Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Evangelho de Marcos 9, 2-10

Missa 25 de Fevereiro  de 2018

Transfiguração de Jesus desenho
2º DOMINGO DA QUARESMA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA “VÓS SOIS TODOS IRMÃOS” (MT 23,8)

Leituras
Primeira Leitura: Gen 22,1-2.9a.10-13.15-18
Salmo: Salmo 115 (116)
Segunda Leitura: Rom 8,31b-34
Evangelho: Mc 9,2-10

Mensagem Principal

Na caminhada quaresmal, hoje cada cristão é chamado a refletir se está disposto a deixar tudo para seguir a Cristo, na radicalidade e responsabilidade do Evangelho. Jesus é sincero com os seus indicando o caminho de sofrimento que estava para chegar, porém mostra o quanto Deus se importa com o ser humano manifestando a sua eternidade no tempo dos homens.

Fonte: Folheto Nova Aliança


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

No segundo Domingo da Quaresma, a Palavra de Deus define o caminho que o verdadeiro discípulo deve seguir para chegar à vida nova: é o caminho da escuta atenta de Deus e dos seus projetos, o caminho da obediência total e radical aos planos do Pai.
O Evangelho relata a transfiguração de Jesus. Recorrendo a elementos simbólicos do Antigo Testamento, o autor apresenta-nos uma catequese sobre Jesus, o Filho amado de Deus, que vai concretizar o seu projeto libertador em favor dos homens através do dom da vida. Aos discípulos, desanimados e assustados, Jesus diz: o caminho do dom da vida não conduz ao fracasso, mas à vida plena e definitiva. Segui-o, vós também.
Na primeira leitura apresenta-se a figura de Abraão como paradigma de uma certa atitude diante de Deus. Abraão é o homem de fé, que vive numa constante escuta de Deus, que aceita os apelos de Deus e que lhes responde com a obediência total (mesmo quando os planos de Deus parecem ir contra os seus sonhos e projetos pessoais). Nesta perspectiva, Abraão é o modelo do crente que percebe o projeto de Deus e o segue de todo o coração.
A segunda leitura lembra aos crentes que Deus os ama com um amor imenso e eterno. A melhor prova desse amor é Jesus Cristo, o Filho amado de Deus que morreu para ensinar ao homem o caminho da vida verdadeira. Sendo assim, o cristão nada tem a temer e deve enfrentar a vida com serenidade e esperança.

Fonte: Dehonianos


Ideia de roteiro para teatro


PA entra com uma mochila: Oi pessoal! Oi PB! Você também veio para o acampamento?

PB: Acampamento? Não estou sabendo de nenhum acampamento não!


PA: E depois fala que eu não presto atenção na missa!


PB: Nossa agora piorou! Não sei mesmo sobre o que você está falando!

PA: Os discípulos de Jesus já estavam até preparados pra montar as barracas você não ouviu o padre falando? Eu só estou com um pouco de medo, porque nesse acampamento aí tinha até fantasma!!!

PB: Ai PA! Lá vem você e essas histórias doidas!

PA: Você realmente não ouviu nada que o padre falou né?

Catequista: Olá Crianças tudo bem?

PA e PB: Oi Catequista!

PA: Você também vai para o acampamento? 

Catequista: Que acampamento?

PA: O acampamento com Jesus que o padre falou! Será que Pedro pode montar a minha barraca também? Ele se ofereceu pra montar até de fantasmas.

Catequista: Ah PA! Não foi isso que o padre disse não! 

PB: Viu! Falei que já era outra confusão sua!

PA: Não entendi! Tenho certeza que ouvi o Padre falar que Pedro queria montar tendas e que depois os dois que estavam com Jesus em cima do monte sumiram! Quem era mesmo que estava com Jesus?

PB: Moisés e Elias!

Catequista: Vamos lá, vou te explicar melhor! Os discípulos de Jesus estavam um pouco desanimados, pois eles largaram tudo para o seguir e Jesus já estava mostrando à eles qual o caminho que eles deveriam seguir, ou seja, o caminho da cruz!

PB: E eles não queriam catequista?

Catequista: Eles na realidade esperavam o triunfo do seu Messias sobre o mal, mas Jesus venceu até a morte por um outro caminho. O caminho da escuta da palavra de Deus e da obediência a Ele.

PA: Mas e os fantasmas? 

PB: Não tinha nenhum fantasma no evangelho PA!

PA: Como não? Quem desaparece assim do nada?

Catequista: Não crianças, não são fantasmas! Deus quis nos mostrar através de sinais que Jesus era seu filho muito amado e quis lembrar aos discípulos seu projeto salvador utilizando figuras do antigo testamento!

PA: Figuras? Que figuras eram esses?

Catequista: Moisés e Elias! Eles representavam a lei e os profetas que anunciavam o Messias que viria. São pessoas que escutaram a Deus e foram obedientes a Ele. 

PA: Nossa! que demais catequista! E por que eles sumiram então?

Catequista: Naquele tempo imaginava-se que Moisés e Elias apareceriam no dia do Senhor, na salvação definitiva, então foi um sinal para os discípulos de que a Salvação estava sendo manifestada através de Jesus. Com isso não tinha mais dúvidas de que Jesus era o filho amado e enviado por Deus para realizar o plano de salvação para nós!  Para realizar este plano era necessário escutar a Deus e ser obediente a Ele a exemplo de Jesus.

PB: Nossa! Eu queria muito ver tudo isso catequista! Pensando bem seria ótimo se tivesse mesmo o tal acampamento que o PA falou!

PA: Verdade! Acho que acampando juntinho com Jesus não teria como ficar desanimado né Catequista!
Catequista: Sim! Quando a face de Jesus se transfigurou e ele ficou todo brilhante como o sol, e suas vestes bem branquinhas também ficaram brilhantes, toda essa luz entrou no coração dos discípulos e eles compreenderam que o caminho que eles percorreriam não terminaria com a morte, mas sim com a ressurreição de Jesus!
PB: Ah então com certeza eles ficaram bem mais animados!
Catequista: Sim muito animados e por isso não queriam nem sair daquele lugar abençoado, assim como nós quando estamos na presença de Deus. Mas precisamos nos fortalecer na presença de Jesus para seguirmos com nossa caminhada rumo ao céu. Essa caminhada nem sempre é fácil, passa por diversos momentos difíceis, mas as experiências com Jesus nos deixam mais fortes, confiantes e preparados para obedecer o que Deus nos pede!
PA: Obrigada por explicar catequista! Agora entendo melhor que preciso ficar perto de Jesus para fazer tudo o que ele me pedir, pois se eu ficar longe e o desânimo chegar como vou voltar para o caminho né?
Catequista: Isso mesmo PA! Então crianças vamos orar e pedir à Deus um coração, manso, humilde e obediente para fazer sempre a vontade de Deus e ser parte do plano da salvação na vida dos nossos irmãos!

Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Transfiguração de Jesus desenho para colorir


Oração

Senhor Jesus que tua luz venha brilhar em meu coração e que eu tenha sempre a certeza de que depois da cruz vem a ressurreição. Me ensina a escutar tua voz e obedecer, para levar à todos sua palavra de vida e salvação!

Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário