Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sábado, 22 de agosto de 2015

Evangelho de Marcos 7,1-8.14-15.21-23

Missa de 30 de Agosto de 2015

NÃO SOMENTE OUVINTES, MAS PRATICANTES DA PALAVRA DE DEUS!

DIA NACIONAL DO CATEQUISTA

Leituras
Primeira Leitura DT 4,1-2.6-8
Salmo 14 / 15
Segunda Leitura Tg 1,17-18.21b-22.27
Evangelho Mc 7,1-8.14-15.21-23

Mensagem Principal

Neste dia Nacional do Catequista devemos saber que a Igreja afirma que o ministério catequético é uma vocação. Sendo uma vocação, presume-se não apenas a competência técnica para a sua realização, mas, principalmente, uma resposta ao chamado divino no discipulado e na oblação da vida. Por isso hoje queremos agradecer a Deus pelo Ministério da catequese  e dizer obrigado a cada um de vocês catequistas, pedindo ao Senhor que os abençoe porque vocês atenderam ao chamado de serem servidores do evangelho que gera Vida em abundância.
 (Fonte: Folheto Nova Aliança)

Ideia de roteiro para teatro

Personagem A:  O que você acha da gente fazer uma festinha lá na Catequese para a nossa catequista? Uma festinha surpresa!

Personagem B: Eba! Eu adoro festa surpresa... poxa você podia fazer uma para mim também, sou seu amigo a tanto tempo. Nunca tive!

Personagem A:  Ai tá bom... um dia eu faço... Você tem papel ai? Vamos fazer uma lista das coisas que a gente tem que fazer...

Personagem B: Uma lista de coisas? Nossa mais isso vai dar muito trabalho... que tal a gente só escrever uma cartinha e a turma toda assina, faz desenho, as meninas dão beijo de batom... coisas assim que elas gostam. Que acha?

Personagem A:  Acho que você tá com preguiça!

Personagem B: Ai claro que não! É que eu nunca fiz nenhuma festa, não sei fazer... como a gente vai decorar? quem vai fazer as coisas para a gente comer? vai ter musiquinha? Vixe.... não sou bom em nada disso!

Personagem A:  Eu também não acho que sou bom, mas podemos aprender... lembra a catequista mesmo diz que podemos pedir qualquer dom a Deus e se isso for bom para nós ele vai conceder!

Personagem B: Ah mas não pode pedir tudo de uma vez né... imagina! Coitado Dele! e outra acho que se tem quem faça, temos que aproveitar... vamos pedir para as nossas mães? elas são boas nisso, e esta semana tem muita tarefa da escola, vamos ficar maluquinhos!

Personagem A:  Nossa! Mas você acha que não somos capazes? uma festinha simples... as coisas de comer pedimos para as mamães, por que realmente vai ficar mais gostoso... mas o restante podemos fazer!

Personagem B: Ah num sei não hein! E se ficar tudo feio e ela rir muito da gente ou chorar de tristeza de tanta feiura! E ai?

Personagem A:  Ai to ficando nervoso com você!

Personagem C: Olá amigos que vocês estão escrevendo ai? é brincadeira? Posso brincar também?

Personagem B: É, é uma brincadeira sim... uma piada ai do seu amigo "super herói" "sabe tudo"! e bravinho!

Personagem C: Calma, gente não vamos brigar! Somos amigos!

O personagem A se acalma e explica a ideia ao personagem C. Após ouvir tudo, ele exclama:

Personagem C: Que ótima ideia! eu ajudo... eu também nunca fiz uma festa. Mas Deus vai nos ajudar afinal é para alegrar o coração de uma serva querida dele: a nossa catequista!

Personagem B: Ah mais uma heroína! Meu Deus não quero nem ver, vamos ser a piada da Paróquia!

Personagem A: Não vamos não!

Personagem C: Isso, sabe personagem B, um dia nossa catequista me contou que não sabia nadinha de catequese, lia a Palavra, ia a missa, mas só isso...

Personagem A:  Ah é... mas ela mesmo ensina pra gente que isso não é o bastante...

Personagem C: Sim, é verdade, ela diz mesmo. Mas por isso, foi corajosa... ouviu o chamado de Deus no seu coração e foi ser catequista!

Personagem B: Assim do nada, duvido!

Personagem C: Foi sim! Claro que ela fez o cursinho que prepara os catequistas, mas ela disse que quem realmente prepara a gente é Deus... e temos que ser corajosos, sempre!

Personagem A:  Nossa, e ela é tão perfeita... nunca imaginei que teve medo de ensinar a gente!

Personagem C: Teve sim... tenho certeza que teve...

Personagem B: Bem, sendo assim eu concordo que podemos fazer a festa e agora até acha que ela vai gostar. Vamos rezar e pedir a Deus para nos ajudar?

Personagem A e C: Ebaa! Vamos sim! Vai ser uma festa linda e abençoada!

Sugestão de Música

Esta musiquinha já postamos aqui no blog, mas sinceramente, não conheço outra melhor para deixar bem gravadinho no coração o sentido de servir.

Aproveitem e contem a historinha de Samuel para eles!



Ideia para trabalhar esse Evangelho

E Jesus nos pede, não veja apenas ouvinte: Pratique a palavra!

Quer melhor definição de catequista? um praticante da palavra... Jesus nos deixou este importante ensinamento:Ide pelo mundo e pregai o evangelho a toda criatura!

Cada catequista, vê florecer em  seus catequizandos o amor de Deus.
Por isso a proposta de hoje para a atividade.

Com as digitais deles, vão formar figuras do jardim. Explique a eles que Deus nos fez a sua imagem e semelhança, nos fez com todo amor, e assim temos que deixar a nossa marquinha! A digital é única, é a prova do profundo amor de Deus por nós!

Espalhar pelo mundo o amor de Deus, esta é nossa missão... todos somos catequistas!




Oração:

Lembre-se do seu catequista, sim  Evangelizador, do SEU Catequista! Ore por ele, assim:

Obrigada Jesus, o Senhor foi muito carinhoso comigo sempre!
Quero pedir, envia Teu Espirito Santo, nesta hora sob a vida do meu catequista, aonde ele estiver!
Abençoe, guie e fortaleça!
Reaviva nele, todo seu amor! Aquele primeiro amor, que ele me ajudou a conhecer.

Amém!






Nenhum comentário:

Postar um comentário