrar o nome de todos agora, mas Pedro certeza que estava lá...

Personagem A: Isso que importa... porque é o meu personagem! Mas preai, vamos fazer os gestinhos... levante o pessoal do mar os os discipulos também por favor, e façam o gestinho! Fala ai denovo, amigo para eles fazerem certinho...

O personagem B fala novamente: Naquele tempo Jesus apareceu para os discípulos no mar de Tiberíades...

A parte da assembleia, coroinhas, o diácono e o Padre fazem seu papel.

Personagem A: Que máximo deu certinho... continua ai, amigo!

Personagem B: Agora vou falar e já fazer minha fala de Jesus: Os discípulos não reconheceram Jesus, ele chega e diz...Olá moço tem algo para comer?

Personagem A: Façam cara de fome discípulos, com a mão na barriga e balancem a cabeça que não...

Personagem B: Eles disseram que não, que tinham ido pescar mas não pegaram nada...então Jesus falou para eles:
Agora eu denovo: Lancem as redes,  a direita da barca e achareis...

Personagem A: Pessoal da barca levanta e faz o barquinho como eu ensinei, discípulos levantem e joguem as redes... Isso mesmo... Muito legal, continua ai amigo, que tá chegando a minha vez!

Personagem B: Eles fizeram o que Jesus tinha pedido e realmente acharam muitos peixes... quando isso aconteceu Pedro, reconheceu Jesus... Ele disse:

Personagem A: É o Senhor...

Personagem B: E correu lá para ajudar a trazer os peixes... eram muitos...Chegando Jesus assou os peixes e todos comeram, mas ninguém tinha coragem de perguntar quem era ele, mas sabiam que era Jesus...ainda mais depois que deu comida a eles, igual quando teve a ultima ceia... partindo com as mãos e dando a eles... Então Jesus, chamou Pedro e perguntou!

Personagem A: Agora sou eu... eba... vou dar uma super resposta para Jesus!

"Claro, que eu te amo Jesus! Sou seu maior fã, to até aqui te imitando neste teatrinho! E eu também leio sempre a bíblia, vou bem na escola, ajudo a minha mãe em casa, empresto meu brinquedo para os meus irmãos e primos (só os usados, os novos não, né.. ) mas empresto! Vou na catequese... não falto na missa! EU TE AMO MUITO!

Fim da historia... agora me dá um abraço Jesus, vem cá! Gostou da minha resposta né!

Personagem B: Não!

Personagem A: Como não... você é Jesus agora amigo, faz direitinho seu papel, tá todo mundo olhando...

Personagem B: Olha amigo, no evangelho de hoje Jesus quer nos ensinar muitas coisas...Você reparou que os discípulos não reconheceram ele logo que viram, que demorou um pouco...

Personagem A: Sim, reparei sim...

Personagem  B: Então, eu aprendi lá na catequese da minha prima que visitei ontem, que nós também muitas vezes não reconhecemos Jesus!

Personagem A: Como assim... eu sei muito bem quem é Jesus, se ele aparecer nunca que vou ficar em dúvida... de jeito nenhum...

Personagem B: Eu aprendi que Jesus se disfarça nas pessoas que encontramos, principalmente nas pessoas que mais sofrem... os que moram na rua, as crianças abandonadas, os que passam fome, os velhinhos, os doentes...

Personagem A: Ah eu não tô entendendo... Jesus se disfarça deles?

Personagem B: Isso mesmo amigo, aprendi que ele faz isso para ver se como ele nos ama, também vamos amar estas pessoas e ajuda-las, não só ajudar no que elas precisam, mas ajudar a encontrar o grande amor de Deus!

Personagem A: Nossa, que bonito...Mas então, acho que não to no caminho certo....

Personagem B: Todos podemos melhorar, você é muito inteligente, gosta de ler a bíblia, não falta na catequese nem na missa...

Personagem A: Não falto não... e gosto demais de ler a bíblia, mesmo quando eu não sabia ler eu via as figuras e minha mãe ou meu pai lia pra mim...

Personagem B: Mas você pode melhorar nas sua partilha não acha? Só fazer o bem à família não é suficiente, você só falou da SUA mãe, dos SEUS irmãos... e tá emprestando brinquedo velho... os novos não né...

Personagem A: É verdade... estou envergonhado....quis dar uma resposta boa para Jesus, melhor que a de Pedro, ele explicar para Ele que eu amo ele... mas não consegui!

Personagem B: Mais vai conseguir sim... todos vamos! Todos podemos fazer melhor, Pedro, mostrou com a vida e fez melhor... trouxe muitas pessoas para conhecer o amor de Deus...Nos podemos ajudar mais pessoas a conhecer este amor também... podemos mostrar para todos que encontramos... podemos sempre pensar que quem passa por nós é Jesus!

Ai pensaremos se este é Jesus eu quero dizer e fazer ele ver que eu amo ele!

Assim podemos ajudar mais gente a sentir este amor!

Podemos dar carinho a quem precisa, ajudar não só a nossa família, mas todos que precisam... partilhar tudo que temos... pois Deus que deu pra gente, não é?

Personagem A: É sim... posso ajudar eu tenho muitas coisas boas para repartir! Vou repartir até os brinquedos novos e meu lanche da escola também, as vezes eu não como tudo e até jogo no lixo...

Personagem B: É muitos passam fome...Mas muito mais não conhecem Jesus... precisamos mostrar para eles! Nós conhecemos!

Personagem A: Isso... vamos lá... Vamos agora...Venham também, amiguinhos!

Sugestão de Música

Queridos, esta é uma musiquinha MUITO animada perfeita para a criançada cantar o seu amor para Jesus louvando e agradecendo ele por TUDO!


Aqui tem a letra, acessem: Marchinha para Jesus

Ideia para trabalhar esse Evangelho

Nós precisamos aprender a reconhecer as oportunidades que Deus nos dá de nos encontrarmos pessoalmente com Jesus na pessoa do nosso irmão, em especial, os mais necessitados... aqueles que muitas vezes ajudamos "de longe" ou passamos longe... Deus quer mais de nós!

Ele nos pede como pediu a Pedro: "Apascenta as minhas ovelhas"!

Tivemos a ideia de fazer um dedoche do bonequinho de Jesus aqui tem o passo a passo, aliá um blog muito lindo, caprichado e abençoado: Molde dedoche Jesus - Blog tia Jaque

No encaixe da cabeça, vamos colar um quadradinho de velcro e então além da rosto de Jesus, vamos criar outras rostinhos...sim, isso mesmo...vamos ver a face do nosso irmão em Jesus...

Sugerimos criar os seguintes rostinhos:

- morador (a) de rua

- criança (citar as abandonadas e sem amor mesmo com família)

- doente

- drogatito

- idosos

- pessoa perseguida por sua religião

- Faminto

- Negro (este preconceito existe ainda, sim)

- pessoa com deficiência (aqui fica mais fácil a visual, mas não deixe de falar das outras)

- homem e mulher comum (para mostrar que todos precisamos do amor de Deus, aqui falar da família, papai, mamãe etc...)

- Homosexual (se você, se sentir a vontade fale.Ou se surgir o tema, não fuja disto, é uma realidade cada vez mais presente). Peça orientação do sacerdote para abordar este tema.



Oração

Querido Jesus, que o meu amor pelo Senhor cresça a cada dia! Eu te amo, MUTO! Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário