Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Evangelho de João 6,24-35

Missa de 02 de Agosto de 2015

VOCAÇÃO AO MINISTÉRIO ORDENADO - A VONTADE DE DEUS E “O PÃO DA VIDA”

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PADRE

Leituras
Primeira Leitura Ex 16,2-4.12-15
Salmo 77 / 78
Segunda Leitura Ef 4,17.20-24
Evangelho Jo 6,24-35
Clique aqui e veja a liturgia do dia na íntegra:
Liturgia Diária


Mensagem Principal

Jesus nos ensina que o alimento material não é somente o que deve nos sustentar, precisar de coração buscar o Reino de Deus com as nossas atitudes. Ele é o pão da vida, quem Nele permanece não terá mais fome! Quem busca estar com Jesus efetivamente e se esforça para que Sua vontade aconteça, este sim está alimentado! E nada lhe faltará..


Ideia de roteiro para teatro

(Entra o personagem A com uma cesta de pãezinhos doces que sua avó havia feito para a festinha do dia do Padre na catequese. Ele havia acabado de sair de lá.)

Personagem A: Ai, ai, hoje tenho certeza que eu entendi tudinho do evangelho. Nunca imaginei que era tão, tão bom prestar atenção... Deus realmente ajuda quem presta atenção na catequese... hehehe

Personagem B: Hey, quanta felicidade... hey, hey o que você tem ai?

Personagem A: Nada, nada... é uma recompensa... E não quero dividir com você! Este é o prêmio de quem presta atenção...

Personagem B: Prêmio de quem presta atenção?

Personagem A: Isso mesmo! Hoje eu prestei muitas atenção no Evangelho, na explicação da nossa catequista e logo já coloquei em prática... Você lembra do evangelho?

Personagem B: Sim, dizia que Jesus é o pão da vida e quem come deste pão nada falta! Com Jesus, temos tudo!

Personagem A: Isso mesmo... e hoje foi a festinha do Padre, porque hoje é o dia do Padre. Dia de rezar pelas vocações. Já vamos rezar para ele aqui, não é?!

Personagem B: É mas num tô entendendo nada! Que tem a ver você com este cesto de pãezinhos cheirosinhos ai na sua mão? Eles eram pra festinha do Padre?

Personagem A: Eram, não são mais! Porque agora são só meus!

Personagem B: Não acredito que você roubou o lanchinho que sua mãe mandou pra festinha e vai comer sozinho! Que feio!

Personagem A: Peraí... primeiro: eu não roubei nadinha! Eu só escondi na sacristia para levar depois. E agora vou me explicar: O padre num é um amigão de Jesus?

Personagem B: É sim!

Personagem A: E num é o padre que celebra a missa e faz tudo lindo transformando pão no corpo de Jesus?

 Personagem B: É sim... ele faz isso mesmo!

Personagem A: Então, você não acha que o Padre é aquele que mais come do pão do céu? Daquele bom, que num deixa faltar nadinha pra gente? Aquele que a catequista explicou?

Personagem B: É faz sentido... Acho que você tem razão. Mas ainda num entendi porque você num quis levar o seu lanchinho!

Personagem A: Ai, ai... não é que eu não quis levar... jamais faria isso. É que pensei, a festa é do padre, lá já tem tanto lanchinho gostoso... Pão demais não faz bem pra saúde e ele já come tanto o melhor pão do mundo, porque é amigão de Jesus. Aaah vou guardar o meu e comer... estes são os meus preferidos!

Personagem B: Eu acho que você tá errado. Não acho que é isso que o evangelho diz!

(A catequista observava tudo de longe, quando via que logo, logo ali poderia surgir uma briga, ela se aproximou)

Catequista: Olá crianças!

Personagem A e B: Olá... (assustados por perceber que ela ouvia a conversa)

Catequista: Então você resolveu ficar com o lanchinho que a sua mamãe mandou só para você e não partilhou com os amiguinhos e nem com o Padre, que era o nosso convidado especial?!

Personagem A: É mais eu tive a melhor das intenções... o Padre tá muito gordinho... ops...

Catequista: Personagem A... mais respeito!

Personagem B: É ele não tá gordo não, tá só fofinho!

Catequista: Crianças, partilhar o que temos de mais precioso é um pedido especial que Jesus nos faz! É esta uma das coisas que nos faz receber o pão do céu, receber tudo de melhor que Deus nos dá, todo o seu amor!

Personagem A: Sim, eu entendo. Acho que o Padre faz bem isso mesmo! Por isso é amigão de Jesus!

Catequista: Mas e você, não quer ser amigão de Jesus?

Personagem B: Eu quero, eu quero...

Personagem A: Eu quero também, mas não vou dar meus pãezinhos todos não.

Catequista: Ser amigo de Jesus, é imita-lo. Jesus jamais negou pão aos que encontrava, aos seus amigos e também as pessoas que ele nem conhecia. Para todas Ele deu o seu melhor, todo o amor, o carinho, a atenção, curou os doentes, não foi?

Personagem A: Foi mesmo. E agora, tô envergonhado, vou levar o pãozinho lá na casa do Padre!

Catequista: Vamos sim, eu vou com você. Mas antes, vamos fazer uma oraçãozinha por nós, para que o pão do céu que é Jesus, sempre, sempre nos alimente. Que tenhamos cada dia mais fome deste amor de Deus! E que a gente queira fazer o bem, mostrar o céu para os nossos amiguinhos.

Personagem B: Trazer mais amigos para Jesus!

Catequista: Isso mesmo! E vamos rezar também pelo Padre, que Deus fortaleça a sua missão de trazer o pão do céu que é Jesus e todo o seu amor!

Personagem A: Vamos, vamos rezar sim... e eu vou rezar também para o Padre já estar satisfeito com as coisas que comeu na festinha e não comer todo o pãozinho que vou levar, que ele divida comigo... ops... quero dizer comigo e com vocês! Amém!

Catequista:( risos... ) Ele vai dividir sim e vai ficar MUITO feliz com a sua atitude!
Vamos lá?

Sugestão de Música




Ideia para trabalhar esse Evangelho

Lembrando que Jesus é o pão da vida e recordando o maior ato de amor de Deus por nós, transformar-se em pão na Sagrada Eucaristia, vamos utilizar alguns pãezinhos. Em acima deles podemos colocar papeizinhos fixados em palitos de dente, como faixinhas de sanduiches.
Estas palavras devem recordar os pequenos tudo que eles precisam buscar para ser santos e se alimentar do pão da vida que é Jesus:

Obediência/ Amor/ Perdão/ Bíblia Sagrada/ Missa/ Catequese/ Ajuda/ Evangelização/ Emprestar/ Carinho/ Oração... e outras mais

Vendo as palavrinhas nos pães eles devem escolher a que mais lhe faz falta no coração, o que ele mais precisa. Peça que ele tire um pedacinho e guarde, pergunte se tem mais algum. E se tiver faça o mesmo.

Eles rezam a Deus para que o que estava escrito no pãozinho alimente o seu coração e ele mude de vida, mude sua atitude!

E na sua casa, quem precisa do que? Repita a dinâmica para que eles levem os pedacinhos e façam o mesmo que fizeram agora com a família.


Rezando pelas vocações:

Neste dia rezamos pelas vocações ordenadas, os Diáconos, Padres, Bispo e o Papa. Que tal fazer um amigo secreto de oração por eles? Vai ser muito legal!

Peça que eles falem os nomes dos Diáconos, Padres, Bispo e do nosso Papa, escreva papeizinhos. Sorteie e explique que o nome que sair deve receber a oração dele e da família.

Explique porque é tão importante rezar pelas vocações. E que este é um pedido especial da nossa Igreja!

Para colorir:


2 comentários:

  1. Sou da Infância e Adolescência Missionária e sou muito grata pela abençoada contribuição deste site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!! Que Deus abençoe seu trabalho!! Fique com Deus!!
      Abraço Fraterno!!
      Turminha do Cantinho dos Anjos

      Excluir