Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Evangelho de João 3, 14 - 21

Missa de 11 de Março de 2018



4º DOMINGO DA QUARESMA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA “VÓS SOIS TODOS IRMÃOS” (MT 23,8)




Leituras
Primeira Leitura 2 Cr 36,14-16.19-23
Salmo Salmo 136 (137)
Segunda Leitura Ef 2, 4-10
Evangelho  Jo 3, 14-2



Mensagem Principal


Irmãos e irmãs, o que nos comove é este apego de Deus ao homem. Não obstante seu constante pecado, Deus não abandona o homem. Esta mensagem cria alegria e confiança, em meio a um mundo de promessas sem cumprimentos.

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!
A liturgia do 4º Domingo da Quaresma garante-nos que Deus nos oferece, de forma totalmente gratuita e incondicional, a vida eterna.
A primeira leitura nos diz que, quando o homem prescinde de Deus e escolhe caminhos de egoísmo e de auto-suficiência, está a construir um futuro marcado por horizontes de dor e de morte. No entanto, diz o autor do Livro das Cronicas, Deus dá sempre ao seu Povo outra possibilidade de recomeçar, de refazer o caminho da esperança e da vida nova.
A segunda leitura ensina que Deus ama o homem com um amor total, incondicional, desmedido; é esse amor que levanta o homem da sua condição de finitude e debilidade e que lhe oferece esse mundo novo de vida plena e de felicidade sem fim que está no horizonte final da nossa existência.
No Evangelho, João recorda-nos que Deus nos amou de tal forma que enviou o seu Filho único ao nosso encontro para nos oferecer a vida eterna. Somos convidados a olhar para Jesus, a aprender com Ele a lição do amor total, a percorrer com Ele o caminho da entrega e do dom da vida. É esse o caminho da salvação, da vida plena e definitiva.


Ideia de roteiro para teatro


PB entra cantando: O amor de Deus é maravilhoso, o amor de Deus é maravilhoso, o amor de Deus é maravilhoso, Grande é o amor de Deus!

PA entra com cara de triste.

PB: Oi PA que cara é essa?

PA: Estou um pouco triste!

PB: Você ouviu o evangelho hoje?

PA: Ouvi sim e é por isso mesmo que fiquei triste!

PB: Como assim? hoje o Evangelho falou sobre o quanto Deus nos ama!

Catequista: Olá crianças! Que carinha é essa PA?

PA: Estou um pouco triste por causa do evangelho de hoje catequista! No evangelho fala que Deus nos ama muito e que nos entregou seu filho único. Mas diz que quem não acreditar não será salvo!

PB: E você não acredita em Jesus?

PA: Acredito, mas as vezes não faço tudo aquilo que Jesus nos ensina!

Catequista: Isso que você disse é uma grande verdade PA! Não basta acreditar em Jesus e declarar que ele é o Senhor e Salvador. Precisamos aceitar Jesus em nossas vidas e segui-lo. Abraçar os projetos que Ele tem para nós.

PA: Mas eu ainda faço muitos pecados Catequista! Eu brigo com meus pais, as vezes não gosto de dividir minhas coisas, como chocolate escondido do meu irmão! Jesus fica muito triste e com certeza deve ficar chateado comigo!

PB: Acho que não PA! Uma vez minha avó me falou que mesmo não gostando do pecado Deus nos ama muito e todo dia quer nos dar uma nova chance!

Catequista: É isso mesmo PB! Deus espera todos os dias que sejamos pessoas melhores e que a gente acorde para ver o quão lindo é seu plano de salvação. O amor de Deus por nós é tão grande que Ele enviou Jesus para nos ensinar o amor à Deus e aos irmãos. Quando entendemos este amor, temos vontade de fazer todas as pessoas conhecerem Jesus! E quando fazemos isso estamos fazendo a vontade de Deus!

PA: Eu quero fazer a vontade de Deus catequista! E quero sentir todo esse amor!

Catequista: Tem muitas coisas que podemos fazer para levar o plano da salvação de Deus para nossos amigos! Quando somos uma pessoa alegre, que ajuda os amigos, que fala do amor de Jesus, estamos fazendo parte desse lindo plano de salvação!

PB: É verdade catequista! Vocês acreditam que tem crianças na minha escola que nunca ouviram falar de Jesus?

PA: Sério? 

PB: É Sim! Não sabem que Jesus veio, não sabem nada do que Ele ensinou! Então conto pra elas a história de Jesus! E elas ficam super curiosas e querendo conhecer mais Jesus!

Catequista: Muito bem PB! Assim poderemos levar Jesus por onde passarmos e mostrar às pessoas que Deus nos dá a cada dia a oportunidade de sermos pessoas melhores! E PA, as vezes cometemos pecados, mas podemos decidir pedir perdão à Deus e fazer diferente!

PA: Ah Catequista que bom! Fico feliz de saber que posso ser diferente e acreditar mais e melhor em Jesus!

PB: Podemos fazer uma oração para agradecer à Deus por um amor tão grande que quer nos perdoar sempre?

Catequista: Claro! Vamos rezar juntos então: Obrigada Deus paizinho por seu amor tão grande! Queremos acreditar cada dia mais em Jesus e em seu plano da Salvação! Queremos levar seu amor por onde for e mostrar aos nossos irmãos que é possível uma vida nova em Jesus!


Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Fazer com as crianças o Plano da Salvação. Desenha a mãozinha de cada criança na folha de papel e pintar os dedos das cores e com os significados abaixo:

Amarelo: Deus me ama
Preto: Eu pequei
Vermelho: Cristo morreu por mim
Branco: Eu o recebo
Verde: Estou salvo

Contar a história referente a cada tema para que as crianças possam reproduzir depois.

Fonte:Tia Help Recursos



Oração

Obrigado Deus paizinho por seu amor e carinho.

Olha mor mim e envia Jesus, pra carregar meus pecados e levar até a cruz.

Quero ser melhor e mostrar ao mundo que vale à pena seguir Jesus.

Me dá sabedoria e obediência para em meio à escuridão brilhar a sua luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário