Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

domingo, 6 de agosto de 2017

Evangelho de Lucas 1,39-56

Missa de 20 de Agosto de 2017

Resultado de imagem para desenhos  assunção de nossa senhora
SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Leituras
Primeira Leitura Ap 11,19a;12,1.3-6a.10ab
Salmo Sl 44/45
Segunda Leitura  1Cor 15,20-27a
Evangelho Lc 1,39-56

Mensagem Principal
 Cantemos as maravilhas que o Senhor realizou em Maria. Elevada ao céu, é nossa intercessora junto do Pai. Ela atingiu a plenitude da salvação e nos espera para vivermos sempre com ela. Celebremos em comunhão com os vocacionados à vida consagrada: religiosos e religiosas, que, a exemplo de Maria, dão o seu sim ao projeto de Jesus.
Fonte: Folheto Nova Aliança.


Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!


O cântico de Maria descreve o programa que Deus tinha começado a realizar desde o começo, que ele prosseguiu em Maria e que cumpre agora na Igreja, para todos os tempos.
Pela Visitação que teve lugar na Judeia, Maria levava Jesus pelos caminhos da terra. Pela Dormição e pela Assunção, é Jesus que leva a sua mãe pelos caminhos celestes, para o templo eterno, para uma Visitação definitiva. Nesta festa, com Maria, proclamamos a obra grandiosa de Deus, que chama a humanidade a se juntar a ele pelo caminho da ressurreição.
Em Maria, Ele já realizou a sua obra na totalidade; com ela, nós proclamamos: “dispersou os soberbos, exaltou os humildes”. Os humildes são aqueles que crêem no cumprimento das palavras de Deus e se põem a caminho, aqueles que acolhem até ao mais íntimo do seu ser a Vida nova, Cristo, para o levar ao nosso mundo. Deus debruça-se sobre eles e cumpre neles maravilhas.
Rezar por Maria.
Frequentemente, ouvimos a expressão: “rezar à Virgem Maria”… Esta maneira de falar não é absolutamente exata, porque a oração cristã dirige-se a Deus, ao Pai, ao Filho e ao Espírito: só Deus atende a oração. Os nossos irmãos protestantes que, contrariamente ao que se pretende, por vezes têm a mesma fé que os católicos e os ortodoxos na Virgem Maria Mãe de Deus, recordam-nos que Maria é e se diz ela própria a Serva do Senhor.
Rezar por Maria é pedir que ela reze por nós: “Rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte!” A sua intervenção maternal em Caná resume bem a sua intercessão em nosso favor. Ela é nossa “advogada” e diz-nos: “Fazei tudo o que Ele vos disser!”
Rezar com Maria.
Ela está ao nosso lado para nos levar na oração, como uma mãe sustenta a palavra balbuciante do seu filho. Na glória de Deus, na qual nós a honramos hoje, ela prossegue a missão que Jesus lhe confiou sobre a Cruz: “Eis o teu Filho!” Rezar com Maria, mais que nos ajoelharmos diante dela, é ajoelhar-se ao seu lado para nos juntarmos à sua oração. Ela acompanha-nos e guia-nos na nossa caminhada junto de Deus.
Rezar como Maria.
Aprendemos junto de Maria os caminhos da oração. Na escola daquela que “guardava e meditava no seu coração” os acontecimentos do nascimento e da infância de Jesus, nós meditamos o Evangelho e, à luz do Espírito Santo, avançamos nos caminhos da verdade. A nossa oração torna-se ação de graças no eco ao Magnificat. Pomos os nossos passos nos passos de Maria para dizer com ela na confiança: “que tudo seja feito segundo a tua Palavra, Senhor!”



Ideia de roteiro para teatro



( Entra personagem A todo feliz com algumas folhas na mão, uma lista de pedidos)

PA: Oi todo mundo, oi PB, ai ai que felicidade!

PB: Oi PA, nossa que felicidade toda é essa?

PA: Estou muito feliz porque descobri uma forma de conseguir tudo o que preciso pra ser feliz, trouxe até uma listinha, coisas básicas sabe! Só pra começar meus pedidos

PB: Sério? Me conta, também quero saber como é isso!

PA: Muito simples amigo! o evangelho de hoje fala sobre Maria, Nossa Mãezinha do céu.

( Catequista vai entrando mas resolve ficar escondida para ouvir o que as crianças entenderam do evangelho, mas enquanto as crianças vão conversando ela fica impressionada com que esta ouvindo )

PB: Sim, eu sei! prestei bastante atenção no evangelho e sei que falou sobre Nossa Mãezinha do céu.

PA: Até parece né! Você PB, prestando a atenção (risos)... essa é boa!

PB: Aé, então escuta só! O evangelho fala sobre a visita de Maria a sua prima Isabel.

PA: Olha só e não é que prestou atenção mesmo! Estou impressionado.

PB: Viu só, sou muito inteligente!

PA: (risos) Agora forçou um pouco PB calma, calma!

PB: (risos)...engraçadinho... me fala o que tem a ver o evangelho de hoje com essa sua história de conseguir tudo o que quer?

PA: Ué, não foi você que disse que entendeu tudo?

PB: Bom, eu entendi sim, entendi que Maria foi visitar Isabel para ajudá-la, pois estava esperando um bebê e quando uma mulher espera um bebê ela precisa muito de ajuda!

PA: Nossa! Nada disso, você não entendeu foi nada, vou te explicar porque dessa cabecinha ai é difícil sair alguma coisa.

PB: Pode parar viu, eu entendi sim!

PA: Vou te explicar! O evangelho fala que Deus fez tudo para nossa senhora, ou seja, tudo o que pedimos a Maria ela nos da com certeza.  Até porque só estou pedindo coisas boas aqui, certeza que ela vai me dar!

PB: Espera ai PB, onde fala isso no evangelho? Não lembro dessa parte não!

PA: Ai ai meu amigo... isso se chama interpretação! E minha interpretação sobre a frase ''porque o todo poderoso faz grandes coisas em meu favor" Ou seja, Deus faz tudo pra Nossa Senhora então tudo o que a gente pedir ela vai realizar.

PB: E como você tem tanta certeza que essa sua interpretação esta certa? Como você sabe que Maria vai atender e dar tudo o que pedir?

PA: Muito simples! Maria é nossa mãezinha do céu, você já viu uma mãe negar algo pro seu filho?

PB: Ixiii já vi muitas vezes! Minha mãe me nega um montão de coisas... vai dizer que a sua não??

PA: Na verdade sim! Minha mãe já me negou uma porção de coisas. Acontece que eu sei quando ela me nega alguma coisa é porque aquilo não será bom pra mim.

PB: Viu! nada que ver essa sua idéia

PA: Você que se engana! Sabe por que? 

PB: Hum...por quê?

PA: Porque nessa minha listinha básica aqui...(e mostra todas as folhas ) só tem coisas boas, coisas que tenho certeza que fará bem pra mim, então tudo será atendido.

PB: Ah sei não viu, ainda to achando muito estranho essa sua interpretação ai.

( Entra Catequista )

( Crianças levam um susto )
C: Ai meu Deus crianças que conversa é essa de vocês? Estava aqui bem quietinha ouvindo a conversa de vocês, porque queria saber se tinham entendido o evangelho, mas na verdade fiquei impressionada com a sua imaginação viu PA.

PA: Oi Catequista. Sou muito bom nisso, né?!

C: Você é muito bom sim, mas para se confundir com tudo. Isso sim!

PB: (risos) viu eu falei!

C: Crianças vou explicar o evangelho pra vocês, e pra começar senhor PA, a frase do evangelho que você disse  ''porque o todo poderoso faz grandes coisas em meu favor" na verdade é, ''porque o todo poderoso FEZ grandes coisas em meu favor"

PA: Ah Catequista mais é só uma palavrinha que me confundi, nem faz diferença!

C: Faz diferença sim PA, quando Maria diz, ''porque o todo poderoso FEZ grandes coisas em meu favor" ela esta dizendo que Deus realiza muitas maravilhas na vida dela.

Deus escolheu Maria para ser a mãe de Jesus e ela com sua fé e confiança disse Sim a vontade de Deus.

PA: Catequista, eu achei que era só pedir tudo pra Maria e ela, por ser Nossa Mãezinha, nos daria tudo.

C: PA e PB, prestem atenção! No evangelho de hoje celebramos a solenidade da Assunção de Nossa Senhora!

PB: Assunção de Nossa Senhora?  

C: Isso mesmo PB! A assunção de Nossa Senhora é quando ela é levada ao céu pelo poder de  Deus. O evangelho de hoje nos convida a refletir, sobre o sentido da  nossa vida, o para “quê” viemos ao mundo e como devemos conduzir a nossa vida. Maria, com o seu testemunho, nos ensina, que só alcançaremos a nossa realização plena, se nos deixarmos conduzir,  pela  vontade de Deus!  

PB: Mas como Maria pode nos ajudar a conduzir a nossa vida? 

C: Maria foi puro amor e doação, ela se entregou por inteira à serviço do Reino de  Deus,  abrindo mão de todos os  seus projetos pessoais, para viver  o projeto de Deus e é assim com esse lindo exemplo de vida que ela pode nos ajudar a conduzir a nossa vida. Maria é um modelo de vida cristã, um modelo a ser seguido por todos nós! 
PB: Então eu estava certo quando disse que Maria foi ajudar Isabel porque ela estava esperando um bebe?

C:  PB, Maria se entregou por  inteira à serviço de nosso amado Deus e quando servimos aos outros, ou seja, ajudamos a quem precisa, estamos servindo a Deus. 

PA: Então Maria ajudando sua prima ela estava a serviço de Deus?

C: Isso mesmo PA! Maria é fiel e obediente a Deus, ela disse Sim a Deus e cumpriu lindamente sua missão, de amar, cuidar e ajudar ao próximo.

PA: Nossa mãezinha do céu é muito especial

C: Sim ela é sim! E mais, Deus permite que ela nos acompanhe em nossa caminhada com Deus.

PA: Como assim?

C: Quando nós rezamos para nossa senhora, ela intercede por nós, ou seja, ela pede para que Deus tenha misericórdia de nós. Então quando rezamos para nossa senhora ela com seu jeito carinhoso e especial, pede a Deus por nós, para que nos ajude com as necessidades do nosso coração.

PA: Então, quando rezamos para Maria estamos na verdade pedindo que ela reze por nós?

C: Isso Mesmo PA! Rezar para Maria é pedir que ela Reze por nós. Entenderam agora?

PA e PB: Agora sim!

C: Que bom! então agora vamos rezar para nossa mãezinha e pedir que nos ajude a sermos como ela, sempre disposta a ajudar, sempre buscando "o que fazer" para que pessoas e mais pessoas conhecessem o grande amor de Deus! Vamos rezar a Ave Maria, fechem os olhos.

Ave-Maria, cheia de graça!

O Senhor é convosco

Bendita sois vóis entre as mulheres

E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus

Santa Maria Mãe de Deus,

Rogai por nós os pecadores

Agora e na hora de nossa morte. Amém





Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos confeccionar um lindo porta retrato com a imagem de Origami de Maria com o menino Jesus.
E no verso colocaremos uma linda oração pedindo que todos os dias Nossa Mãezinha nos dê força e coragem para não desanimar e estar sempre disponível para servir!










  
O Menino Jesus não é dobrado com papel quadrado, nessa foto cortei 1cm de um quadrado de 5x5cm.


Observe que na segunda foto há uma marquinha de dobra, mostrando que puxei um pouco o papel para cima, descolando-o diagonalmente para forma o manto da cabeça, não sei se esse tipo de dobra tem nome.

 



 



Oração

Maria Mãe querida,
Peço sua poderosa intercessão para que a cada dia eu possa caminhar contigo, sem jamais me afastar de Ti e assim servir ao Senhor de todo coração.

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário