Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

segunda-feira, 21 de março de 2016

Evangelho de João 20, 1-9

Missa de 27 de Março de 2016


                                                                   DOMINGO DA PÁSCOA NA RESSURREIÇÃO
DAI GRAÇAS AO SENHOR PORQUE ELE É BOM

Leituras
Primeira Leitura At 10,34a.37-43
Salmo 117/118
Segunda Leitura Cl 3,1-4
Evangelho  Jo, 20,1-9

Mensagem Principal

Aleluia irmãos e irmãs! Cristo ressuscitou! Alegremo-nos e n’Ele exultemos! Eis o maior sentido de nossa fé, pois Cristo é nossa vida, nossa esperança, nossa ressurreição. Por isso, estamos aqui para celebrarmos este tão grande mistério e fazendo memória deste acontecimento. Podemos já, hoje, experimentar o céu, experimentar antecipadamente a alegria de sermos verdadeiramente filhos de Deus no Filho Ressuscitado. (Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Hoje uma ideia diferente uma mistura de teatrinho e contador de historinhas:

A ideia é passar no data show ou retroprojetor cada figura da Semana Santa, os personagens já terão em mãos os seus álbuns.

Então este é o cenário, na catequese, cada um com o seu álbum, nossa historia de hoje começa:

Catequista: Crianças que alegria, hoje no domingo de Páscoa vamos ver quem trouxe o álbum dos acontecimentos da semana santa e vai saber contar certinho! Quem acertar, vai ganhar um presente surpresa!

Personagem A: Aiii me escolhe... eu quero muito participar!

Catequista: Bem, eu acho que muitos completaram a tarefa, então acho justo um sorteio para ver quem virá aqui explicar cada dia, cada figurinha. (faz o sorteio)

E quem vai nos contar cada figurinha do Álbum e concorrer ao presente surpresa é: o Personagem B.


Personagem A: Que injustiça... eu que queria ganhar a cesta de chocolate! eu fiz penitencia de chocolate a Quaresma inteirinha, mereço comer todos os chocolates do mundo agora, essa magrelinha comilona vai comer tudo o meu prêmio que eu tanto queria!

Catequista: Personagem A, que coisa mais feia... quanta inveja da sua amiga, peça já desculpas... E digo mais se a sua penitencia foi assim... pensando em comer todo chocolate do mundo na Páscoa de nada serviu...

Personagem A: Como não, tia... não diga isso... se minha mãe escuta não vai me dar mais nem o meu ovinho de direito de filho!

Catequista: A penitencia serve para nos aproximar de Deus, nos fazer pensar através deste sacrifício no que temos que melhorar para ser melhores para Ele!

Personagem A: Entendi... bom... eu to arrependido... Desculpa ai, amiga... vai, conta logo o seu álbinho, quem sabe eu ainda tenho uma chance se você errar...ops...quer dizer se esquecer, eu te ajudo e dividimos o presente! hehehe

Catequista: Ai, ai personagem A... você terá uma surpresa... pode começar personagem B!

.... ela então explica cada figurinha e vai dizendo também que participou com a família de cada celebração na paróquia... lembrava até algumas falas do Padre... uma graça!

Personagem A: (fala baixinho... pensando alto) Ai não acredito que ela vai ganhar!

Catequista: Crianças, a Personagem B ganhou o nosso prêmio, foi sorteada e falou direitinho sobre a Semana Santa e a Páscoa do Senhor! Abra o seu prêmio!


Personagem B: Que lindo, uma bíblia! e uma vela linda... eu adorei! obrigada, tia!

Catequista: A bíblia e o círio das família, simbolizando o círio Pascal! a luz de Jesus Ressuscitado para a sua casa, querida!


Personagem A: Uma bíblia... e uma vela de Jesus... e eu pensando que era um montão de chocolate! Ah, mas sabe que eu achei muito bonito também, eu posso ver?

Personagem B: Claro!

Catequista: E eu trouxe chocolate também, vejam um bolo gostoso para toda a turma dividir. E escolhi a bíblia como presente pois nela a historia da Páscoa, a história da Salvação está sempre viva! E nela que temos os grandes ensinamentos de Deus, a palavra Dele é o nosso guia!

Refletimos na Quaresma, mais ainda na nossa Semana Santa, mas não podemos esquecer que a Páscoa é viva com o Espirito Santo morando no nosso coração, o nosso grande amigo que Jesus nos deixou quando glorioso subiu para o céu!


Personagem A: Tia, que bonito! E Jesus vai voltar, não vai?

Catequista: Vai sim, esta é uma certeza do nosso coração! Todos os dias temos que nos lembrar disso e fazer sempre, sempre o bem, não só para a nossa família e amigos, isso é fácil!

Jesus pediu que para a volta Dele mais e mais amigos estejam com a gente já sabendo o quanto Ele nos ama... Deus é bom a todo tempo... Nos ama infinitamente... um amor, grande, grande...

É uma tarefa difícil, mas temos que conseguir!

Personagem A: Nossa é mesmo... vamos ter que comer muito do seu bolo delicioso para ficar forte e trazer mais amigos para esperar ansiosos a vinda de Jesus!

Catequista: É verdade! Então vamos lá?

Sugestão de Música



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Faça um álbum de figurinhas da semana santa, pode se dar o já colorido ou eles mesmo podem colorir.  As duas versões são do blog Catequese com carinho


Oração

Jesus, faz que esta luz quentinha, linda e brilhante do dia de Páscoa, do seu grande amor por nós, fique todos os dias no meu coração. Na minha vida... Amém!

E rezemos também pela Campanha da Fraternidade. Esta oração não pode párar!



Nenhum comentário:

Postar um comentário