sábado, 6 de novembro de 2021

33º Domingo do Tempo Comum - Evangelho de Marcos 13,24-32

Leituras

1ª Leitura - Dn 12,1-3
Salmo - Sl 15,5.8.9-10.11 (R.1a)
2ª Leitura - Hb 10,11-14.18
Evangelho - Mc 13,24-32


Mensagem Principal




Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro

(Personagens A entra com carinha de triste)
 
PA: Oi pessoal!

PB: Oi pessoal, oi PA tudo bem com você?
 
PA: Mais ou menos!
 
PB: Mais ou menos por quê?
 
PA: Ah PB estou chateado, porque dessa vez não entendi nadinha do evangelho de hoje.
 
PB: Não fica assim PA, eu também não entendi nada.
 
PA: Mas ai é normal, não é? PB você nunca entende mesmo!
 
PB: Ah deixa de pegar no meu pé! Acho que você está exagerando, não é pra tanto!
 
PA: Ah é, não é pra tanto! Aposto que você esqueceu que a catequista vai fazer umas perguntas sobre o evangelho de hoje, para saber se prestamos a atenção, lembra?
 
PB: Ai meu Deus, verdade! Eu esqueci completamente disso, ela disse que seria nossa tarefa da catequese de hoje, que era para prestar bastante atenção no evangelho.
 
PA: Entendeu agora porque estou assim? Eu não entendi nadinha! E eu não gosto de não entender nada, gosto de ser o melhor aluno sempre.
 
PB: Porque será que ela nos pediu isso, será que vai fazer um ditado? Encher a gente de perguntas sobre o evangelho?
 
PA: Não quero nem pensar se for ditado, vou pagar o maior mico, não entendi nada! Como vou responder?
 
PB: Ai PA pior que a catequista esta quase chegando.
 
(Catequista entra)
 
C: Oi crianças!
 
PA: Oi catequista.
 
PB: Oi catequista.
 
C: Nossa PA que carinhas são essas?
 
PB: Sabe o que é catequista, nós estamos preocupados!
 
C: Preocupados com o que crianças?
 
PB: A catequista nos deu uma tarefa de prestar atenção ao evangelho para conversarmos no encontro.
 
PA: Nós prestamos atenção, mas não conseguimos entender nada do evangelho de hoje, nadinha mesmo!
 
C: Calma PA! Estou aqui para ajuda-los a entender o evangelho!
 
PA: Ufa, assim fico mais tranquilo!

PB: Eu também!
 
C: Crianças, o evangelho começa com Jesus falando a seus discípulos, sobre sua volta! Ele estava explicando aos discípulos como aconteceria.
 
PA: E por que Jesus precisou explicar para eles que irá voltar?
 
C: Para que os discípulos entendessem bem. Para alertar a todas as pessoas sobre a importância de se prepararem para o retorno Dele.
 
PB: Preparados para o retorno de Jesus! Mas como podemos nos preparar para o retorno de Jesus?
 
C: Jesus virá, para resgatar o povo de Deus e livrá-los de todo o mal! E precisamos nos preparar para a vinda de Jesus, com o coração voltado para Deus, sendo bondoso, ajudando a quem precisa.
 
PA: Nossa então amando a Deus e fazendo o bem, já estamos nos preparando para a vinda de Jesus?
 
C: Isso mesmo PA! No evangelho, Jesus também trás uma mensagem de esperança, para todos aqueles que se sentem sem esperanças, desamparados e tristes. Pois, às vezes nos sentimos tristes, porque estamos passando por alguma dificuldade, algum problema... Então começamos a perder nossa esperança e até nossa confiança em Deus.
 
PA: E tem muita gente passando momentos difíceis não é catequista?
 
C: Sim! Mas, Jesus fala justamente para confiarmos em Deus e na sua palavra. Que mesmo sendo muito difícil o que tivermos passando, precisamos ter força e acreditar nas promessas de Deus na nossa vida. Jesus diz “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.
 
PB: E o que Jesus quis dizer?
 
C: Ele quer dizer que tudo vai passar menos a palavra de Deus! Tudo o que Deus nos disse e nos prometeu, Ele cumprirá.
 
PA: Então devemos esperar e confiar nas palavras de Deus e no que ele nos prometeu, mesmo que seja muito difícil o que estivermos vivendo?
 
C: Isso mesmo! Jesus nos diz nesse evangelho, que Deus sempre tem a última palavra e que por isso devemos ter esperança, porque o que Deus tem pra nós é muito amor e que no final tudo dará certo.
 
PB: Que lindo!
 
C: E mais! Aqueles que assumem as palavras de Deus na sua vida e levam adiante seus ensinamentos, serão aqueles que brilharão, mesmo que seja difícil a situação que estiverem vivendo, terão a certeza de que Deus não os abandonará.
 
PA: Eu assumo a palavra de Deus na minha vida e quero levar seus ensinamentos a todos os meus amiguinhos.
 
PB: Eu também assumo, mas como posso levar os ensinamentos de Deus para meus amigos?
 
C: Espalhando o que Ele nos ensina, por meio do Evangelho! Para isso devemos sempre ler, aprender, ensinar, falar sobre o evangelho para todas as pessoas, não só para seus amigos e motivar a todos a fazer o mesmo. Afinal, Jesus vem trazer esperança a todos nós! Vem nos ensinar que Deus tem a última palavra em tudo, e que nunca devemos ter esperança nas coisas do mundo e sim na palavra de Deus e precisamos ser fiel sempre ao nosso Deus.
 
PB: Catequista, já quero começar a espalhar esperança de Jesus hoje! Posso fazer a oração hoje!
 
C: Que lindo PB! Claro! Crianças, vamos colocar a mão no coração para fazer essa oração!

Oração

Senhor Jesus, me ajude! Eu quero me preparar para a vinda de Jesus. Assumo com muito amor a palavra de Deus em minha vida e quero poder ajudar todos aqueles que ainda não a conhecem. 
Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica



Nenhum comentário:

Postar um comentário