domingo, 28 de fevereiro de 2016

Evangelho de Lucas 15, 1-3.11-32

Missa de 06 Março de 2016

4º DOMINGO DA QUARESMA CFE 2016
“CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
SERVIR A DEUS, EM UNIÃO,
CUIDANDO DO PRESENTE E DO FUTURO

Leituras
Primeira Leitura Js 5,9a.10-12
Salmo 33 / 34
Segunda Leitura 2Cor 5,17-21
Evangelho Lc 15,1-3.11-32

Mensagem Principal

O mandamento do amor a Deus e ao próximo precisa ser compreendido em toda a sua amplitude, pois inclui, entre outras coisas: optar por levar em consideração que o planeta é nossa casa, e, se cuidarmos mal dele, estaremos prejudicando outros e a nós mesmos.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

A Igreja precisa se aproximar cada vez mais dos pecadores e pecadoras para dar-lhes oportunidades reais de conversão e meios concretos para que possam seguir o itinerário da fé e trilhar os caminhos da santidade. Isso só é possível quando seguimos o exemplo de Jesus e acolhemos todas as pessoas que vivem no pecado e que são marginalizadas por causa disso. Se não nos dispomos a criar espaço nas nossas comunidades para essas pessoas e não criamos mecanismos pastorais e evangelizadores eficazes, os pecadores e as pecadoras não terão as melhores condições para corresponder à graça divina e nós seremos responsáveis por isso.
(Fonte: CNBB)

Ideia de roteiro para teatro

Catequista propõe teatro do filho prodigo e ninguém quer ser esse filho pq ele fez o que fez com o pai... e tb não quer ser o pai pq ai tem que perdoar...

Entra a Catequista com as crianças.

Catequista: Olá Crianças! Tudo bem com vocês? Que bom que vocês chegaram! Hoje a catequese será uma catequese especial!!

Personagem A: Que legal!! O que vamos fazer??

Personagem B: Posso adivinhar? Vamos fazer uma festa?

Catequista: Não, não é isso não!! Nós vamos fazer um teatro para aprendermos sobre a história contada no Evangelho de hoje. Alguém sabe qual é?

Personagem A: Eu sei!! Hoje escutamos a história do filho prodígio!

Personagem B: Filho prodígio?

Catequista: Quase isso... é a história do Filho Pródigo!

Personagem A: Ah... pensei que era prodígio!! Mas Catequista o que significa filho pródigo?

Catequista: Filho pródigo significa um filho que volta para a família após um longo tempo afastado e que escolheu viver de forma errada, gasta tudo o que tem e vive longe do amor de Deus!

Personagem A: Ah agora eu entendi!!

Catequista: Bom, então vamos sortear os personagens. Cada um vai pegar um personagem!

(Nesse momento, precisamos dos seguintes personagens: Pai, Filho Pródigo e Filho mais velho)

Catequista: Todos pegaram os personagens? Então vou contar a história rapidinho para vocês entenderem: Havia um homem que tinha 2 filhos. O filho mais novo pediu ao pai a parte dele da herança que ele queria ir embora.

Personagem B: Herança? O que é isso?

Catequista: Nessa história, o Pai tem muitos bens. Ele tem uma fazenda, tem dinheiro... Então é normal que o Pai divida com os filhos tudo o que tem. Normalmente recebemos a herança, que é essa partilha, depois que o pai morra. Mas esse filho pediu essa herança com o Pai ainda vivo.

Personagem B: Agora estou entendendo.

Personagem A: Uma vez escutei uma coisa: Deus Pai é Pai de Jesus e Jesus é o nosso irmão. Então somos herdeiros do céu, como Jesus é, porque Deus é o nosso Pai.

Catequista: Isso mesmo!!! Vocês entenderam direitinho!! bom, voltando a história: O filho recebeu a herança, foi embora e gastou tudo, mas tudo o que o Pai havia dado para ele! Aí ele ficou sem nada, foi trabalhar em uma fazenda e tinha que comer o resto da comida dos porcos.

Personagem A: Credo!!!

Catequista: Então ele se lembrou como o pai tratava seus empregados e resolveu voltar. O Pai quando o viu chegando, ficou muito feliz e preparou uma grande festa. Mas o filho mais velho não gostou nada, nada, pois ele havia ficado fiel ao lado do pai e não achou justo o pai preparar festa para aquele filho que não deu valor ao pai que tinha! Então o pai disse: Fico feliz porque achei que tinha perdido esse filho e agora ele voltou! Tenho muito motivo para festejar!!
Agora nós vamos ensaiar!

Personagem A: Catequista, eu não gostei do meu personagem. Eu pequei o Filho Pródigo! Não concordo com a atitude dele... foi muito burro!!

Personagem B: E eu também não gostei do meu. Eu peguei o Pai. Nossa ele teve que perdoar o filho!!! Assim não dá!!

Catequista: Então vou contar uma coisa para vocês! Nessa história, Jesus está nos ensinando que somos um pouco de cada personagem.

Personagens A e B: Como assim??

Catequista: Vou explicar. Muitas vezes agimos como o filho pródigo, quando nos afastamos da nossa família, de Deus quando escolhemos viver atitudes ruins, quando queremos tudo para nós sem nos importar com as pessoas!!! Já tivemos atitudes assim?

Personagens A e B: Sim!

Catequista: E o que faremos?

Personagem A: Precisamos pensar, nos arrepender e voltar!

Catequista: Exatamente o que o filho pródigo fez!!! Agora, tem momentos que agimos como o filho mais velho, que julga o erro do outro, que não sabe perdoar... Já vivemos momentos assim?

Personagens A e B: Já sim!!

Personagem B: É que existe momentos que fica tão difícil fazer a coisa certa e perdoar!!

Catequista: Eu sei! Mas precisamos aprender com o Pai como aceitar e perdoar alguém que está arrependido. O Pai nessa história representa para nós Deus Pai, que nos acolhe, nos perdoar e nos dá força para continuar pertinho dele e de Jesus com o auxilio do nosso amigão Espirito Santo.

Personagem A: Caramba como essa história nos ensinou muitas coisas!!

Personagem B: Agora entendi a importância de fazermos um teatro muito legal!!

Catequista: Muito bem crianças!! Jesus contou essa Parábola para nos mostrar que precisamos estar sempre atentos as nossas atitudes. Precisamos pensar nas atitudes que temos conosco mesmo, com os outros e com Deus! Assim se errarmos, precisamos voltar para o caminho de Deus. E se erraram conosco, precisamos pedir força ao Espirito Santo para perdoarmos e mostrarmos o caminho para a pessoa perdoando e amando!! Na verdade se aprendemos a agir sempre com amor, estaremos obedecendo ao maior mandamento de Deus: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos!!!

Sugestão de Música

Essa música está no CD Pescadores Kids volume 2.


Ideia para trabalhar esse Evangelho

Este é um Evangelho muito rico a ser trabalhado!! A sugestão é fazer um livrinho com as crianças sobre essa linda Parábola de Jesus! Achamos esse formato de livrinho que possibilita às crianças entrar na história e pintar os personagens!!

 

Depois é muito importante entrar no mundo de cada personagem e fazer uma reflexão.

Filho Pródigo
Este é o Filho Pródigo 

-  Como ele agiu na história?

- Quando parecemos com ele?

- Algum dia, como ele fez, você já esteve no caminho errado, fez algo que te trouxe muita tristeza? Como foi?

- O pai do filho pródigo, simboliza Deus Pai, que nos ama e sempre nos perdoa. Você está perdoando o que precisa ser perdoado, assim como Deus faz com a gente? Como está?

- Devemos obediência ao papai e a mamãe, eles nos amam e foram os grandes guardiões da nossa vida, Deus nos confiou a eles. Como você pode fazer para melhorar algumas coisas que machucam o coração do papai e mamãe? O que você pode mudar?


DICA: Para ser mais interativo faça um palitoche da figura, vai facilitar a dinâmica. É só colar um espeto madeira atrás.

Oração

Jesus, que eu aprenda a lição do filho pródigo. Eu quero ser um bom filho (a) para os meus pais e para Deus também. Amém!



domingo, 21 de fevereiro de 2016

Evangelho de Lucas 13,1-9

Missa de 28 de fevereiro de 2016

3º DOMINGO DA QUARESMA CFE 2016 “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” - 
NÓS E OS OUTROS NA CASA COMUM

Leituras
Primeira Leitura: Ex 3,1-8a.13-15
Salmo: 102/103 
Segunda Leitura: 1Cor 10,1-6.10-12
Evangelho: Lc 13,1-9



Mensagem Principal
“Se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. Jesus repete com insistência essas palavras, inspiradas no seu amor por nós. Ele quer conduzir-nos pelo caminho da vida, ajudando a nos tornar mais abertos ao diálogo, para melhor nos conhecermos e nos compreendermos eliminando todas as formas de fechamento e de desprezo e expulsando todos os tipos de violência e de discriminação. (Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Vovó, ai na sua horta tem alguma coisa que não tá dando fruto, nem flor, assim, só tá dando trabalho?

Vovó: Tem, tem sim... a macieira, a árvore das maças e também o limoeiro, acho que eles estão com preguiça este ano...(risos)

Personagem A: Ah e o que você vai fazer, vovó?

Vovó: Eu vou cuidar dos 2, vou regar mais, vou adubar, dar carinho... dar mais atenção para eles.

Personagem A: O que é adubar?

Vovó: Adubo é uma mistura de vitaminas, de nutrientes que as plantinhas precisam...

Personagem A: Eu não gosto de limão, mas eu adoro maça... A senhora pode colocar mais adubo na macieira, por favor? Eu ainda não comi nenhuma maçãzinha dela este ano...Gosto tanto.

Vovó: Tem o suficiente para os dois, a macieira e o limoeiro, fique tranquilho, querido!

Personagem A: Que bom! Oh vovó a senhora sabia que Jesus salvou uma figueira, a arvore dos figos, no evangelho de hoje? acabei de chegar da missa com o papai e a mamãe e o padre disse... Foi nas historinhas que Jesus contava...

Vovó: Sei, foi a missa com seu avô cedinho e também escutamos o evangelho.

Personagem A: Eu não gosto de figo... Jesus pelo jeito gostava, né... deve ter sido Nossa Senhora que obrigava ele a comer pra ficar forte... coitado...

Vovó: (risos)... Na verdade, a figueira, a historinha da figueira é uma parábola, historinhas que Jesus contava para ficar fácil entender o que ele queria ensinar...

Personagem A: Verdade, é mesmo... eu já aprendi isso na Catequese.

Vovó: Isso mesmo... e nesta historinha Jesus quer nos mostrar que Deus sempre nos dá uma nova chance, nos perdoa quando não damos frutos na época esperada...

Personagem A: Igual a senhora tá fazendo com as plantinhas, dando uma chance... cuidando delas!

Vovó: Sim, to cuidando delas, porque acredito que vão dar frutos logo e porque gosto delas, cuidei delas sempre com tanto amor, desde a sementinha!

Personagem A: Deus também cuidou da gente, né vó... desde de sementinha, desde a barriga da mamãe... quando eramos do tamanho da sementinha...

Vovó: Isso, e eu cuido delas também porque preciso delas, é nosso alimento...

Personagem A: Verdade, eu amo maças.

Vovó: Deus também, precisa de nós... precisa que a gente dê os melhores frutos de amor para trazer as pessoas que ainda não conhecem este doce amor Dele para juntinho do Seu coração. Deus quer salvar a todos e conta muito com a gente.

Personagem A: Então, temos que sempre dar estes frutos, vó!

Vovó: Sim, querido temos. Jesus está sempre pronto a nos ajudar e nos deu poderosos adubos: a bíblia, a oração, a catequese as santas missas.

Personagem A: Ótimo, vovó... eu vou ser uma árvore com muitos frutos e vou ser jardineiro também, como Jesus, vou cuidar das árvores da família, a senhora, o vovô, mamãe, papai... meu irmão, meus primos todo mundo, quando alguém ficar sem frutos, vou adubar com muito amor!

Vovó: Muito bem! Jesus está orgulhoso de você, e eu também!

Sugestão de Música

Frutificar e florecer para Deus.. Nascemos do amor, para ser Soldadinhos Dele!





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Nós somos chamados a dar frutos, a espalhar o amor de Deus pelo mundo. Um amor que alimenta, sustenta, traz sementes, que geram novos frutos. Somos como uma árvore!

E muitas vezes, somos como a figueira, a árvore do evangelho de hoje! Não cumprimos a nossa missão, não damos os frutos que Deus nos pede... não espalhamos o Seu amor!

Vamos construir esta árvore, dar uma a cada criança. Na figura, as duas faces tem frutos, mas a nossa ideia é deixar uma sem frutos e uma com frutos. Assim vamos trabalhar que frutificar é a nossa missão, e não podemos nos esquecer disso.

Ao apresentar a arvore para as crianças mostre os 2 lados: com e sem frutos, diga que é nossa decisão frutificar e mais que isso é a nossa missão. Precisamos adubar a nossa árvore com: a bíblia, a oração, a catequese as santas missas. Tudo nos ajuda! O grande jardineiro que é Jesus, sempre nos auxilia.


 

Fonte: Este modelinho de árvore (fotos) está disponível em passo a passo no: Blogdaebi

Oração

Jesus, que a minha árvore, possa sempre ter os melhores frutos para alegrar o seu coração. Que quando eu tiver preguiça, quando o pecado vier, eu conte com a sua ajuda para logo voltar para o caminho certo. O caminho das árvores mais bonitas, com a sombra do seu amor. Amém!




domingo, 14 de fevereiro de 2016

Evangelho de Lucas 9, 28b-36

Missa de 21 de Fevereiro de 2016


2º DOMINGO DA QUARESMA 
CFE 2016 “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE” 
A UNIÃO NO CUIDADO DA CASA COMUM

Leituras
Primeira Leitura Gn 15,5-12.17-18
Salmo 26 / 27
Segunda Leitura Fl 3,17-4,1
Evangelho Lc 9,28b-36

Mensagem Principal

Os discípulos estavam longe de conhecer o Mestre, com quem compartilhavam a vida e a Missão. A transfiguração revelou aos três discípulos escolhidos, o que, em Jesus, está além das aparências: sua santidade. “Este é o meu Filho, o meu escolhido. Escutem o que Ele diz!” A palavra de Jesus é a palavra do Pai. Não há outra maneira de seguirmos a palavra de Jesus senão assumindo a sua prática. Essa prática possui uma dimensão comunitária e social. A obrigação moral de empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra toda feliz com uma câmera na mão para tirar fotos. Ao encontrar o Personagem B, começa a tirar fotos

Personagem B: Oi amiguinhos!! Mas Personagem A, o que significa isso?? Por que você está tirando fotos assim de mim??

Personagem A: Oi galerinha!! Então você não está sabendo da novidade??

Personagem B: Que novidade?

Personagem A: Então fui a missa hoje e escutei o comentarista falando que a Transfiguração mostrou Jesus para os discípulos!

Personagem B: Transfiguração??

Personagem A: Então vou explicar: Transfiguração é um dia muito legal! Nesse dia Jesus está transformando fotos em figurinhas!

Personagem B: Jesus está transformando fotos em figurinhas???

Personagem A: Isso mesmo!!! São figurinhas iluminadas!!

Personagem B: Nossa que legal! Então vamos tirar muitas fotos!!!

(Começam a tirar as fotos e a Catequista chega)

Catequista: Oi Crianças!! Crianças o que vocês estão fazendo???

Personagem A: Estamos tirando fotos para Jesus transformar em figurinhas!

Catequista: Como assim?

Personagem B: Catequista, hoje é o dia da Transfiguração de Jesus! Nós tiramos as fotos e Ele transforma as fotos em figurinhas!

Catequista: Meu Deus!! Claro que não!! Vocês estão fazendo uma enorme confusão! Vou explicar!! No Evangelho de hoje, Jesus levou Pedro, Tiago e João para rezarem. Chegando lá, Jesus se transfigurou!! Sua roupa ficou iluminada, muito iluminada!

Personagem A: E por que aconteceu isso com Ele?

Catequista: Deus Pai quis mostrar aos discípulos e a todos nós que Jesus é seu Filho muito amado e que precisamos escutar o que Ele diz e colocar em prática todos os Seus ensinamentos!

Personagem B: Ah, então a nuvem que falou na verdade foi a voz de Deus Pai?

Catequista: Isso mesmo!! Deus mostrou para nós a luz que brilha em Seu Filho Jesus! É essa luz que precisamos buscar viver em nossas vidas!!

Personagem A: E Moisés e Elias?

Catequistas: Eles são verdadeiros profetas, são mensageiros da Palavra de Deus! Assim como Jesus. Vamos pedir ao Espirito Santo que abra os nossos ouvidos para escutarmo sempre a palavra de Jesus e toque o nosso coração para que esta Palavra dê frutos nas nossas atitudes e na nossa maneira de viver!
Amém!

Sugestão de Música

Esta é uma linda música do Ministério Pescadores Kids que pede ao Espírito Santo iluminar o pensar, libertar o sentir, orientar o falar e santificar o ouvir!


Ideia para trabalhar esse Evangelho


Essa é uma ideia ótima para explicar o Evangelho!!!
A sugestão é a seguinte:
- Deixar o Espirito Santo escondido dentro do Copinho!
- Puxa a cordinha de Jesus e conte que a nuvem cobriu Jesus e Deus Pai disse: Eis o meu Filho muito amado. Escutai o que Ele disser!
- Falar da importância de escutarmos o que Jesus nos ensina e coloque em prática.
- E para colocar em prática, temos a ajuda do nosso amigão o Espirito Santo!! Então desce o Espirito Santo que estava escondido no copinho!!

Pode ser ser dado este copinho de lembrancinha para que a criança leve e explique para os pais o que aprendeu!












Fonte: http://rcccriancauberlandia.blogspot.com.br/

Oração

Querido Jesus,
Quero sempre te escutar e colocar em prática todos os seus ensinamentos!!
O Senhor é a verdadeira luz que ilumina a minha vida!
Te peço que o Espirito Santo me ajude a ser seu imitador, Jesus, e assim eu também possa iluminar a vida de todos ao meu redor.

Para finalizar, pode cantar essa música! Precisamos amar como Jesus amou!!! Que o Espirito Santo nos fortaleça para esta verdadeira missão!!




domingo, 7 de fevereiro de 2016

Evangelho de Lucas, 4, 1-13

Missa de 14 de fevereiro de 20166

PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA
CFE 2016 - NOSSA CASA, NOSSA RESPONSABILIDADE
NOSSA CASA COMUM CORRE PERIGO!
 
Leituras
Primeira Leitura Dt, 26, 4-10
Salmo 90-91
Segunda Leitura Rm, 10, 8-13
Evangelho Lc 4, 1-13

Mensagem Principal
Deus nos criou por amor, como ato livre se Sua vontade. Toda Criação é sinal do amor que Ele tem por nós. Essa gratuidade divina, deve refletir no agir humano, como resposta a tal manifestação de amor. Vivemos uma dádiva que devemos estender a todos de forma incondicional. A
Quaresma possibilita a constante mudança que o Evangelho pede. A CFE através do evangelho, nos convida a um caminho de libertação pessoal, comunitário e social. A CF é ecumênica e tem como tema este ano, o Saneamento básico. As igrejas irão refletir juntas, pois a responsabilidade da casa comum é de todos nós!
 
(Fonte: Folheto Nova Aliança)
 
Ideia de roteiro para teatro

Personagem A: Mãe do céu... você sabia que Jesus foi tentado? lá no deserto... e sabia que foi o malvado, o inimigo de Deus que fez isso com Ele? Sabia?
To muito assustado!

Mãe: Filho, mamãe sabe sim... esta é uma das aulinhas da catequese que eu nunca me esqueci?

Personagem A: O que? você lembra isso da sua catequese... não é possível... você já é muito velha... quer dizer... crescidinha...

Mãe: Pois é, sou mesmo bem crescidinha. Mas realmente eu nunca me esqueci.

Personagem A: E por que, Mãe?

Mãe: Porque esta historia de Jesus me dá muita força para resistir as tentações e lutar contra o pecado!

Personagem A: Verdade, ele venceu o malvado! Meu herói!

Mãe: Sim, e não foi fácil para ele não... eu tenho certeza disso.

Personagem A: Nossa ele foi bem malvado, a minha catequista explicou que ele ficou falando muitas coisas para Jesus, duvidava e provocava ele...
Ai mãe, eu lembrei daquele menino da escola que vive me provocando, falando que eu não sou de nada, que sou um neném da mamãe!

Mãe: Pois é... sei bem como é... dá muita vontade de brigar com ele, não é filho?

Personagem A: Sim, mamãe... muita...

Mãe: Jesus, também deve ter tido esta vontade... Ele foi humano, como você e eu. Mas recebeu uma grande ajuda! A ajuda do Espirito Santo!

Personagem A: Que legal... e como foi esta ajuda!

Mãe: O Espirito Santo colocou no coração de Jesus as palavras certas, aquelas que deixaram o inimigo sem ação... sem resposta... eram palavras da Sagrada Escritura, a Palavra de Deus!

Personagem A: Entendi... Jesus é mesmo muito esperto!

Mãe: Sim, pediu a ajuda certa... nós também temos que fazer isso!

Personagem A: É muito difícil se acalmar né, mãe... mas se Jesus conseguiu também quero conseguir!

Mãe: Isso, filho... faça isto... e mostre para este menino lá da escola que você é um menino cheio do Espirito Santo... e deixe ele com vontade de conhecer Jesus também, de ser amigo Dele!

Personagem A: Combinado, mãe... Ah sabe outra coisa que a catequista disse?

Mãe: O que filho?

Personagem A: Da Quaresma e da Campanha da Fraternidade, que este ano fala para a gente cuida da nossa casa comum... ela disse que a casa comum é o mundo, que Deus criou com todo amor... Bonito né mãe!

Mãe: Bonito, filho e muito bom este tema para fazer a gente pensar. Temos mesmo que cuidar aqui do nosso mundo, da nossa casa comum... é um bem precioso que Deus nos deu!
Vou procurar saber mais desta campanha para a nossa família ajudar também!
E vamos juntos ir preparando o nosso coração para Quaresma, né?

Personagem A: Isso, mãe... eu quero mudar... ser herói e vencedor como Jesus! E nesta quaresma eu vou vencer o mal... vou me esforçar mais... não vou fugir não! Vou enfrentar, como Ele fez...

Mãe: Isso, filho... Jesus vai nos dar a força necessária e todo amor para cuidar dos nossos e da nossa casa comum!

Personagem A: Isso aí, mãe... Não vejo a hora do papai, chegar... ele também precisa ajudar... Temos que estar unidos!

Sugestão de Música

Eu sei bem quem vai me limpar! Quem é?
Que esta musiquinha possa ajudar a refletir nas mudanças que precisamos ter...e a misericórdia de Deus!


 Ideia para trabalhar esse Evangelho

Vamos refletir sobre o evangelho de hoje...

O que é tentação?

É a situação, o movimento que pode nos levar a pecar´. A tentação é a ação do inimigo, que é esperto e fica bem atento para as nossas fraquezas, aquilo que nos afasta de Deus, pois isto é o pecado o que nos deixa longe do amor de Deus.

Vejamos alguns exemplos de tentação:

A prova vai começar, e você consegue ver tudinho da prova do amigo... pode copiar tudo... é um amigo bem inteligente, você vai se dar bem...

Mamãe fez uns docinhos bem gostosos, o seus preferidos, mas disse que é só para o lanche da tarde, quando a vovó fará uma visita. Ela sai para o mercado e se você pegar um só... ela nem vai perceber...

Neste fim de semana, papai estava atrasado para buscar sua mãe do salão de beleza ai deixou você pertinho da igreja para ir a catequese, mas não pode deixa-lo em frente, você andou um pouquinho, neste caminho que percorreu encontrou os meninos jogando bola... eles convidaram você, mas e seu compromisso?

Jesus foi tentando no deserto... o que é ser tentado?

Quem foi que fez isso com ele?

E você também tem tentações na sua vida?

Quando você não conseguiu fugir delas, o que aconteceu?

E quando você conseguiu fugir o que sentiu?

E na sua casa, tem tentações... quem mais sofre com isso lá?

Como você pode ajudar para que todos possam vencer as tentações?


Para ajudar na nossa reflexão vamos aprender sobre os 7 pecados capitais?

Olha que legal esta gravura:



Fonte: Blog da Tia Paula

Quaresma: Caminho de Oração, Jejum e caridade




Fonte: Blog Catequista Marisa

Material de apoio CF 2016

Texto Base CF 2016
Hino e músicas da CF
Cartaz CF 2016
 
“Sabemos que se as crianças não forem orientadas e despertadas para o cuidado com a criação pouca esperança teremos. Cabe a nós ensiná-las a amar e cuidar da nossa Casa Comum”.
Para colorir e aprender sobre o tema da CF 2016
 Oração
Jesus, eu quero ser tão forte quanto o Senhor para lutar contra o pecado!
Que Sua ajuda para falar do seu amor e da Sua força para todos que eu encontrar.
Me ajuda também a cuidar da "nossa casa comum" que Deus com tanto amor nos deu!
Amém!