Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sábado, 13 de janeiro de 2018

Evangelho de Marcos 1,21-28

Missa de   28 de janeiro de 2018

Resultado de imagem para Mc 1,21-28

Jesus quer libertar nosso coração

Leituras
Primeira Leitura  (Dt 18,15-20)
Salmo (Sl 94(95))
Segunda Leitura  (1Cor 7,32-35)
Evangelho (Mc 1,21-28)

Mensagem Principal


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, a Palavra de Jesus tem poder de libertar o homem do espírito mau, que aliena, escraviza e mata. Ela cura os corações feridos pelas maldades do mundo. Seu ensinamento tem autoridade; por isso renova e transforma.

Fonte:Nova Aliança


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

A liturgia do 4º Domingo do Tempo Comum garante-nos que Deus não se conforma com os projetos de egoísmo e de morte que desfeiam o mundo e que escravizam os homens e afirma que Ele encontra formas de vir ao encontro dos seus filhos para lhes propor um projeto de liberdade e de vida plena.
A primeira leitura propõe-nos – a partir da figura de Moisés – uma reflexão sobre a experiência profética. O profeta é alguém que Deus escolhe, que Deus chama e que Deus envia para ser a sua “palavra” viva no meio dos homens. Através dos profetas, Deus vem ao encontro dos homens e apresenta-lhes, de forma bem perceptível, as suas propostas.
O Evangelho mostra como Jesus, o Filho de Deus, cumprindo o projeto libertador do Pai, pela sua Palavra e pela sua ação, renova e transforma em homens livres todos aqueles que vivem prisioneiros do egoísmo, do pecado e da morte.
A segunda leitura convida os crentes a repensarem as suas prioridades e a não deixarem que as realidades transitórias sejam impeditivas de um verdadeiro compromisso com o serviço de Deus e dos irmãos.

Fonte:Dehonianos


Ideia de roteiro para teatro


PA entra falando baixinho: Oi gente! Tudo bem com vocês? Oi PB!


PB: Oi PA!

PA: xiiiiiuuuuuuuuuuuuuuuuuu

PB: Porque você está falando baixo assim? Está se escondendo de alguém?

PA: De Jesus!

PB: De Jesus? Porque?

PA: Porque Ele está meio bravo! Você não ouviu no evangelho que disse que ele mandou um homem calar a boca e sair?

PB: Claro que não PA! Jesus no evangelho ordenou que o Espírito Mau saísse de um homem deixando este homem livre!

PA: Mas Jesus estava bravo sim PB. Ninguém manda calar e sair se não estiver bravo e acho que Ele vai ficar bravo comigo.

Catequista: Oi Crianças! Sobre o que estão falando?

PB: Oi Catequista o PA está achando que Jesus está bravo porque o ouviu mandando o Espirito Mau se calar e sair no Evangelho de hoje!

PA: Claro! Toda vez que minha mãe me manda sair de perto é porque fiz algo muito errado e ela precisa respirar e se acalmar pra depois vir conversar comigo!

Catequista: Não crianças, não é que Jesus está bravo, muito pelo contrário! Jesus quer que todas as pessoas sejam livres, por isso expulsou o Espirito Ruim que mantinha aquele homem prisioneiro!

PA: Prisioneiro? Mas ele estava no templo e não na prisão!

Catequista: Sim! Mas muitas vezes o que está preso é o nosso coração com sentimentos ruins. Muitas vezes cometemos pecado e ficamos com vergonha de chegar perto de Deus e o afastamento de Deus nos deixa tristes, envergonhados e longe do amor de Deus. E isso é um tipo de prisão.

PB: Eu tenho um amigo que não gosta de dividir nada que ele tem. Ele não deixa ninguém brincar com os brinquedos dele, então fica sempre sozinho!

Catequista: Esse é outro tipo de prisão! O egoísmo nos deixa afastados dos nossos amigos e irmãos.

PA: Ah, mas então estou livre, sou muito bonzinho, divido meus brinquedos, quando faço pecadinhos peço perdão e volto bem rápido pra perto de Deus.

Catequista: Mas tem outras coisas que nos deixam prisioneiros!

PB: Catequista minha mãe me disse outro dia que sou escravo do meu celular! Falou isso porque fico o dia todinho conectado e acabo não fazendo mais nada!

PA: Eu não fico o dia todo no celular, às vezes uso o tablete ou jogo vídeo game também! Então mais uma vez estou livre!

Catequista: Não é bem assim não PA! Algumas de nossas escolhas nos mantem aprisionados sem a gente perceber. Quando você passa o dia todo nesses eletrônicos quais escolhas você deixa de fazer? Quantas brincadeiras você perde?

PA: Ah é verdade! Tem dias que nem saio na rua pra brincar com meus amigos.

PB: Faz todo sentido! Estamos mesmo presos!

Catequista: O que Jesus quer é que sejamos verdadeiramente livres! Quer que nosso coração seja livre. E que possamos escolher o que é melhor para nós! Jesus quer libertar nosso coração. Quer nos ensinar a fazer boas escolhas, para que possamos viver felizes!

PA: Entendi Catequista! Vou prestar atenção em tudo o que me mantém prisioneiro. Prestar mais atenção nas minhas escolhas para não viver prisioneiro do egoísmo, da falta de perdão.

PB: Precisamos pedir ao Espirito Santo discernimento para entender tudo o que nos faz prisioneiros.

Catequista: Isso mesmo crianças! O Espirito Santo nos mostra o que nos aprisiona e nos ajuda a ser libertos por Jesus! Assim como no evangelho, podemos ser livres e seguir os ensinamentos de Jesus e viver a vida que Ele nos propõe.


Sugestão de Música 


 

Ideia para trabalhar esse Evangelho




Fazer com as crianças um jogo da memória com situações que nos aprisionam e suas consequências!


Exemplo: Imagem de uma criança que não divide o brinquedo e imagem desta criança sozinha.


Imagem de uma criança com aparelhos eletrônicos e imagem da criança observando as outras brincarem e assim por diante. Procure enfatizar de que muitas de nossas escolhas nos aprisionam!


Oração

Espirito Santo me ajuda a seguir os propósitos e ensinamentos de Jesus na minha vida!
Me ensina a usar a liberdade de filho de Deus vivendo segundo Seu coração. Que eu tenha sempre sabedoria para acolher tudo aquilo que o Senhor me dá. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário