Quem somos?

Minha foto
Somos um Ministério de Evangelização de Crianças da Diocese de São José dos Campos desde 1999. Utilizamos como recurso de evangelização o teatro. Também organizamos formações para evangelizadores e catequistas. Estamos sempre a disposição! Precisando é só mandar um mail para cantinhodanjos@gmail.com Vamos levar nossas crianças para Jesus!!

terça-feira, 3 de março de 2015

Evangelho de João 2, 13-25

Missa de 08 de Março de 2015

3º DOMINGO DA QUARESMA

JESUS EXPULSA OS COMERCIANTES
E PROMETE CONSTRUIR O TEMPLO EM APENAS TRÊS DIAS


Leituras
Primeira Leitura Ex 20, 1-17
Salmo 18 / 19b
Segunda Leitura 1Cor 1, 22-25  
Evangelho Jo 2, 13-25





Mensagem Principal

Para os judeus, o Templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. Aí se colocavam as ofertas e sacrifícios levados pelos judeus do mundo inteiro, e formavam verdadeiro tesouro, administrado pelos sacerdotes. A casa de oração se tornara lugar de comércio e poder, disfarçados em culto piedoso.
Expulsando os comerciantes, Jesus denuncia a opressão e a exploração dos pobres pelas autoridades religiosas. Predizendo a ruína do Templo, ele mostra que essa instituição religiosa já caducou. Doravante, o verdadeiro Templo é o corpo de Jesus, que morre e ressuscita. Deus não quer habitar em edifícios, mas no próprio homem. (Fonte: Rodapé da Bíblia Sagrada - Edição Pastoral)
Refletindo na CF deste ano a relação da Igreja com a sociedade na qual estamos inseridos. O Homem-Templo, onde Deus mora, é a grande ideia que o homem de hoje perdeu. Quão importante recordar aos homens de hoje a dignidade, nascida da realidade de Deus, não de um Deus distante, isolado no seu céu, mas um Deus presente, morando em cada um, fundamentando o respeito que devo a mim mesmo e o respeito que devo ao outro. Iniciemos a celebração cantando.
As leituras de hoje nos levam à constatação de que a finalidade da Aliança é regular os relacionamentos entre o homem e Deus e do homem com o outro homem. (Fonte: Nova Aliança, Diocese de São José dos Campos)


Ideia de roteiro para teatro

(Personagem A entra com ferramentas nas mãos e cumprimenta a todos. Logo encontra Personagem B)
Personagem A: Oi todo mundo!!! Oi Personagem B, tudo bem?
Personagem B: Oi!!! Tudo bem pergunto para você. O que você está fazendo com essas ferramentas nas mãos?
Personagem A: Pelo visto só eu que prestei atenção no Evangelho. Jesus fez uma promessa impossível de acontecer! E fiquei muito preocupado! Então resolvi ajudar?
Personagem B: Olha, em primeiro lugar, eu prestei sim atenção!! Agora não percebi a promessa impossível de Jesus. Qual é?
Personagem A: Lembra que a nossa catequista nos ensinou que o Templo é a Igreja?
Personagem B: Lembro sim!
Personagem A: Então!!! Jesus disse que construiria o templo em 3 dias! Você acha que sozinho Ele conseguirá??
Personagem B: Verdade! Imagina... qualquer obra demora muito!! Primeiro o Arquiteto e o Engenheiro desenha a Igreja, depois o padre vai às compras para trazer o material. Só aí começa a construção! Demora muito mais que 3 dias!!! Realmente Jesus prometeu algo impossível! Precisamos ajudá-lo!
Personagem A: Isso mesmo! Quem mais quer ajudar Jesus nessa super construção??
Personagem B: Agora, por onde começamos?
Personagem A: Não faço a menor ideia! Bom, esta igreja que estamos já está construída! Será que é para ir onde não tem Igreja?
Personagem B: O que acha de perguntarmos para a(o) nossa(o) Catequista??
Catequista: Oi Crianças, vocês me chamaram! Em que eu posso ajudar?
(Cochicham no ouvido da catequista para não precisar repetir tudo)
Personagem A: Então, onde devemos começar ajudar Jesus na construção??
Personagem B: Porque todos que estão aqui na Igreja decidiram ajudar também!
Catequista: Calma que eu vou explicar!! Quando Jesus fez essa promessa ele estava muito bravo, com muita raiva!
Personagem A: Bravo e com raiva? Nossa Jesus já ficou bravo e com raiva?
Catequista: Sim. O Templo, a Igreja é um lugar sagrado, onde devemos cuidar, zelar, silenciar e rezar. Não é lugar para ficar fazendo comércio. E o comércio que eles estavam fazendo parecia uma feira onde os vendedores ficavam falando dos seus produtos!
Personagem B: Nossa, que bagunça deveria estar lá?!
Catequista: Isso mesmo, uma verdadeira bagunça! Quando Jesus viu o que eles estavam fazendo, Ele ficou muito bravo, pegou um chicote e começou a expulsar todos de lá. Ele quis nos ensinar como devemos cuidar, zelar do Templo, da Igreja.
Personagem A: E os comerciantes?
Catequista: Eles ficaram bravos com Jesus! Quem era essa homem que tem o poder de nos expulsar? Isso que eles devem ter pensado!! E eles pediram um sinal da atitude de Jesus. Foi então que Jesus disse que se destruíssem o Templo Ele construiria outro em 3 dias.
Personagem A: Pois então! Que maluco Jesus prometer isso! Os discípulos falaram que demorou 46 anos para que o Templo fosse construído! Como então que Jesus construiria em 3 dias?
Catequista: Ai que está o grande ensinamento de Jesus. Ele estava falando do Templo que é seu corpo. Ele estava dizendo nesse momento que iria ser crucificado e depois de 3 dias ele vai ressuscitar! Por isso ele disse que é capaz de construir o Templo, que é seu corpo, em 3 dias. Agora vocês lembram que eu sempre falo na catequese que somos Templos do Senhor, que Deus mora em nosso coração?
Personagem B: Lembro sim! O Nosso Coração é a Casinha de Jesus.
Catequista: Muito bem!! E no Evangelho de hoje Jesus nos ensina que devemos zelar, cuidar do Templo que é o nosso coração! Devemos expulsar como Jesus tudo de ruim, todo o mal. E devemos permitir a entrada de Jesus.
Personagem A: Então devemos cuidar do nosso coração? Devemos deixar nosso coração sempre limpinho, arrumadinho, pois é a Casa de Jesus?
Catequista: Parabéns, você aprendeu direitinho! E deixamos o nosso coração limpinho ficando longe do pecado, deixarmos arrumadinho todas as vezes que oramos, que vamos a missa, que vamos a catequese. E principalmente deixamos o nosso coração bonito para Jesus todas as vezes que vivemos o que Ele mesmo nos ensina!


Sugestão de Música





Ideia para trabalhar esse Evangelho

Depois da explicação do Evangelho, é preciso trabalhar duas questões importantes: o zelo pelo Templo do Senhor e que o nosso coração é a sua morada.

Então a sugestão é fazer essa casinha! Ela foi feita de EVA grosso e fica em pé com alfinetes. 
As paredes são brancas para lembrar que o nosso coração precisa estar cheio do Espírito santo. 
E a base / alicerce é vermelho, pois devemos construir nossa casa sobre a rocha que é Jesus.
O teto, a porta e a janela é amarelo pois debaixo do amor de Deus que devemos permanecer. 
Assim o pecado, que é a chaminé preta, não encontra abertura para entrar.


Esta casinha representa o nosso coração. Precisamos estar cheios do Espírito Santo, construindo nossa vida em Jesus Cristo, debaixo do amor de Deus e longe do Pecado.
Assim nosso coração se transforma na Casinha onde Jesus fará sua morada. Nessa hora, tira o teto da casinha e mostra que Ele mora dentro desta casinha, tirando uma imagem de Jesus.



Nesse Evangelho, Jesus nos ensina que devemos zelar, cuidar do Templo. Assim como ele cuidou expulsando os comerciantes, nós também devemos expulsar o mal da nossa vida.


O que precisamos para que a casinha do nosso coração esteja pronta para receber Jesus? O que precisamos ter dentro da casinha e o que precisamos deixar fora!

Entregue esse desenho para as crianças e peçam para que elas escrevam palavas dentro da casinha de tudo que seu coração precisa ter e do lado de fora tudo o que não podemos deixar entrar.

Jesus, nos ensine a cuidar dos nossos corações! Cheios do Espirito Santo, saibamos zelar para que o nosso coração seja Templo do Senhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário