Missa 01 de Julho de 2018
SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS.
Leituras
Primeira Leitura At 12,1-11
Salmo Sl 33(34)
Segunda Leitura 2Tm 4,6-8.17-18
Evangelho Mt 16,13-19
Liturgia Diária
SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO APÓSTOLOS.
Leituras
Primeira Leitura At 12,1-11
Salmo Sl 33(34)
Segunda Leitura 2Tm 4,6-8.17-18
Evangelho Mt 16,13-19
Liturgia Diária
Mensagem Principal
Irmãos e irmãs, celebrando a Eucaristia neste dia do Senhor, tornamos presentes as figuras de Pedro e de Paulo, dois pilares que sustentam nossa fé eclesial. Neles estão presentes a unidade, o ardor missionário e a adesão sem medida ao projeto de Jesus
Irmãos e irmãs, celebrando a Eucaristia neste dia do Senhor, tornamos presentes as figuras de Pedro e de Paulo, dois pilares que sustentam nossa fé eclesial. Neles estão presentes a unidade, o ardor missionário e a adesão sem medida ao projeto de Jesus
Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!
Desde o século III que a Liturgia une na mesma celebração as duas colunas da Igreja, Pedro e Paulo. Mestres inseparáveis de fé e de inspiração cristã pela sua autoridade, simbolizam todo o Colégio Apostólico. Pedro era natural de Betsaida, onde exercia a profissão de pescador. Jesus chamou-o e confiou-lhe a missão de guiar e confirmar os irmãos na fé. É uma das primeiras testemunhas de Jesus ressuscitado e, como arauto do Evangelho, toma consciência da necessidade de abrir a Igreja aos gentios (At 10-11). Paulo de Tarso, perseguidor acérrimo da Igreja, converte-se no caminho de Damasco. A partir daí, a sua vivacidade e brilhantismo são postos ao serviço do Evangelho. Fortemente apaixonado por Cristo, percorre o Mediterrâneo para anunciar o Evangelho da salvação, especialmente aos pagãos. Depois de terem sofrido toda a espécie de perseguições, ambos são martirizados em Roma. Regando com o seu sangue o mesmo terreno, “plantaram” a Igreja de Deus.
Ideia de roteiro para teatro
PA: Oi PB! Vim aqui pedir sua ajuda! Preciso fazer muitas placas para pendurar pela igreja.
PB: Placas? Que placas?
PA: Placas com uma foto de Jesus escrita assim: Jesus esse aqui é você! Você é Jesus!
PB: Você está ficando doido PA? Pra que fazer isso?
PA:Porque Jesus não está sabendo mais quem Ele é! Precisamos ajudar! Ele está perguntando pra todo mundo! Quem sou eu? Quem sou eu? O pessoal acha que eu sou quem?
PB: Nossa! É verdade! Vou te ajudar então! Será que tem mais gente que pode nos ajudar?
PA: Eu acho que podemos pedir ajuda da catequista! Talvez ela tenha palavras mais bonitas para explicar direitinho pra Jesus quem Ele é!
PB: Eu acho que a gente só precisa responder pra Jesus o mesmo que Pedro respondeu!
PA: Ah não! assim vamos confundir mais ainda a cabeça dele! Porque ele fala em João Batista, Elias, Profeta... Acho que vai ficar confuso! Vamos só escrever: Jesus você é Jesus!
PB: Mas se Ele não sabe quem é, como vai saber que a placa é pra ele?
PA: Nossa! Não tinha pensado nisso! Mais uma coisa pra gente perguntar pra catequista!
Catequista: Olá crianças! O que estão fazendo?
PB: Oi catequista! Vamos ajudar Jesus a se lembrar quem ele é!
Catequista: Como assim crianças?
PA: Sim catequista você não ouviu no Evangelho que dizia que Jesus estava perguntando pra Pedro quem Ele era? Então vamos espalhar placas pra ajuda-lo. Só não sabemos como vamos fazer pra Ele entender que essa é uma mensagem pra Ele!
Catequista: Ah crianças! Fazendo confusão com o evangelho de novo?
Jesus sabia muito bem quem era, mas perguntou à Pedro pois queria ouvir a profissão de fé de seu discípulo.
PA: Mas catequista é muito estranho! Jesus estava meio confuso sim, tanto que Ele chamou Pedro de Pedra.
Catequista: Sim! E com isso Ele quis dizer que Pedro seria a força, a base da Igreja de Jesus. Foi dado à Pedro o poder de perdoar os pecados e de ligar no céu tudo o que ele ligasse na Terra. Pedro ganha as chaves do Reino dos Céus.
PB: Então Jesus sabia quem era?
Catequista: Sim PB. E Pedro ao falar que Jesus era o Messias, o filho enviado de Deus, faz à Jesus não só uma profissão de fé, mas também diz algo que foi revelado pelo próprio Deus.
PA: Nossa Catequista! Então Pedro foi o fundador da nossa igreja?
Catequista: Sim! Jesus deu à Ele a missão de edificar a igreja e ser testemunho para nós!
PB: E São Paulo Catequista? Ele também é importante assim?
Catequista: Sim PB! Paulo é um dos maiores sinais de conversão. De perseguidor dos cristãos ele se tornou um anunciador ardoroso da palavra de Cristo e levou muitos a também se converterem!
PA: Que legal Catequista! Ainda bem que você chegou para nos ajudar a entender melhor o Evangelho. Quero assim como São Pedro e São Paulo seguir e anunciar à Cristo.
Catequista: Sim precisamos anunciar tudo aquilo que Jesus nos ensina para que mais pessoas tenham a chance de conhece-lo e todos que o conhecem o amam e tem a vida transformada. Que São Pedro e São Paulo sejam sempre exemplos para nossa caminhada na fé!
Sugestão de Música
Ideia para trabalhar esse Evangelho
Oração
Jesus meu bom amigo e salvador, dai-me um coração puro para que eu creia em ti e declare todos os dias que você é o meu melhor amigo e está sempre comigo!
Quero sempre andar em seus caminhos! Me ajude a ser fiel a ti todos os dias! Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário