sábado, 26 de dezembro de 2020

Solenidade da Sagrada Família - Evangelho Lucas 2, 22-40


Leituras

Primeira Leitura Eclo 3, 3-7.14-17a

Salmo 127/128

Segunda Leitura Cl 3, 12-21

Evangelho Lc 2, 22-40







Mensagem Principal








Vídeo da História do Evangelho




Ideia de roteiro para teatro


PA: Olá PB, você parece triste!

PB: Ah amigo, hoje o Natal não foi bom lá em casa.

PA: Não? No caminho para a missa passei em frente da sua casa com os meus pais. Estava toda linda, decorada com luzes, um cheiro bom de comida boa e muitas risadas. 


PB: Realmente, teve tudo isso que você falou. Mas não foi como eu esperava.

PA: Você não ganhou o presente que esperava, amigo?

PB: Não foi isso. Ganhei um bom presente. 

 

PA: O que foi então? 

 

PB: Papai e mamãe estavam tão preocupados em responder mensagens no celular e arrumar as coisas, que fiquei sozinho. 


PA: Entendi.  Eu não vi vocês na missa. Conseguiram ir depois em outro lugar?

PB: Não, a mamãe e o papai disseram que não ia dar tempo. Estavam fazendo a ceia e arrumando a casa, pois não queriam fazer feio para os parentes. 

 

(Entra a Catequista)


C: Olá crianças. Estava atenta e percebi que precisam de ajuda. 

 

PA: Oi Anjinha. Quem bom você estava atenta. Precisamos de ajuda sim. Meu amigo está triste com o Natal dele. 

 

C: Eu sei que não foi o melhor Natal, mas nunca é tarde demais!

PB: É, né. Ano que vem tentamos de novo.

C: Não, não, HOJE!

PB: Mas é tão difícil, Anjinha. Minha família é tão cabeça dura!

C: Sim, mas temos que insistir. Hoje no evangelho a sagrada família dá um importante testemunho.  


PB: Mas eu não fui na missa e não escutei o evangelho.

C: Muito triste isso. Bom! A sagrada família dá um importante testemunho de escuta da Palavra de Deus e ao escutar, colocam em prática sem medir esforços. 


PA: Eu escutei o padre dizer na missa que a família é onde Deus nos envia para testemunhar. Nela aprendemos a amar de verdade, a perdoar e a ter paciência.

PB: Ai, ai... santa paciência! rs

C: Isso mesmo. Santa paciência.

PA: Não podemos desistir. Nossa família Deus nos deu com todo amor, escolheu para nós como ele escolheu José e Maria para Jesus. Não é isso Catequista? 

C: É isso mesmo.

PB: É mesmo? nunca pensei nisso.

PA: Claro que foi!

PB: Nossa, vou correndo lá em casa contar isso. Acho que sabendo disso a noite de hoje pode ser diferente!

PA: Acho que quando você contar, o ano todo pode ser diferente! Não desista nunca da sua família!

PB: Obrigada, PA! Obrigada, Catequista! 

Oração

Senhor Jesus quero aprender a escutar mais a Palavra de Deus e colocá-la em prática a exemplo da Sagrada Família.

Amém

Sugestão de Música



Sugestão de Dinâmica

A sugestão para trabalhar esse evangelho é apresentar a imagem da sagrada família no presépio e conversar sobre o que a família de Jesus tem que a nossa família precisa ter! 

 

Para representar a família vamos usar estas figuras que podem ser dedoches ou palitoches. Converse um pouco sobre a dinâmica do dia a dia da família e o que a Sagrada Família tem para nos ensinar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário