Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sábado, 29 de agosto de 2015

Evangelho de Marcos 7, 31-37

Missa de 06 de Setembro de 2015

“EFATÁ” 
ABRE-TE PARA A PALAVRA DE DEUS


Leituras
Primeira Leitura Is 35,4-7a
Salmo 145 / 146
Segunda Leitura Tg 2,1-5
Evangelho Mc 7,31-37

Mensagem Principal

Nosso Deus quer vida para todos. Por isso, constantemente, convida-nos a construir um mundo novo, libertando a pessoa humana dos condicionamentos que a mantêm surda e muda diante das exigências do Reino. A missão de Jesus inicia nova criação. Para isso ele abre os ouvidos e a boca dos homens, para que eles sejam capazes de ouvir e falar, isto é, discernir a realidade e dizer a palavra que a transforma. 
Queremos pedir a Jesus a graça de sermos curados de toda cegueira e paralisia espiritual, que nos impedem de servir mais aos irmãos e não nos permitem enxergar o rosto desfigurado de Nosso Senhor no rosto sofrido do nosso próximo.
(Fonte: Folheto Nova Aliança)


Ideia de roteiro para teatro

Personagem A entra dançando com fone de ouvido escutando uma música bem alta e Personagem B entra mostrando as mãos e cumprimentando todos.

Personagem B: Oi, oi, olá, tudo bem? (Observa a entrada da Personagem A) Oi Personagem A!!

(Personagem A não vê e nem escuta o Personagem B)

Personagem B: (fala mais alto) Olá Personagem A!!

(Personagem A vê a Personagem B e cumprimenta apenas com um Tchau)

Personagem B: Criançada, pelo visto a Personagem A está precisando do milagre que Jesus fez no Evangelho. Então vamos lá.... (vai fazer igual a Jesus: cuspe nas mãos, estica para colocar nos ouvidos da Personagem, olha para o céu e diz Efetá)

Personagem A tira o fone e diz: O que você está fazendo??

Personagem B: Eeee funcionou!!!

Personagem A: Mas pode me explicar o que está acontecendo??

Personagem B: Realizei um milagre igual a Jesus no Evangelho!!

Personagem A: Claro que não! Em primeiro lugar eu não estava surda, estava escutando uma música muito legal!

Personagem B: Estava sim!!!

(Começam a discutir e entra a Catequista)

Catequista: Olá Crianças!! Parem!! Por que vocês estão brigando???

Personagem A: Culpa da Personagem B!

Personagem B: Não é não! Eu fiz como Jesus e curei a surdez dela!!

Personagem A explica o que aconteceu!!

Catequista: Entendi!! Olha crianças vamos do começo para vocês entenderem!!! Jesus, no Evangelho de hoje realizou um milagre maravilhoso! Trouxeram para ele um surdo e que tinha muita dificuldade de falar! E Jesus olhou com compaixão para ele e o curou.

Personagem A: Olhou com compaixão? Como assim?

Catequista: Olhar com compaixão é olhar com sentimento para o nosso próximo! É sentir o que o outro sente e ter uma vontade de ajudar o próximo. Jesus tem esse olhar para com cada um de nós!

Personagem B: Que lindo! Foi exatamente o que eu senti pela Personagem A que estava escutando uma música e não escutando o que Jesus quer nos ensinar!

Catequista: Personagem B, você aprendeu o que Jesus quer nos ensinar, mas não fez certo.

Personagem A: Também acho! Afinal de contas, eu não estava surda, estava com fone de ouvido escutando uma música!

Personagem B: Então como é que faz?

Catequista: Vou explicar!! Muitas vezes Personagem A, ficamos surdos para Jesus e mudos também.

Personagem A: Sério?

Catequista: Sério mesmo! Todas as vezes que não escutamos, que não damos importância aos ensinamentos de Jesus e nem colocamos em prática, estamos como surdos e mudos!

Personagem A: Agora estou entendendo!! Hoje eu vim a missa com fone de ouvido e não estava preocupada em aprender nada! Mas muitas vezes venho sem o fone e sem a atenção necessária para aprender e colocar em prática!!

Catequista: Exatamente! Se estamos indo a missa ou a catequese para aprender com Jesus como viver e não aprendemos ou não colocamos em prática, estamos como surdos e mudos para o chamado que Jesus nos faz!!

Personagem B: E qual é o chamado que Jesus nos faz?

Catequista: É de espalhar o amor Dele pelo mundo!! Jesus tem um infinito amor por cada um de nós. E este amor nos cura, nos salva e nos faz feliz! Para Ele também quer nos usar para amar o nosso próximo! Se soubermos amar, estaremos ajudando Jesus a curar e salvar a todos.

Personagem A: Que lindo!! Então não vou mais ficar com o fone de ouvido!!

Catequista: Você pode ficar, mas precisa estar ligada em Jesus!

Personagem B: Agora eu entendi! Se eu souber escutar Jesus, falar Dele e espalhar o Seu amor a todos estarei trazendo mais e mais pessoas para perto de Jesus?

Catequista: Muito bem! Vocês entenderam direitinho! Jesus está abrindo os nossos ouvidos e as nossas bocas, para que eles sejamos capazes de ouvir, falar e espalhar Seu amor que cura, salva e nos faz felizes. Vamos pedir que o Espirito Santo venha sempre nos deixar de ouvidos bem abertos a escutar a palavra de Deus e nos encorajar a falar e espalhar o amor de Deus a todos! 

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Esse é um lindo Evangelho para trabalhar com as crianças!! Após a explicação do Evangelho, é preciso motivar as crianças a entenderem a importância de escutar Jesus.

Para isso, tem uma dinâmica muito boa! A dinâmica funciona assim:
- É preciso separar as crianças em 2 grupos.
- Cada grupo escolherá uma pessoa, para viver esse momento um de cada vez.
- Um grupo será a voz de Deus e o outro grupo será a voz que atrapalhará a voz de Deus.
- De um coração para a criança escolhida e vende seus olhos. Ela terá que levar esse coração até uma imagem ou foto de Jesus.
- Para a criança chegar à Jesus, ela terá que escutar somente o grupo que tem a voz de Deus. O outro grupo fará muito barulho para atrapalhar.
- Se tiver poucas crianças, podem realizar essa dinâmica com todos.


Após a dinâmica, vamos a partilhar. Foi fácil ou difícil escutar a voz de Deus? Por que foi difícil? Na nossa vida, o que tem nos atrapalhado de escutar a voz do Senhor? E o que tem nos impedido de espalhar o seu amor? Como podemos escutar a voz do Senhor? E escutando a voz do Senhor, como podemos espalhar o seu amor a todos??

Para motivar as crianças nesta linda missão, precisamos mostrar os olhos de Jesus. Jesus tem olhos cheios de amor, cheios de compaixão para todos.
Nós precisamos ter esses olhos para todos ao nosso redor.

Então, para motivar as crianças a terem olhos de amor, podemos confeccionar óculos que nos dê uma visão de amor.











Este é o molde do óculos em forma de coração. Pode ser feito de papel bem firme. Pode ser feito para que as crianças o decorem também!
Assim todas sairão do encontro com olhos de amor a todos!



Oração


Querido Jesus, queremos agradecer o Seu Infinito Amor que nos cura, nos salva e nos faz feliz. Obrigado por abrir os nossos ouvidos, por encorajar a nossa boca e por querer nos usar a amar a todos.
Pedimos a força e a coragem do Espirito Santo para sempre escutar a voz do Senhor e para espalhar o Seu amor pelo mundo! Que os nossos olhos, sejam como os olhos de Jesus e que vejam sempre com amor a todos, principalmente os mais necessitados!
Amém!

3 comentários:

  1. Maravilhoso. Participo de um grupo de evangelização de crianças pré-catequese na Paróquia Santo Antônio de Pádua em João Pessoa-PB. Amanhã vamos trabalhar em cima deste material. Obrigada a todos do CANTINHO DOS ANJOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Querida Isabel!
      Queremos agradecer pelo carinho!!
      Ficamos muito felizes em receber o retorno das pessoas que acompanham e usam as nossas sugestões! Depois nos conte como foi!!
      Que Deus continue abençoando seu lindo trabalho!!
      Um abraço Fraterno,
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir
  2. Me chamo Isabela e tenho 15anos e sou catequista!! Gostei muito desta dinâmica e irei fazer com os meus catequizandos, vocês me ajudaram muito! OBRIGADA

    ResponderExcluir