Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Evangelho de João 20, 19-23

Missa do dia 08 de Maio de 2014 - Missa do dia de Pentecostes

Fonte: blog.cancaonova.com/cantinho
PENTECOSTES

Leituras
Primeira Leitura At 2,1-11
Salmo 103/104
Segunda Leitura I Cor 12,3b-7.12-13
Evangelho Jo 20, 19-23

Mensagem Principal

Os discípulos estavam reunidos com medo. O medo impede o anúncio e o testemunho. Jesus liberta do medo, mostrando que o amor doado até à morte é sinal de vitória e alegria. Depois, convoca seus seguidores para a missão no meio do mundo, infunde neles o Espírito da vida nova e mostra-lhes o objetivo da missão: continuar a atividade dele, provocando o julgamento. De fato, a aceitação ou recusa do amor de Deus, trazido por Jesus, é o critério de discernimento que leva o homem a tomar consciência da sentença que cada um atrai para si próprio: sentença de libertação ou de condenação.
É graças a este Espírito Santo que une e reúne o povo de Deus no seu poder. Poder este que se manifesta na vida da Igreja através dos Sacramentos e que afirma que a Igreja é obra desejada e querida por Deus.


Ideia de roteiro para teatro

- Personagem A entra com um vários baldes
- Personagem B entra com um saco enorme de pipoca
- Personagem A explica que veio buscar a água do Espirito Santo
- Personagem B explica que o Espirito Santo é uma pomba que mora dentro do nosso coração, então ele veio buscar a pipoca para alimentar a pomba do Espirito Santo
- Personagem C explica sobre Pentecostes.


Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Esse tema é um tema muito importante e cheio de explicações para as crianças. Após a explicação sobre o Pentecostes, é preciso levar as crianças a terem uma experiência com o Espirito Santo, nosso grande amigo e companheiro!
Em primeiro lugar, é muito importante explicar sobre a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo e sobre o Batismo.
Depois pode explicar sobre os dons, os frutos e os elementos do Espirito Santo.

http://catequesekids.blogspot.com.br/
As sugestões que temos para a dinâmica de explicação são essas:

Explicando sobre os Dons do Espirito Santo, pode usar esse modelo de memória para que as crianças brinquem aprendendo!



Para trabalhar os frutos do Espirito Santo, pode fazer uma Árvore com os frutos do Espirito Santo. Importante explicar e rezar pedindo que o Espirito Santo venha nos ajudar a produzir todos os frutos!


















Este é um modelo de caixa tátil. É muito fácil de confeccionar.
http://evadabelinha.blogspot.com.br/2011/09/caixa-magica.html
Dentro da caixa pode ser colocado alguns símbolos do Espirito Santo!!! Dessa forma, desperta a curiosidade das crianças e a atenção para esta explicação!!





O importante mesmo é realizar esse encontro com muita oração!
Vinde Espírito Santo sobre cada um de nós!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário