terça-feira, 15 de julho de 2014

Evangelho de Mateus 13, 24-43

Missa de 20 de Julho de 2014

PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
E DO GRÃO DE MOSTARDA

Leituras
Primeira Leitura Sb 12,13.16-19
Salmo 85/86
Segunda Leitura  Rm 8,26-27
Evangelho Mt 13,24-43

Mensagem Principal

Um Deus misericordioso é relatado no Livro da Sabedoria; diferente e único, age sem discriminação e dá a chance de salvação a todos. Mais uma vez, revela-se um Deus que oferece condições de vida para todos. 
A explicação da parábola é alegoria que apresenta a dinâmica do Reino na história. Jesus instaurou o Reino dentro da história, e esta é feita pela ação de bons e maus. A vinda do Reino, porém, entra em luta contra o espírito do mal, e conduz os justos à vitória final. A história é tensão contínua voltada para a manifestação gloriosa do Reino. Para entrar no Reino é necessária decisão total. Apegar-se a seguranças, mesmo religiosas, que são falsas ou puras imitações, em troca da justiça do Reino, é preferir bijuterias a uma pedra preciosa.


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A: Olá crianças, tudo bem? Para a aula de catequese de hoje eu trouxe uma surpresa: Vamos comer uma deliciosa pipoca com um suco fresquinho que eu fiz!
- Personagem B e C: Ebaaa!
- Personagem A: Ahhh! Meu Deus olhem só... não poderemos usar este milho, está cheio de pedrinhas... vão quebrar nossos dentinhos! (a catequista espera um pouco para ver a reação das crianças que estão muito decepcionadas)
- Personagem B: Tia mas nós podemos separar as pedrinhas!
- Personagem C: Que boa idéia, assim vai dar certo a nossa pipoca!
- Personagem A: Verdade crianças, podemos sim! (e separam o milho das pedrinhas, tudo vai para a panela e se transforma numa deliciosa pipoca!)
- Enquanto comem e tomam o suquinho gostoso a Personagem A explica: No evangelho de hoje Jesus conta a parábola do joio e do Trigo. O joio atrapalhava o crescimento do trigo, e todos sabiam disso, por isso pensavam, vamos arrancá-lo! Mas Jesus disse, não, deixe que cresçam juntos e na hora certa arranquem o joio e colham o trigo. Jesus quis explicar que era importante para o nosso crescimento conviver com as coisas que nos incomodam, e até mesmo que são pedras no nosso caminho, como as pedras do pacotinho do milho. Mas é preciso aprender com elas e retirar do caminho com a decisão tomada de seguir firme o caminho de Deus!
- Personagem B: Que legal tia! Eu vou prestar bastante atenção nisso e deixar pra lá minha preguiça!
- Personagem C: E eu vou cuidar bem também dos meus amigos e explicar para eles que com o nosso amigão Jesus vencemos tudo!
- Personagem A: Sim, sim crianças e tudo no tempo certo! No tempo de Deus!


Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho


Após a explicação do Evangelho, pode se utilizar a dinâmica da Pipoca.
Pipoca para aprender:
 
Pode ser feita a mesma idéia do teatrinho em forma de dinâmica. Para isso, é preciso
- Milho para pipoca
- Pedrinhas do mesmo tamanho
- Pipoca pronta



Quebra-cabeça:

Pegue duas folhas de papel e escreva duas frases diferentes em cada uma; ou imprima um mesmo desenho (colorido diferentemente). Corte as folhas ao mesmo tempo, como um quebra-cabeça. Misture as peças dos dois desenhos e dê às crianças para que montem. No final as peças devem encaixar sem problemas, mas a imagem ou frase não irá fazer sentido.

Sugira às crianças que troquem peças entre os dois jogos para formar a imagem/frase certa. 
Você pode usar este jogo para demonstrar a dificuldade dos agricultores ao tentar separar o joio do trigo, afinal eles são muito parecidos quando plantas novas, mas ao crescerem a diferença fica mais visível - assim como as crianças montaram uma imagem similar, mas desencontrada e depois conseguiram separar as peças certas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário