Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

domingo, 15 de novembro de 2015

Evangelho de João 18, 33b-37

Missa de 22 de novembro 2015
 
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo!

Leituras
Primeira Leitura Dn 7,13-14
Salmo 92, 1ab.1c-2.5 (R.1a)
Segunda Leitura Ap 1,5-8
Evangelho Jo 18,33b-37

Mensagem Principal

 Irmãos e irmãs, com a celebração de hoje encerramos mais um Ano Litúrgico. Nosso coração se enche de alegria para cantar as maravilhas do amor do Pai que se manifestou plenamente em seu Filho Jesus Cristo, pela força do Espírito Santo. Neste dia, a Liturgia nos ajuda a entender o reinado de Cristo, um reino de amor, de justiça e de paz. Um reinado que rompe com todas as ilusões do mundo e promove a dignidade para todos. Cristo é nosso Rei, o caminho que devemos seguir e a verdade que devemos ouvir e acolher! Iniciemos a nossa celebração.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra vestido de Rei na catequese...

Personagem A: Meus súditos, vejam! eu agora sou o vosso rei...

Catequista: Como assim Personagem A?

Personagem A: Horas súdita catequista, não foi na missa ainda não?

Catequista: Sim, eu fui...

Personagem A: Mas não prestou atenção no evangelho então...

Catequista: Eu acho que você é quem deveria ter prestado mais atenção no evangelho... Hoje aprendemos na missa que Jesus é o nosso Rei...

Personagem A: Exato! Mas em muitas outras missas, catequeses e tudo mais aprendemos que temos que imitar Jesus! Então já mandei logo minha súdita mamãe correr na loja de fantasia e meu súdito papai me trazer de carro para a catequese para que eu chegasse mais rapidamente...ah também pedi para a súdita vovó fazer um bolo para comemorar meu reinado... Jajá ela deve trazer... bolo de limão... sei que vocês súditos colegas preferem chocolate, eu gosto também, mas agora como rei, preciso ser mais chic!

Catequista: Olha, sinto lhe informar, mas se você tem a intenção de imitar o nosso grande Rei Jesus... tá fazendo tudo errado!

Personagem A: Mas como assim errado? Olha não vou te dar bolo, hein?!

Catequista: Jesus é um Rei que deixou como sua maior lição amar, não mandar! Ele nos deixou a missão de trazer mais amigos para pertinho do coração dele... espalhar seu amor... construir seu Reino aqui na Terra, esperar sua volta aumentando a paz, a ajuda para todos que precisam, o amor... tudo isso... Nada de ser mandão... nosso Rei também não tinha roupas assim bonitas.... era simples... e nos pede isso também....

Personagem A: Ah eu fiz tudo errado...

Catequista: Fez... mas pode consertar tudo... peça perdão dos seus "decretos" para sua família, diga a eles que você entendeu o verdadeiro sentido do Reinado de Jesus!

Personagem A: Sim, eu entendi mesmo... Jesus quer que eu seja corajoso como um rei para mostrar seu amor para todos e trazer mais amigos para ele. Muitos não sabem nem que ele existe... eu preciso ajudar... eu vou ajudar! E na próxima vai ter bolo de chocolate, doce, bem docinho como o amor de Deus por nós!

Obrigada Tia... Desculpe... Obrigada amigos!
Vamos lá.... Vamos fazer acontecer o Reino de Jesus!

 
Sugestão de Música

Estes amiguinhos estão cantando a música "Nosso Rei Jesus" da Turminha do Coração de Criança - CD Jesus meu amigão.

Perfeita para o dia de hoje!




Ideia para trabalhar esse Evangelho

O nosso Rei Jesus nos deixou um grande ensinamento: Amar!

Tivemos neste últimos dias muitos exemplos de falta de amor... a TV, a internet, não páram de mostrar... vocês virão? Conte aos pequenos... deixe que eles falem também.

E neste pergaminho cada um, reis e a rainhas por um dia, inspirados por este ensinamento vão escrever / ou desenhar seu decreto!

O que é preciso para cumprir o mais importante mandamento de Deus? O que os nossos pequenos vão nos dizer...

Faça a reflexão e conclua com a oração!
Depois reafirme a realeza eterna de Jesus... só ele é nosso Rei, nós somos seus seguidores... seus soldados...
Se houver a oportunidade coloque os pergaminhos na caixinha de oração da sua paróquia!



Oração
Jesus que eu abra o meu coração para que o Senhor reine nele! Que todo mundo perceba isso! Que eu faça chegar o seu amor para todos que eu encontrar. Amém!

2 comentários:

  1. Parabéns por uma sugestão tão simples e tão completo para trabalharmos a Cerimônia de Cristo Rei do Universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lidineide!!
      Queremos agradecer seu carinho!!
      É sempre bom ter este retorno!!
      Fique com Deus!!
      Um abraço fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir