sábado, 2 de janeiro de 2021

Batismo de Jesus - Evangelho Marcos 1, 7-11



 Leituras

Primeira Leitura Is 42,1-4.6-7

Salmo 28 / 29

Segunda Leitura At 10,34-38

Evangelho Mc 1, 7-11






Mensagem Principal









Vídeo da História do Evangelho



Ideia de roteiro para teatro


(PA entra com um binóculo e um saquinho de pipoca e PB entra com vários enfeites para festa).

 

PA: Olá PB! Nossa quantas coisas legais você está trazendo!

 

PB: Verdade. Hoje estamos comemorando uma festa muito importante. Então resolvi preparar o ambiente para festejar.

 

PA: Ah, então você também ficou sabendo?! Mas cadê seu Binóculo e seu saquinho de pipoca?

 

PB: Mas para quê eu vou precisar de binóculo e saquinho de pipoca?

 

PA: Para a festa do Batismo de Jesus!!

 

PB: Personagem A você está viajando! Para esta festa, precisamos de enfeites...

 

PA: Claro que não...

 

(Começa uma discussão)

 

C: Mas o que está acontecendo aqui?

 

PB: Nós estamos conversando sobre quem está preparado para a festa de hoje.

 

C: Ah, estou entendendo! E quem está?

 

PA: Claro que sou eu.

 

PB: Claro que não! Sou eu! Eu que trouxe esses enfeites para preparar a festa do Batismo de Jesus.

 

PA: Mas não trouxe binóculo para ver o céu abrindo e pote de pipoca para alimentar a pomba que vai descer!

 

C: Agora estou entendendo! Meus queridos, vou explicar! Vocês lembram que, vários domingos do ano passado, conversamos sobre a importância de sermos iguais a João Batista?

 

PA: Sim... assim como João Batista anunciou a vinda de Jesus, P B: Lembro também que João Batista disse que ele batizava na água, mas viria alguém que batizaria com o Espírito Santo.

 

C: Isso mesmo! Foi neste Evangelho, nesta grande festa, que o anúncio de João Batista se cumpriu! Quando Jesus estava sendo batizado, o céu se rasgou para que dele descesse o Espírito Santo em forma de pomba. Isso são símbolos, são sinais do batismo de Jesus. Então não precisa de binóculo e de saquinho de pipoca.

 

PB: Tá vendo! Eu estou certo!!

 

C: Mas também não precisamos de enfeites para a festa. Precisamos acolher o Espírito Santo em nossos corações como no nosso batismo. Vocês lembram de como foi o batismo de vocês?

 

PA: Lembrar eu não lembro, mas eu vi fotos.

 

PB: Eu também.

 

C: Isso mesmo! Assim como Jesus recebeu a pomba do Espírito Santo, nós também recebemos no nosso batismo.

 

PA: E para que serve o Espírito Santo?

 

C: Para vivermos como cristãos, como filhos de Deus e irmãos de Jesus. Personagem B, me empresta uma bexiga. Para que serve a bexiga?

 

PB: Para enfeitar e brincar.

 

C: Ela está cumprindo o seu papel de enfeitar ou brincar?

 

PA: Não, pois ela está murcha!

 

C: Exatamente! Precisamos encher a bexiga!!! (Dá para um personagem encher.) E agora, a bexiga está cumprindo sua missão?

 

PA e B: Sim.

 

C: Então, nós somos como esta bexiga. Quando a bexiga estava cheia, o ar se moveu dentro dela e ela cumpriu a sua missão. Nós recebemos o Espírito Santo no nosso batismo. Mas quando não rezamos, não pedimos que Ele se mova em nosso coração, somos como a bexiga vazia e não vivemos como filhos de Deus e irmãos de Jesus.

 

PA: Aí fazemos coisas ruins como brigar com os nossos pais e amiguinhos...

 

PB: Desobedecemos...

 

C: Isso mesmo. Mas quando enchemos o nosso coração, o Espírito Santo se move em nós e nos conduz a espalharmos amor, perdão, a viver como filhos de Deus e irmãos de Jesus!

 

PB: Então quer dizer que ao enchemos o nosso coração com a Oração o Espírito Santo começa a se mover em nós?

 

PA: E assim ficamos parecidos com Jesus?

 

C: Isso mesmo, vocês entenderam direitinho! Assim nós ficamos parecidos com Jesus e o levamos a todos que estão ao nosso redor, pois espalhamos o bem que Ele nos ensina a espalhar!! Vamos então rezar e pedir que o Espírito Santo se movimente em nossos corações?

 

Oração

Senhor Jesus, vem no meu coração manda o Espírito Santo para eu sempre espalhar o amor, o perdão e a alegria  na amizade com Jesus!

Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

Importante é contar a história do Batismo de Jesus e ir perguntando sobre o batismo de cada criança, explicando sobre os símbolos e sobre os padrinhos.
Depois explicar sobre o Espirito Santo. Quem é? Por que desceu em Jesus? Quando recebemos o Espírito Santo? Onde Ele mora e o que faz na nossa vida? Ele se mexe em nós através da oração!

A sugestão de dinâmica é confeccionar o Espirito Santo. Então pode ser feito:





Vinde Espírito Santo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário