Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

domingo, 22 de novembro de 2015

Evangelho de Lucas 21,25-28.34-36

Missa de 29 de Novembro de 2015

1.º DOMINGO DO ADVENTO
INÍCIO DO ANO LITÚRGICO “C”
VIGIAI E ORAI 

Leituras
Primeira Leitura Jr 33,14-16
Salmo 24 / 25
Segunda Leitura 1Ts 3,12-4,2
Evangelho Lc 21,25-28.34-36

Mensagem Principal

O tempo do Advento nos ajuda a vivenciar um período de esperança e de oração. Vamos preparar os nossos corações para a vinda de Jesus no dia a dia de nossa vida. Fiquemos atentos e vigiemos, a fim de aumentar em nós o desejo de santidade, pois Jesus está para chegar. Aceitemos caminhar neste tempo de amor e olhar para Aquele se fez humilde no meio de nós para nos libertar. Vem, Senhor Jesus!
(Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra com terço, Bíblia e fita crepe no olho para não fechar e encontra com Personagem B que está com um mochila com óculos escuro, lanterna, uma concha, terço, Bíblia e lancinhos)

Personagem A: Olá Personagem B que mochila enorme!!!

Personagem B: Oi Personagem A!! Estou preparado para tudo o que o Evangelho nos ensinou!!!

Personagem A: Ah mas não está mesmo!! Eu que estou preparado!!!

Personagem B: Ah tá... preparado com essa fita crepe aí, com terço e Bíblia?

Personagem A: É sim... e como eu sabia que você não estaria, resolvi trazer para você essa fita crepe aqui!

Personagem B: Mas eu não preciso e vou te explicar porque!!! No começo do Evangelho fala que iremos ver sinais do sol, da lua e das estrelas... então trouxe o óculos escuro para ver o sol e a lanterna para ver os sinais da lua e das estrelas...

Personagem A: Sei...

Personagem B: E fala também que iremos escutar o barulho do mar! Para eu não precisar ir até o mar, eu trouxe a concha...

Personagem A: Ai meu Deus!!

Personagem B: E tem mais uma coisa... para eu não ficar angustiado e com medo, trouxe o terço e a Bíblia para me fortalecer!

Personagem A: Ai claro que não Personagem B!!! Você não entendeu!! No Evangelho de hoje fala que devemos ficar atentos e orar a todo momento!!

Personagem B: Não podemos nem dormir???

Personagem A: Claro que não!! Não podemos dormir, devemos orar a todo momento! Por isso que eu trouxe a fita crepe para deixar os nossos olhos sempre abertos!!

(Entra a Catequista)

Personagem A: Olá Catequista!!! Vai querer fita crepe também??

Catequista: Fita crepe para que??

Personagem B: Deixa que eu explico. Ela está viajando. Falou que o grande ensinamento de Jesus no evangelho é que não podemos mais dormir e que devemos orar a todo momento!

Personagem A: Pior o Personagem B!! Ele está achando que vamos ver os sinais do sol, da lua e das estrelas! E que também escutaremos o som do mar e que todos ficarão com medo!!

Catequista: Meu Deus, que confusão vocês estão fazendo com o Evangelho de hoje!! Calma vamos por partes!!! Neste lindo Evangelho, Jesus nos alerta que Ele está voltando!! E Ele voltará em grande poder e glória!! Nesse momento Ele reconhecerá que o seguiu, quem soube amar e perdoar, ou seja, quem buscou ser seu discípulo!!

Personagem A: Sério Catequista?

Catequista: Sério mesmo!! Mas ninguém sabe o dia e a hora que Jesus vai voltar. Por isso Ele continua ensinando que devemos ficar atentos e em oração!! Devemos ficar atentos com as nossas atitudes!! E em oração para que o nosso coração esteja preparado para a vinda de Jesus!!

Personagem B: Nossa!! Mas como posso ficar atento com as minhas atitudes?

Catequista: Olha, as nossas atitudes precisam sempre imitar Jesus. Por exemplo: Jesus nos ensinou a ser obedientes ou desobedientes??

Personagem A e B: Obedientes!

Catequista: Então para que eu possa imitar Jesus eu posso desobedecer??

Personagem A e B: Não!

Catequista: Exatamente!! Jesus nos ensinou a amar ou a se vingar? Sempre devemos pensar assim para tudo na nossa vida!! E a oração nos fortalece! O Espirito Santo nos dá coragem, força e nos deixa cada vez mais parecido com Jesus!!

Personagem A e B: Vinde Espirito Santo!!

Catequista: Enquanto Jesus não volta glorioso, podemos nos preparar para a vinda de Jesus no natal! Hoje é o primeiro final de semana do Advento, que significa um tempo de preparação! Então precisamos olhar para nossa vida, para o nosso coração e preparar para o nascimento de Jesus no natal! Como quem canta reza duas vezes, vamos aprender uma música que fala exatamente isso: Preparar o coração pra Jesus que vai chegar!!!


Sugestão de Música

Essa linda música é dos nossos amigos, Turminha do Coração de Criança!! Eles tem um Cd maravilhoso, cheio de músicas para usarmos na evangelização e para ensinarmos para os nossos filhos!!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

Antes de iniciar as atividades é importante explicar sobre a vinda gloriosa de Jesus! Motivar as crianças a imitarem Jesus para que Ele as reconheça como ovelhas suas!

Explicar também o que significa Advento. E pode ser feito esta caixinha do Advento. As crianças podem escrever um propósito para se viver nesta semana do Advento e colocar dentro da caixinha. Pode ser dado este modelo com as velas, ou pode ser um modelo sem a vela. Se for sem a vela, pode ser dado a vela separado para que ela pinte e cole em um lado da caixinha!! Então cada semana do Advento a crianças pintará e colocará uma vela na caixinha.



Uma outra sugestão também é trabalhar as principais pessoas do Natal! A sugestão é trabalhar neste primeiro final de semana do Advento o Anjo Gabriel! Então contar a história do Anjo, que Ele apareceu para Maria e para José, obedecendo uma ordem de Deus!!! Então pode dar um desenho para que Eles levem para casa!!
No Segundo final de semana do Advento, pode trabalhar sobre Maria. No terceiro pode ser José. E no quarto Jesus.


Oração

Querido Jesus,
Neste primeiro final de semana do Advento eu aprenda a ficar sempre atento as minhas atitudes! Quero que as minhas atitudes fiquem cada vez mais parecidas com as suas atitudes!
E também peço ao Espirito Santo que me dê a vontade de estar em oração e afaste tudo o que possa me atrapalhar como a preguiça.

Amém!!

8 comentários:

  1. Amei as sugestões de atividades oumelhor gostei de tudo sou catequista e trabalhar com crianças tem usar a criatividade e o blog me ajudou muito.
    OBRIGADAAAAA
    PAZ E GRACA PARA TODOS ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e pela mensagem Jeronice!!
      Que Deus continue te abençoando nesta linda missão de catequista!!
      Fique com Deus!
      Abraço Fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir
  2. parabéns sou catequista e suas publicações nos ajuda muito Deus os abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Reginaldo,
      Obrigada pelo carinho da sua mensagem!!!
      Que Deus continue derramando suas ricas bençãos em sua vida!!
      Abraço Fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir
  3. Sou contadora de historias e vou aproveitar esta dica . Vai ficar muito legal. Estou esperando Jesus chegar!! Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Marta!!
      Que Deus continue abençoando sua linda missão de evangelizar os pequeninos do Senhor!!
      Abraço fraterno, Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir
  4. Vcs nos ajudam muito em nossa preparação de nossas celebrações. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Kaysce!!
      É muito bom saber que a nossa missão tem te ajudado!!
      Que Deus continue abençoando sua linda missão de evangelizar os pequeninos do Senhor!!
      Abraço fraterno, Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir