Missa de 30 de junho de 2019.
SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS.
Leituras
Primeira Leitura Atos 12, 1 a 11
Salmo Salmo 33
Segunda Leitura 2 Tm 4, 6-8. 17-18
Evangelho Mateus 16, 13 a 19
Fonte: CNBB Liturgia Diária
Mensagem Principal
Caríssimos irmãos, celebramos, hoje, os “pilares da Igreja”, São Pedro e São Paulo. Ambos em Roma deram suas vidas por amor a Cristo. Por isso, são propostos como modelos de fidelidade ao Evangelho. Somos, hoje, especialmente convidados, a rezar pelo Papa Francisco, cujo ministério garante a unidade da Igreja de Cristo.
Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!
Palavras chaves: Identidade e missão.
“E vós quem dizeis que eu sou? (Mt 16,15)”. Diferente do evangelho de Lucas, proclamado no domingo passado, que a preocupação e a identidade de Jesus, em Mateus a preocupação é a identidade do discípulo. Nesta perícope, no início, o discípulo é chamado Simão Pedro (única vez que Pedro é chamado pelo seu nome composto em Mateus) e termina com a fala de Jesus: “tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja... (Mt 16, 18)”. Pedro deixa de ser um nome para ser a sua identidade que o distingue dos demais do grupo. Não o distingue apenas por ter um nome diferente dos demais, mas pela sua fé e missão. O nome faz parte da nossa identidade e nem sempre é a nossa identidade. No caso de Pedro não há separação entre nome e identidade. Aquilo que ele significa é a sua identidade. Percebemos que a resposta do discípulo não mudará em nada a pessoa de Jesus, mas ao reconhecer Jesus como o “Messias, o filho do Deus vivo (Mt 16,16) ”, mudará profundamente a vida do discípulo. Nossa oração, a nossa caridade, as nossas falas e atitudes não muda em nada a pessoa de Cristo, mas nos aproximam d`Ele. Quanto mais nos aproximamos de Cristo, mais conhecemos nossa identidade. Somos, assim como Pedro, chamados a vivermos a nossa identidade de discípulos de Cristo e proclamarmos a boa nova do Reino de Deus em todo tempo e lugar.
Ideia de roteiro para teatro
PA: Oi PB! hoje tenho uma missão muito importante na igreja!
PB: Ah é? Você vai participar da liturgia? Vai fazer o ofertório? `Posso ajudar também?
PA: Ajudar você pode, mas não é nada disso!
PB: Então o que é??
PA: Preciso ter uma conversa com Jesus!
PB: Ah isso eu faço sempre! Nas minhas orações!
PA: Não PB! Nada de orações. Tem que ser outro tipo de conversa!
PB: Xiiii já vem com suas idéias maluquinhas!
PA: Não PB! Preciso falar pra Jesus que eu também sei quem Ele é! E já li e ouvi quase todas as histórias sobre ele, então sei de verdade! Tudinho!
PB: E porque você quer contar pra Jesus que sabe tudo sobre Ele?
PA: Ué porque eu também quero ganhar as chaves do reino dos céus!
PB: Mas PA! Quem ganhou as chaves foi Pedro.
PA: Sim PA! Mas agora ele nem está mais aqui! Pode ser a minha vez! Se eu mostrar que sei tudinho!!!
PB: Ai PA!
PA: É fácil PB! É só Jesus me perguntar se eu sei quem Ele é. Vou acertar e ganhar a chave! Presto muita atenção na missa, na catequese, vai ser fácil, fácil!
Catequista: Olá crianças!
PB: Oi Catequista!
PA: Oi Catequista! Preciso ter uma conversa bem séria com Jesus!
Catequista: Ah é PA? Jesus está sempre pronto para nos ouvir! Sempre podemos falar com Ele nas nossas orações!
PB: Foi o que eu disse.
PA: Não Catequista preciso falar assim pessoalmente pra Jesus ver que sei tudo sobre Ele e passar a chave do reino dos céus pra mim igual foi com Pedro!
Catequista: Ah PA! Não é tão simples assim! Jesus perguntou isso aos seus discípulos, pois queria ter a certeza de que Eles tinham entendido a missão de Jesus e a de cada um dos discípulos.
PA: Como assim Catequista?
Catequista: Jesus escolheu cada um de seus discípulos e os ensinou muitas coisas para que Eles continuassem a missão de Jesus de levar suas palavras e seus ensinamentos a todos os povos, curar os doentes e feridos, perdoar os pecadores.
PB: Mas Catequista, os discípulos não responderam muito bem não é?
Catequista: É verdade PB. os discípulos falaram sobre quem as outras pessoas achavam que Jesus era. Mas Jesus queria que seus amigos soubessem responder certinho! Pois cada um deles passava muito tempo com Jesus!
PA: Mas só Pedro sabia a resposta certa?
Catequista: A resposta de Pedro foi revelada à Ele por Deus e ao proclamar que Jesus era o Messias, essas palavras caíram no coração de Pedro e reforçou sua identidade como o discípulo escolhido por Jesus para fazer crescer a igreja Dele.
PA: Então Catequista! Eu também sei a resposta certa! Você acha que posso conseguir as chaves do Reino dos céus?
Catequista: Não PA! Essas chaves foram dadas à Pedro e junto com elas a missão de Edificar a Igreja de Jesus. Nós também temos a missão de levar a Palavra de Jesus por onde andarmos e de apresentar Jesus para nossos amigos e todos aqueles que passarem por nós.
PB: Catequista eu disse pro PA que isso era maluquice! Querer as chaves do reino dos céus!
Catequista: Crianças precisamos assumir nossa identidade de discípulos e proclamar que Ele é o filho do Deus vivo pra ter nossa vida e nosso coração transformados pelo amor Dele.
PA: Sim catequista! Somos mais felizes quando conhecemos Jesus. Eu achei que tinha que ter as chaves pra poder fazer esse trabalho importante igual o de Pedro.
Catequista: Todos temos um importante trabalho na igreja de Cristo. Cada um conforme seu chamado. Aliás crianças vocês sabiam que hoje também é comemorado o dia do Papa?
PB: Nossa não sabia! Eu amo o Papa Francisco! Ele nos mostra todos os dias o amor de Jesus.
Catequista: E o Papa tem a missão de confirmar na fé de Cristo toda a igreja e mante-la unida seguindo os ensinamentos de Jesus.
PA: Então ele ficou no lugar de Pedro?
Catequista: Nós dizemos que o Papa é o sucessor de Pedro. Ocupou o lugar dele como chefe da nossa igreja. Temos que rezar pelo Papa todos os dias para que ele seja sempre Santificado por Deus e guiado pelo Espirito Santo para realizar a missão confiada por Jesus.
PB: E pra ele ter forças né Catequista? Deve ser bem difícil cuidar da igreja toda!
Catequista: Sim PB! Devemos sustentá-lo com nossas orações.
PA: Vou rezar pelo Papa todos os dias e também por toda nossa igreja! Porque é nela que aprendi todas as coisas sobre Jesus.
Catequista: Isso mesmo crianças! Vamos sim rezar e agradecer pela nossa mãe Igreja e também pedir sabedoria para continuarmos a missão dada por Jesus aos discípulos e a cada um de nós.
Sugestão de Música
Ideia para trabalhar esse Evangelho
Oração
Querido Deus neste dia especial queremos pedir que fortaleça e abençoe sempre nosso querido Papa Francisco. Que ele seja exemplo do teu amor e nos ajude a caminhar cumprindo a missão que Jesus nos deixou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário