Missa de 25 de agosto de 2019.
21º Domingo do Tempo Comum
Leituras
Primeira Leitura Is 66,18-21
Salmo Salmo 116 (117)
Segunda Leitura Heb 12,5-7.11-13
Evangelho Lc 13,22-30
Mensagem Principal
Celebramos neste domingo a vocação para os ministérios e serviços na comunidade, de maneira especial, o Dia do Catequista. A Liturgia nos ensina que a salvação em Cristo Jesus é para todos, e portanto, somos chamados a contribuir no projeto salvífico de Deus colocando-nos à disposição por meio dos ministérios e serviços.
Fonte: Nova Aliança
Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!
A liturgia deste domingo propõe-nos o tema da "salvação". Diz-nos que o acesso ao "Reino" - à vida plena, à felicidade total ("salvação") - é um dom que Deus oferece a todos os homens e mulheres, sem exceção; mas, para lá chegar, é preciso renunciar a uma vida baseada nesses valores que nos tornam orgulhosos, egoístas, prepotentes, auto-suficientes, e seguir Jesus no seu caminho de amor, de entrega, de dom da vida.
Na primeira leitura, um profeta não identificado propõe-nos a visão da comunidade escatológica: será uma comunidade universal, à qual terão acesso todos os povos da terra, sem excepção. Os próprios pagãos serão chamados a testemunhar a Boa Nova de Deus e serão convidados para o serviço de Deus, sem qualquer discriminação baseada na raça, na etnia ou na origem.
No Evangelho, Jesus - confrontado com uma pergunta acerca do número dos que se salvam - sugere que o banquete do "Reino" é para todos; no entanto, não há entradas garantidas, nem bilhetes reservados: é preciso fazer uma opção pela "porta estreita" e aceitar seguir Jesus no dom da vida e no amor total aos irmãos.
A segunda leitura parece, à primeira vista, apresentar um tema um tanto deslocado e marginal, em relação ao que nos é proposto pelas outras duas leituras; no entanto, as ideias propostas são uma outra forma de abordar a questão da "porta estreita": o verdadeiro crente enfrenta com coragem os sofrimentos e provações, vê neles sinais do amor de Deus que, dessa forma, educa, corrige, mostra o sem sentido de certas opções e nos prepara para a vida nova do "Reino".
Ideia de roteiro para teatro
PA: Oi PB! Olha só! Não vou poder ir com você na festa da igreja!
PB: E por que não?
PA: Porque na festa vai ter bolinho, pastel, cachorro quente, doces!
PB: E isso é ruim?
PA: Muito!!! Preciso fazer uma super dieta e ficar bem magrinho! Muito fininho!
PB: E por que isso PA?
PA: Ai PB! Nem prestou atenção no Evangelho né?
PB: Claro que prestei! E não falava nada sobre não poder comer!
PA: Ah é? Então me diz como você vai passar pela porta estreita pra chegar no reino do céu se você estiver gordão?
PB: Ai PA! Você não entendeu nada!
PA: Ué! Falava de porta estreita no evangelho não falava?
PB: Sim, mas...
PA: E falava que é por ela que a gente tem que passar certo?
PB: Sim, mas...
PA:Nada de mas... PB! Isso é muito sério! Já pensou não passar pela porta estreita!
PB: Mas PA! Não é isso que quer dizer!
Catequista: Oi Crianças!
PA: Xi catequista! Acho que você tem um problema! Precisa ficar mais magrinha senão não vai passar pela porta estreita!
Catequista: O que? Como assim?
PB: Ai Catequista PA está falando que tem que ficar magro pra passar pela porta estreita pois é isso que fala no Evangelho! Ele nem me deixou explicar que não era nada disso!
Catequista: Ah PA! Já estou entendendo a confusão!
PA: Não tem confusão não Catequista! Pra entrar no Reino do céu tem que passar pela porta estreita!
Catequista: Sim PA! Quando ouvimos falar no Reino dos céus é a morada eterna. A nossa salvação para viver com Jesus na vida eterna.
Mas passar pela porta estreita não significa que tem que estar magrinho, mas sim que o caminho que nos leva ao Reino é mais difícil.
PA: Por que?
Catequista: Porque precisamos deixar de lado algumas coisas. Viver o reino dos céus é deixar de lado nosso orgulho, nosso egoísmo e nos colocar a serviço da Obra de Deus e a serviço dos irmãos que mais precisarem.
PA: E só isso já é suficiente pra passar pela porta estreita?
Catequista: Precisamos estar sempre atentos ao chamado de Jesus e prontos para seguir seus ensinamentos! Nem sempre vai ser fácil andar pelo caminho que nos leva a salvação mas precisamos ser vigilantes e seguir sempre o exemplo de Jesus para fazer parte da mesa do banquete do Reino!
PB: Viu PB banquete do Reino! Não tem nada de dieta!
Catequista: Banquete do reino PB significa estar ao lado de Deus na vida eterna.
PB: E qualquer pessoa pode fazer parte desse banquete Catequista?
Catequista: Sim PB! Todos aqueles que seguirem os ensinamentos de Jesus e andarem pelos caminhos que Ele nos indicar! Não tem uma seleção de escolhidos, todos podemos entrar no Reino se vivermos segundo a vontade de Deus Pai e seguirmos o exemplo de Jesus!
PA: Ufa! Então não preciso mais fazer dieta...
Catequista: Não precisa PA! Deve cortar da sua vida só aquilo que é ruim, como o egoísmo, o orgulho, e todas as outras coisas que nos afastam do caminho e nos impedem de seguir os ensinamentos de Jesus! O Reino de Deus é para todos e ninguém é excluído Dele. Todos aqueles que se colocam a serviço da obra de Deus e à serviço dos mais necessitados tornam-se humildes e pequenos para passar pela porta estreita.
PB: Quero fazer parte desse banquete! Quero muito entrar no Reino de Deus e levar comigo todas as pessoas que eu conheço.
Catequista: Vamos então pedir ao Espirito Santo que sempre nos guie pelo bom caminho e nos ajude a ser humildes servos que anunciam o Reino de Deus!
Sugestão de Música
Ideia para trabalhar esse Evangelho
Oração
Espirito Santo meu amigão, me guie sempre pelos caminhos de Jesus e me ensina sempre a escolher o caminho que me leva ao Reino dos céus! Que eu seja sinal de amor, serviço e doação na vida de todos os que me cercam! Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário