Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sábado, 1 de abril de 2017

Evangelho de João 20, 1-9

Missa de 16 de Abril de 2017

Resultado de imagem para desenho Evangelho de João 20, 1-9DOMINGO DA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR

Leituras
Primeira Leitura At 10,34a.37-43
Salmo 117 / 118
Segunda Leitura Cl 3,1-4   
Evangelho Jo 20,1-9
Liturgia Diária

Mensagem Principal

Amados irmãos e irmãs em Cristo Nosso Senhor, a morte foi vencida! Hoje, podemos gritar em alta voz: a morte não deu a última palavra, pois Cristo ressuscitou! Este é o grande mistério da nossa fé. Fé esta que é atualizada todas as vezes que nos reunimos para celebrar a Santa Missa e comungar do Corpo e do Sangue de Jesus.
Fonte: Folheto Nova Aliança

Para ajudar a refletir e entender o evangelho de hoje:

Preparem-se... estamos preparando o alimento espiritual para os preferidos de Jesus: as crianças!

MENSAGEM

O texto começa com uma indicação aparentemente cronológica, mas que deve ser entendida sobretudo em chave teológica: “no primeiro dia da semana”. Significa que começou um novo ciclo – o da nova criação, o da Páscoa definitiva. Aqui começa um novo tempo, o tempo do homem novo, que nasce a partir da doação de Jesus.

A primeira personagem em cena é Maria Madalena: ela é a primeira a dirigir-se ao túmulo de Jesus, ainda o sol não tinha nascido, na manhã do “primeiro dia da semana”. Ela representa a nova comunidade que nasceu da ação criadora e vivificadora do Messias; essa nova comunidade, testemunha da cruz, acredita – inicialmente – que a morte triunfou e vai procurar Jesus no sepulcro: é uma comunidade perdida, desorientada, insegura, desamparada, que ainda não conseguiu descobrir que a morte foi derrotada; mas, diante do sepulcro vazio, a nova comunidade apercebe-se de que a morte não venceu e que Jesus continua vivo.

Na sequência, João apresenta uma catequese sobre a dupla atitude dos discípulos diante do mistério da morte e da ressurreição de Jesus. Essa dupla atitude é expressa no comportamento de dois discípulos que, na manhã da Páscoa, correm ao túmulo de Jesus: Simão Pedro e um “outro discípulo” não identificado (mas que parece ser esse “discípulo amado”, apresentado no Quarto Evangelho como modelo ideal do discípulo).

João coloca, aliás, estas duas figuras lado a lado em várias circunstâncias (na última ceia, é o “discípulo amado” que percebe quem está do lado de Jesus e quem O vai trair – cf. Jo 13,23-25; na paixão, é ele que consegue estar perto de Jesus no átrio do sumo sacerdote, enquanto Pedro O trai – cf. Jo 18,15-18.25-27; é ele que está junto da cruz quando Jesus morre – cf. Jo 19,25-27); é ele quem reconhece Jesus ressuscitado nesse vulto que aparece aos discípulos no lago de Tiberíades – cf. Jo 21,7). Nas outras vezes, o “discípulo amado” levou sempre vantagem sobre Pedro. Aqui, isso irá acontecer outra vez: o “outro discípulo” correu mais e chegou ao túmulo primeiro que Pedro (o facto de se dizer que ele não entrou logo pode querer significar a sua deferência e o seu amor, que resultam da sua sintonia com Jesus); e, depois de ver, “acreditou” (o mesmo não se diz de Pedro).

Provavelmente, o autor do Quarto Evangelho quis descrever, através destas figuras, o impacto produzido nos discípulos pela morte de Jesus e as diferentes disposições existentes entre os membros da comunidade cristã. Em geral Pedro representa, nos Evangelhos, o discípulo obstinado, para quem a morte significa fracasso e que se recusa a aceitar que a vida nova passe pela humilhação da cruz (Jo 13,6-8.36-38; 18,16.17.18.25-27; cf. Mc 8,32-33; Mt 16,22-23). Ao contrário, o “outro discípulo” é o “discípulo amado”, que está sempre próximo de Jesus, que faz a experiência do amor de Jesus; por isso, corre ao seu encontro de forma mais decidida e “percebe” – porque só quem ama muito percebe certas coisas que passam despercebidas aos outros – que a morte não pôs fim à vida.

Esse “outro discípulo” é, portanto, a imagem do discípulo ideal, que está em sintonia total com Jesus, que corre ao seu encontro com um total empenho, que compreende os sinais e que descobre (porque o amor leva à descoberta) que Jesus está vivo. Ele é o paradigma do Homem Novo, do homem recriado por Jesus.




Ideia de roteiro para teatro

Personagem A (PA) entra, fica parado sem falar nada com cara super preocupada e encontra o Personagem B (PE) radiante e muito feliz!

PB: Oi todo mundooooo!!! Que dia mais feliz!!! Nossa PB, que cara mais preocupada é essa?

PA: Oi gente! PE você não ficou sabendo?

PB: Sabendo o que?

PA: Ah então é por isso que você está tão feliz!! Acabei de encontrar com a Madalena e ela me contou tudo!!

PB: Contou o que?

PA: Inclusive acho que devemo procurar! Quem sabe Ele não está aqui!!

PB: Meu Deus estou ficando super confusa!! Do que você está falando?

PA: Você lembra que a nossa catequista falou que depois que tirar Jesus da cruz, o colocaram em um túmulo bem grande?

PB: Lembro sim! Mas o que tem?

PA: Então a Madalena me contou que roubaram Jesus de lá!

PB: Roubaram Jesus de lá? Tem certeza?

PA: Tenho sim! Inclusive o padre contou essa notícia no Evangelho. Você não prestou atenção em nada hein?!

PB: Sabe o que é, estou tão, mas tão empolgado que hoje é a páscoa e que o coelhinho da páscoa apareceu na minha casa e trouxe os melhores e mais gostosos ovos de chocolate que não prestei atenção em nada mesmo!!

PA: Então se liga aqui... precisamos ajudar a Madalena a encontrar Jesus.

PB: Mas como vamos fazer isso?

PA: Pensei em espalhar a notícia! Quem sabe o culpado aparece e diz onde colocou Jesus!

(Catequista (C) entra e escuta a notícia que o PB vai falar)

PB: Então vamos! Extra, Extra, roubaram Jesus do túmulo e ninguém sabe onde Ele está!!

C: Eu sei!

PB: Catequista!!! Foi a Senhora?

C: Eu o que?

PA: Que roubou o corpo de Jesus do túmulo?

C: Mas o que vocês estão falando?

PA: Encontrei a Madalena e ela me contou que roubaram Jesus do túmulo.

PB: Eu esta tão feliz porque hoje é a Páscoa e o coelhinho já passou lá em casa... Esta notícia estragou a minha Páscoa!!

PA: Agora nós estamos procurando onde Jesus está!!

C: Ai Jesus, quanta imaginação!! Prestem atenção no que vou falar!! Não roubaram Jesus não!

PA e PB: Ah não?

C: Não! Jesus Ressuscitou!!! Ele venceu a morte!! Olha só, a palavra Páscoa significa Passagem! Jesus passou da terra para o céu, passou da vida aqui na terra para a vida ao lado de Deus Pai, passou da morte à vida! E assim Ele nos garantiu a vida eterna.

PB: Então quer dizer que a Páscoa não é o Ovo de Chocolate e nem o Coelhinho da Páscoa?

C: O ovo e o coelhinho são símbolos da Páscoa. O que nasce dentro do ovo?

PA: Um animalzinho!

C: Isso mesmo! É uma vida nova. E vocês sabiam que o coelho tem vários filhotinhos de uma vez? Por isso o coelhinho também é um símbolo da páscoa, porque representa muitas vidas novas.

PB: Nossa e eu achando que a páscoa era o coelhinho e o ovo de chocolate!

C: O mais importante na Páscoa é comemorar a Ressurreição de Jesus. Afinal Ele aceitou morrer na cruz por cada um de nós. E venceu a morte e abriu as portas do céu para nós! Por isso devemos sempre escolher a vida nova que Jesus sempre nos mostra, vida no amor, no perdão e ajudando a todos ao nosso redor! Vocês querem?

PA e PB: Eu quero a vida nova!!

C: Então, vamos pedir que o Espirito Santo nos ilumine e nos mostre como viver a vida nova que Jesus nos traz na Páscoa! Amém! Viva Jesus Ressuscitado!!

PA e PB: VIVA!!!!

Sugestão de Música


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Hoje é um dia de muita festa!! Jesus Ressuscitou!!! Que alegria, Jesus venceu a morte!!
Mas infelizmente muitas crianças pensam que a Páscoa é só para ganhar ovos de chocolate e que mais importante é a chegada do coelhinho da Páscoa.

Como precisamos ensiná-las de que o mais importante é a Vitória de Jesus sobre a morte na Ressurreição! Que Jesus se entregou por cada um de nós para nos garantir a vida eterna ao lado do Pai.

Então, depois de contar o Evangelho, podemos apresentar para às crianças os símbolos da Páscoa. Assim elas entenderam do porque do coelhinho da páscoa, ovos de páscoas e todos os outros símbolos.





































































Fonte: Espaço Educar

Outra sugestão é esse jogo que começa na quarta feira de cinzas e termina na páscoa.
Este é um jogo muito legal para que as crianças possam aprender brincando sobre esse momento tão importante e especial que estamos vivendo!
Pode ser uma linda lembrancinha para levar para casa!!







Oração

Querido Jesus,
Peço perdão por todos os erros que tenho cometido na minha vida!!
Quero te agradecer por me amar tanto a ponto de se entregar na Cruz por mim! E te agradeço também por ter nos dado a Sua Mãezinha Maria para ser Nossa Mãe também.
Espirito Santo, através da sua força, quero escolher sempre viver a vida nova que o Jesus traz para mim na Páscoa!

Amém!


A Turminha do Cantinho dos Anjos deseja a todos uma santa e abençoada Páscoa!!

Que cada um de nós possa escolher e desfrutar da vida nova que Jesus Ressuscitado traz!

E que esta escolha pela vida nova em Jesus possa ser por todos os dias!!

Feliz Páscoa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário