domingo, 17 de fevereiro de 2019

Evangelho de Lucas 6,27-38

Missa 24 de Fevereiro de 2019

papa francisco desenho  
7º DOMINGO DO TEMPO COMUM
MISERICORDIOSOS COMO O PAI

Leituras
Primeira Leitura 1Sm 26,2.7-9.1213.22-23
Salmo  Sl 102/ 103
Segunda Leitura 1Cor 15,45-49
Evangelho Lc 6,27-38


Mensagem Principal

Irmãos e Irmãs, na Liturgia deste Domingo, Jesus apresenta diversas atitudes que nos ajudam a viver e a experimentar o amor misericordioso do Pai.
Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM
A exigência de amar e perdoar não é uma novidade radical inventada por Jesus. O Antigo Testamento já conhecia a exigência de amar o próximo (cf. Lv 19, 18); no entanto, essa exigência aparecia com limitações. Normalmente, o amor e o perdão ao inimigo apareciam limitados aos adversários israelitas (cf. 1 Sam 24, 26), aos compatriotas, àqueles a quem o crente vétero-testamentário estava ligado por laços étnicos, sociais, familiares, religiosos. Em contrapartida, o ódio ao inimigo – a esse que não fazia parte do mesmo povo nem da mesma raça – parecia, para o Antigo Testamento, algo natural (cf. Sal 35).
Jesus vai muito mais além do que a doutrina do Antigo Testamento. Para Ele, é preciso amar o próximo; e o próximo é, sem exceção, o outro – mesmo o inimigo, mesmo o que nos odeia, mesmo aquele que nos calunia e amaldiçoa, mesmo aquele de quem a história ou os ódios ancestrais nos separam (cf. Lc 10, 25-37). Os exemplos concretos que Jesus dá a este propósito (cf. Lc 6, 29-30) sugerem que não basta evitar responder às ofensas; é preciso ir mais além e inventar uma dinâmica de amor que desarme a violência, a agressividade, o ódio. Ele não nos pede, possivelmente, que tenhamos uma atitude covarde, passiva ou colaborante perante a injustiça e a opressão; o que Ele nos pede é que sejamos capazes de gestos concretos que invertam a espiral de violência e de ódio: trata-se de não responder “na mesma moeda”; trata-se de estar sempre disposto a acolher o outro, mesmo o que nos magoou e ofendeu; trata-se de estar sempre de mão estendida para o irmão, sem nunca cortar as vias do diálogo e da compreensão. O amor é a única forma de desarmar o ódio e a violência… Só assim os crentes imitarão a bondade, o amor e a ternura de Deus.
A afirmação de Lc 6, 31 costuma ser chamada a “regra de ouro” da caridade cristã: “o que quiserdes que os homens vos façam, fazei-lho vós também”. Indica que o amor não se limita a excluir o mal, mas que implica um compromisso sério e objetivo para fazer o bem ao próximo. Devemos, no entanto, rejeitar qualquer compreensão “mercantilista” desta regra: o que se procura é o bem do outro e não a estrita reciprocidade. Os versículos seguintes (cf. Lc 6, 32-35) acentuam esta perspetiva e garantem que só quem faz o bem de forma gratuita, sem cálculos e sem esperar nada em troca, pode ser “filho de Deus”.

Ideia de roteiro para teatro

(PA entra todo bravo e encontra PB)     

PB: Oi PA! Tudo bem com você?

PA: Não estou nada bem!

PB: Percebi mesmo, você está com uma cara azeda, até parece que chupou limão.

PA: Ah PB, estou muito bravo!

PB: Mas o que aconteceu PA?

PA: Pelo jeito você não prestou atenção no Evangelho de hoje né, PB?

PB: Claro que prestei, prestei muita atenção!

PA: Então, aí vai uma prova: quero ver você amar os teus inimigos!

PB: Claro que eu amo, pois Jesus amou todos, até aqueles que não gostavam dele ele amava com todo carinho e fazia o bem para todos eles.

PA: Ah sim, Jesus era Jesus. Agora eu quero saber se alguém te bater em um lado do teu rosto você vai virar o outro lado e deixar ele bater novamente?

PB: Hum... Isso deve doer, PA!

PA: Falei pra você, por isso que estou bravo, pois acabei de sair do futebol e tive que vir embora para não revidar um chute que meu amiguinho me deu.

C: Oi crianças! Tudo bem com vocês?

PB: Estou ótimo C, mas o PA, não está nada bem.

C: O que está acontecendo, PA?

PA: Não foi nada! (Com cara de bravo)....

C: Não parece PA, conta pra mim, o PB te fez alguma coisa?

PA: A PB não me fez nada! Foi no futebol! Na verdade, foi Jesus!

C: Como assim? Você jogou bola com Jesus?

PA: Não C, foi o ,PB!

PB: Eu não tenho nada haver com isso!

C: Agora não estou entendendo mais nada, você me disse que ele não tinha feito nada.

PA: Vou te explicar então, estou muito bravo porque eu levei um chute na minha canela no futebol e está doendo muito, aí quando cheguei aqui todo bravo o PB disse que eu tinha que amar todo mundo, "até quem me faz mal".

C: Ah PA agora estou começando a entender as coisas, você brigou no futebol? Você sabe que Jesus não gosta de brigas!

PA: Então C eu não briguei, pelo contrário eu vim correndo embora.

C: Meus parabéns PA, você está certíssimo, mas por que você continua com essa cara amarrada?

PA: É que Jesus pede pra gente dar a outra face se alguém te bater e eu não quero dar a minha outra canela pra ele bater novamente! (Chorando em prantos).

C: Não nesse sentido PA, quando Jesus disse aos discípulos para dar a outra face ele estava mostrando que não adianta pagar o ódio com ódio, e sim se entregar a misericórdia e o perdão de Deus para a pessoa que está te fazendo o mal, e com isso trazer o ensinamento que Jesus nos deixou "Amai como eu os amei"!

PA: Agora eu entendi C, muito obrigado! PB vamos lá continuar o nosso futebol?

PB: Claro PA, vamos lá jogar, brincando a gente tem muitas chances de amar todos os nossos amiguinhos!

PA: Sempre lembrando do exemplo de Jesus!

C: Muito bem, crianças! 
 

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos aprender colorindo:


Oração

Querido Jesus! Nos ensina com teu amor amar a todos, como o Senhor mesmo os ama, tirando toda mágoa, raiva daqueles que nos fizeram mal, que possamos perdoar e ser perdoados e assim experimentar a tua misericórdia nas nossas atitudes. Amém!   

3 comentários:

  1. muito obrigado vou trabalhar com esses materiais.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada ,eu amei ,como sempre !
    Vou trabalhar com esse belíssimo material.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!
      Que Deus abençoe seu trabalho!
      Forte abraço,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir