Missa de 26 de Novembro de 2017
Primeira Leitura Ez 34,11-12.15-17
Salmo 22/23
Segunda Leitura 1Cor 15,20-26.28
Evangelho Mt 25,31-46
Mensagem Principal
Queridos irmãos e irmãs em Cristo Jesus, como é bom estarmos juntos mais uma vez para
alimentar nossa vida pela escuta da Palavra e pela presença real de Jesus na Eucaristia. Pelo
batismo somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo. Fazemos parte do grande redil
do Bom Pastor, que espera de nós uma Igreja em saída, que alcance novos campos, para ali
anunciar a Boa-Nova. Que este ano dedicado aos leigos possa renovar em nós um espírito
missionário. Fonte: Folheto Nova Aliança
Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:
Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!
No 34º Domingo do Tempo Comum, celebramos a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. As leituras deste domingo falam-nos do Reino de Deus (esse Reino de que Jesus é rei). Apresentam-no como uma realidade que Jesus semeou, que os discípulos são chamados a edificar na história (através do amor) e que terá o seu tempo definitivo no mundo que há-de vir.A primeira leitura utiliza a imagem do Bom Pastor para apresentar Deus e para definir a sua relação com os homens. A imagem sublinha, por um lado, a autoridade de Deus e o seu papel na condução do seu Povo pelos caminhos da história; e sublinha, por outro lado, a preocupação, o carinho, o cuidado, o amor de Deus pelo seu Povo.O Evangelho apresenta-nos, num quadro dramático, o “rei” Jesus a interpelar os seus discípulo acerca do amor que partilharam com os irmãos, sobretudo com os pobres, os débeis, os desprotegidos. A questão é esta: o egoísmo, o fechamento em si próprio, a indiferença para com o irmão que sofre, não têm lugar no Reino de Deus. Quem insistir em conduzir a sua vida por esses critérios ficará à margem do Reino.Na segunda leitura, Paulo lembra aos cristãos que o fim último da caminhada do crente é a participação nesse “Reino de Deus” de vida plena, para o qual Cristo nos conduz. Nesse Reino definitivo, Deus manifestar-Se-á em tudo e actuará como Senhor de todas as coisas (vers. 28) . Fonte: http://www.dehonianos.org
PA: Vamos brincar de castelo? Quem você vai ser? Eu quero ser o rei (rainha)! Quero muita riqueza e um monte de coisas bem chique.
PB: Eu não quero riqueza não!
PA: Ué! Por que? Ser rei é muito bom! Você não ouviu falar na missa que Jesus também era rei?
PB: Sim, mas Jesus era um rei diferente! Ele se preocupava com as suas ovelhas e não com as riquezas.
PA: Mas precisa de riqueza sim. Se ele tivesse riqueza ele poderia contratar detetive para procurar a ovelha perdida, levar as machucadas no veterinário, contratar alguém para cuidar de todas as ovelhas e assim ele poderia descansar.
PB: Aí PA! Lá vem você fazendo confusão com as leituras denovo!
PA: Não é confusão não! Sem a riqueza ele teve que ficar com fome, sede, sem roupa para vestir e agora me responda esta: quem iria cuidar das ovelhas enquanto ele estava preso?
PB (já sem paciência): Ai meu Deus!
Catequista: Olá crianças! o que foi PB? Está com cara brava!
PB: Ai Catequista! PA está falando um monte de besteiras.
PA: Só falei que Jesus sendo rei, deveria querer riquezas para pagar um monte de gente para cuidar das ovelhas e ficar bem tranquilo! e não ir preso também né!
Catequista: Ai, ai, ai! Já entendi tudo! Confusão com as leituras denovo! Hoje nas leituras quando fala das ovelhas, quer dizer que Jesus cuida de cada um de nós como o pastor cuida de suas ovelhas.
PB: Ele vai atras de cada uma né, catequista! Para ele todas são importantes né?
Catequista: É isso mesmo! Para ele todos os filhos, sem excessão, são amados. Ele quer resgatar cada ovelha perdida. E ele espera que cada um de nós o ajude a cuidar destas ovelhas com amor!
PA: Então não era ele que estava preso? ou com fome? ou sem ter o que vestir? Ele não precisava da riqueza?
Catequista: Não PA! Jesus quer nos ensinar a cuidar daqueles que mais precisam! Ele quer nossa ajuda, para atender as necessidades de cada uma das pessoas que passam por nós!
PB: E por que ele diz que Jesus vai separar as ovelhas?
Catequista: Porque Jesus quer que sejamos pessoas boas e espalhemos o seu amor. Devemos ajudar ao próximo e quando ele voltar, vai separar as pessoas que fazem o bem das outras que não fazem para existir um único Reino, onde o mais importante é o amor e não as coisas materiais.
PB: Ah entendi! É, ele diz que quando ajudamos alguém que precisa é a ele que ajudamos, porque asim todo mundo vai querer fazer o bem, né catequista? Porque imagina deixar Jesus passando necessidade!
Catequista: Isso mesmo! Imagine um reino onde todos se ajudem, onde todos se amem e cuidam um dos outros. Este reino é possível, se seguirmos os ensinamentos de Jesus e amarmos ao nosso próximo.
PA: Para Jesus vale muito mais cada um de nós suas ovelhas, do que as riquezas desta vida. Agora entendi porque ele é um rei diferente... Pensando bem este reino é muito melhor!
PB: Quero muito que o mundo seja assim, Catequista. Um lugar onde as pessoas façam o bem e espalhem o amor de Jesus. Isso deixa o coração Dele feliz!
Catequista: Isso mesmo, crianças! Quando fazemos o bem aos irmãos, estamos fazendo a vontade de Deus e espalhando o seu amor. Vamos orar para que Deus nos ajude a perseverar enquanto esperamos que o Reino de Jesus venha até nós?
PA e PB: Vamos!
Sugestão de Música
Ideia para trabalhar esse Evangelho
Faça algumas ovelhas de papel e em cada uma delas escreva ações boas ou ruins. Por exemplo:
❤ Ajudar ao próximo
❤ Dar de comer a quem tem fome
❤ Obedecer papai e mamãe
⇓ Não emprestar os brinquedos
⇓ Ter preguiça de ir a missa
⇓ Contar mentiras
Deixe cada ovelhinha virada para baixo. Separe 2 caixas para separar as ovelhas com boas e más ações. Cada crianças pega uma ovelha, lê e decide em que caixa vai colocar.
Ao final refletir sobre as boas ações que podemos fazer no nosso dia a dia!
Oração
Senhor Jesus, vem nos ensinar a esperar pelo seu Reino fazendo o bem a todos os irmãos. Queremos amar o próximo e fazer o bem para ficar pertinho do Senhor. Que todas as ovelhas que eu esteja como a ovelha perdida o Senhor me encontre e me cure. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário