Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Evangelho de Lucas 3,1-6

Missa de 06 de Dezembro de 2015


2º DOMINGO DO ADVENTO
“PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR, ENDIREITAI SUAS VEREDAS”

Leituras
Primeira Leitura Br 5,1-9
Salmo 125,1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3)
Segunda Leitura Fl 1,4-6.8-11
Evangelho Lc 3,1-6

Mensagem Principal

Deus nos chama a preparar os caminhos para a chegada do Salvador e para o nosso encontro com Ele, em espírito de conversão. Celebrar a Eucaristia é recordar a paixão de Jesus Cristo que nos salva. Somos motivados a nos deixar guiar pelo Senhor e contemplar a sua Salvação.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra cantando a musiquinha que postamos para o advento - veja o vídeo.

Personagem A: Olá crianças ela Personagem B, eu tive uma grande ideia depois que eu fui a missa com o papai e a mamãe hoje cedo!

Personagem B: É mesmo? Qual ideia?

Personagem A: Vou formar o Batista Futebol Clube!

Personagem B: Batista Futebol Clube?

Personagem A: Sim, o time de João Batista... o padre disse hoje que temos que dar o nosso melhor e fazer parte do time de João Batista. Disse que ele que saiu por ai falando que Jesus viria... disse que ele contava para as pessoas...

Personagem B: Entendi, mas que tem a ver isso de contar que Jesus vai chegar com o Futebol?

Personagem A: Veja bem, não é apenas um time de futebol... vamos sim jogar bola, esta é a parte de dar o nosso melhor, o padre disse que temos que dar o nosso melhor, meu melhor é jogar bola... ai antes dos jogos e nos intervalos eu paro um pouquinho o time e falo uma coisa de Jesus!

Sabe amigo, eu fiquei preocupado, porque o Padre disse que temos que nos dedicar, que o tal João Batista, ficou fazendo só isso da vida...

Personagem B: Só isso o que?

Personagem A: Ele só falava de Jesus... saia pela cidade e até outras cidades e só ficava conversando com as pessoas e falando que Jesus era muito legal, que Ele é nosso Salvador, que precisavam seguir ele... e ainda eu lembrei que na catequese a tia disse que ele batizava as pessoas, e nisso claro que também falava de Jesus.

Então pensei: Nossa coitado do João, pobrezinho nem tinha diversão!
Eu quero anunciar Jesus, mas o Futebol é muito, muito importante... então pensei em fazer o time Batista em homenagem a ele, coitado...

Ai a gente se diverte e sobrando um tempinho, assim imediatamente e todo o dia falamos um pouquinho de Jesus...

Não acha boa a minha ideia?

Personagem B: Eu tenho dúvidas... que você acha da gente falar com o Padre?

Personagem A: Claro, eu ia mesmo lá pedir a benção dele para o time, ele gosta muito de futebol... torcemos até para o mesmo time eu e ele, tenho certeza que vai gostar da ideia.

Os dois amigos chegam e o Personagem A conta toda a ideia ao Padre, que diz a eles:

Padre: Crianças, que boa ideia... criar um time de Futebol em homenagem a João Batista, tenho certeza que ele está contente lá no céu... e Jesus também!

Personagem A: Eu não disse é uma ótima ideia...

Padre: É sim, mas tem que ser ajustada, eu vou explicar:
Deus deu a João a missão de dizer a todos sobre a vinda de Jesus, de preparar os caminhos, de a cada um dizer do amor e da importância de segui-lo...

Personagem A e B: Sim, foi isso mesmo!

Padre: Pois é, e João se dedicou muito a isso, deixou tudo para anunciar Jesus, falar do amor de Deus, dizer que é precisa acreditar na Palavra de Deus, e viver... não só ler ou saber, entendem?

Personagem B: Sim, Padre! No coração, não é?

Padre: Isso mesmo... todos os dias e com todas as pessoas e em todos os lugares, precisamos falar do amor de Deus e de tudo que isso significa de mudança na nossa vida!

Personagem A: Mas então, Padre, eu entendi, e tentei juntar o útil ao agradável sabe...jogar futebol e falar de Jesus!

Padre: Sim, entendi...Mas tem que ser mais que jogar futebol e falar de Jesus... tem que ser testemunha, discípulo mesmo... como foi João, se dedicar...
Tudo bem ser um time de futebol e que lá você pretende falar de Jesus...ótimo!
Mas não pode ser só para não ficar sem futebol... tem mais pessoas que precisam saber de Jesus e não estão lá, não gostam tanto assim de futebol para jogar todo dia, ou gostam de outras coisas... você já pensou nisso?

Você talvez tenha que deixar o futebol um pouco de lado e ir falar de Jesus para outras pessoas...

Personagem A: Ah Padre, mas se eu falar só para quem gosta de futebol, já num tá bom? Cada um faz sua parte né...

Padre: Não, não está bom... Jesus quer que todos saibam do seu amor... e que aprendam o que este amor traz de bom para a vida! Querem que todos tenham a sua força, a força que você já descobriu, tenham ideias para evangelizar, como você teve! Entende?

Personagem A: Entendi sim, é acho que não vou ter muito tempo para jogar futebol... Jesus precisa de mim!

Padre: Precisa MUITO!

Personagem A: Então eu vou sim fazer o Batista Futebol Clube, mas não vou ficar só nisso não... vou mostrar o amor de Deus para todos, gostando ou não de Futebol... mas todos tem que amar Jesus!

Eu sei que vou ter que deixar de jogar, que é uma coisa que eu gosto muito... Mas sei que vou sim ser muito feliz trazendo mais amigos para Jesus... tanta gente precisa conhecer ele, né Padre!

Padre: É verdade!

Personagem A e B: Bom então vamos lá... temos uma missão! Sua benção, Padre!

Padre: Deus abençoe, crianças!
Sugestão de Música

E continuamos com o "hit do Advento" - esta musiquinha linda dos nossos amigos, A Turminha do Coração de Criança.



Ideia para trabalhar esse Evangelho

E como eu vou preparar o caminho para Jesus?

Buscando uma figura para o tema deste domingo encontramos várias e todas lindas, mas esta nos chamou atenção, vejam:


O que podemos observar nela? João é este barbudo da direita e lá em cima descendo do céu, que é este bebezinho loirinho?
Sim, é Jesus!

E este pessoal ai com eles?
Somos todos nós que preocupados com mil outras coisas esquecemos da nossa real missão: Preparar o caminho para a segunda vinda de Jesus...

E como as pessoas vão querer parar e nos ouvir se nem ao menos sabem o porque da vinda de Jesus, sim da primeira vinda, de tudo que ele viveu, dos seus ensinamentos, do grande amor de Deus por nós, da cruz... e do Espirito Santo que habita no nosso coração...

Nossa quantas coisas para dizer, não é?

Também achamos... e por isso, é preciso entender que isto é urgente!
Vamos lá então para a nossa atividade com as crianças:

1 ) - Imprima ou projete no Datashow esta figura

2 ) - Conduza da mesma forma que fizemos acima, quem é cada personagem? Vá perguntando para as crianças e complementando as respostas delas, conduzindo para a missão: Preparar o caminho do Senhor!

3 ) - Diga quem foi João Batista, conte tudinho e em especial o quanto ele se dedicou a esta missão.

4 ) - Por fim, faça um crachá para cada um assim: NOME + BATISTA como sobrenome, exemplo Miguel Batista! Deixe um quadradinho para que eles desenhem o rostinho deles.
E diga que agora todos foram promovidos e serão responsáveis para preparar o caminho do Senhor, como fez João Batista, que são todos do time dele!
Dê também uma folha e cada um vai desenhar ou escrever seu "plano" como irão cumprir esta missão.

5 ) - Dê também um crachá adicional, este eles vão levar também, o nome vai estar branco, mas o sobrenome deve estar lá...  eles devem escolher alguém para dar, ai vão escrever o nome e dar a pessoa a mesma missão! Precisamos de muita ajuda para preparar o caminho de Jesus!

6 ) - Personalize o crachá... use a sua criatividade! Imagem de João Batista... uma frase da missão! Vale tudo para estimular os pequenos... depois mandem fotos para a gente! Vamos adorar receber!


Conhecendo os "personagens" da chegada de Jesus

Seguindo a sugestão do post do domingo anterior onde falamos no primeiro final de semana do Advento sobre o Anjo Gabriel, sua história e como que ele apareceu para Maria e para José, obedecendo uma ordem de Deus.
Vamos continuar com a atividade proposta e no segundo domingo falar de Maria, da escolhida, e de como ela foi dócil e corajosa...
No próximo será José e depois Jesus...
Vamos lá?
As crianças precisam saber o verdadeiro sentido do Natal!





Oração

Que eu possa Senhor Jesus preparar o meu coração para a sua vinda... que eu me lembre que o Senhor já mora aqui... no meu coraçãozinho...o Espirito Santo mora aqui!
Assim que eu seja forte e corajoso, como Maria foi... e que eu seja um anjo, como Gabriel, anunciando o seu amor para todos que eu encontrar! Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário